Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma
correta e não deixar que sejam desclassificadas.
Texto 01
Crianças de fibra
Iolanda
Huzak e Jô Azevedo
Pé em sandália
de couro cru e solado de pneu, a espora vai batendo no lombo do jegue para a
topa ir mais rápido. Francisco, 13 anos, é mirradinho, parece bem mais novo,
como outros cambiteiros – os responsáveis pelo transporte da cana para o
engenho e da palha para os bois no curral. O sol passa dos 40graus na região do
Crato e já é quase hora do almoço. O engenho funciona a todo vapor, em
Barbalha, município com 40 mil habitantes, um dos seis produtores de
cana-de-açúcar do vale do Cariri. São 70 engenhos na região.
O grito do
fiscal agita a tropa e Francisco toca em direção ao engenho. O trabalho é
dividido em “fora” e “dentro”. Fora, há o corte da cana, a formação dos feixes
e o transporte, trabalho de cortadores e cambiteiros. Dentro, trabalha o tombador,
que joga a cana na tronqueira, onde o botador a apanha e coloca na moenda.
Feita a garapa, o bagaço é jogado em um monte; e o bagaceiro-fresco pega e leva
para o pátio, onde os ciscadores espalham para que seque.
Dentro do
engenho, nas caldeiras, os caldeireiros cozinham e reviram o caldo com a
espumadeira, retirando espuma e impurezas, até que o ponto seja dado pelo
mestre da rapadura. O calor chega a mais de 60 graus, com muito vapor saindo no
nível do chão. Todos trabalham de calção e têm a pele inchada. Ganham o
equivalente a três dólares por semana. Os trabalhadores podem levar um pouco de
melado ou mesmo rapadura para casa, completando sua alimentação.
“É uma
escravidão, mas eles acham vantagem, pois no corte é mais duro”, comenta
Francisco José de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de
Missão Velha.
Num engenho, a
caminha de Missão Velha, para cada cortador de cana adulto há um menino ou
adolescente rebocando feixes até o trator, que substituiu os burros. Os meninos
também ajudam a cortar cana. Júlio, 13 anos, enrola os feixes, vigiado pelo
cabo. É o mais novo dos seis filhos de um botador de fogo que está há 15 anos
no engenho:
“Aqui não tem
futuro pra quem estuda. Onde vou trabalhar?”
Iolanda Huzak e Jô Azevedo.
Crianças de fibra.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
01)
Segundo o texto acima podemos afirmar que:
a) É um texto informativo;
b) Trata-se de um texto ficcional;
c) O estado em que fica a cidade de
Crato é São Paulo;
d) O ambiente de trabalho perto das
Caldeiras é bastante insalubre fazendo mal as pessoas devido ao frio excessivo;
e) O texto não parte de nenhuma crítica
ao trabalho infantil e sim, procura encorajar a atividade.
02)
Relacione os termos que aparecem no texto com o seu significado. Depois marque
a alternativa que contenha a sequência de suas respostas:
a) D – B – C – E – A – F
b) F – D – B – C – E – A
c) A – F – D – B – C – E
d) E – A – F – D – B – C
e) C – E – A – F – D – B
03)
Em Qual das alternativas abaixo, o trecho retirado do texto explícita de forma clara,
o ilegal trabalho infantil?
a) Pé em sandália de couro cru e solado
de pneu, a espora vai batendo no lombo do jegue...
b) O grito do fiscal agita a tropa e
Francisco toca em direção ao engenho...
c) “É uma escravidão, mas eles acham
vantagem, pois no corte é mais duro”,...
d) O trabalho é dividido em “fora” e
“dentro”.
e) Os trabalhadores podem levar um pouco
de melado ou mesmo rapadura para casa, completando sua alimentação.
04)
Em qual das alternativas abaixo, os termos estão com suas sílabas separadas
corretamente?
a) san-dá-lia / cou-ro / so-la-do;
b) p-neu / es-po-ra / je-gue;
c) rá-pi-do / Fran-ci-sco / mir-ra-di-nho;
d) res-pon-sá-ve-is / trans-por-te / em-ge-nho;
e) curr-al / al-mo-ço / um-ni-cí-pi-o.
05)
Aponte a alternativa onde a sílaba tônica apontada está INCORRETA:
a) engenho (sílaba tônica GE)
b) caldeiras (sílaba tônica DEI)
c) impurezas (sílaba tônica RE)
d) espumadeira (sílaba tônica MA)
e) melado (sílaba tônica LA)
Texto 02
06)
O principal objetivo do anúncio acima é:
a) homenagear os professores e
colaboradores em sua data;
b) promover a instituição Colégio
Anchieta;
c) promover a instituição Rede Jesuíta de
Educação;
d) repassar uma mensagem de esperança no
ser humano;
e) nra
07)
Classificando os termos PROFESSOR, ADMINISTRATIVO, HISTÓRIA, MOMENTO e
ESPERANÇA, retirados do texto 02, teremos como resposta respectivamente:
a) oxítona – paroxítona – paroxítona – paroxítona
– paroxítona
b) oxítona – proparoxítona – paroxítona –
paroxítona – paroxítona
c) oxítona – paroxítona – paroxítona – oxítona
– paroxítona
d) paroxítona – proparoxítona – paroxítona
– paroxítona – paroxítona