Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma
correta e não deixar que sejam desclassificadas.
Além do Bastidor
Marina Colasanti
Começou a bordar com linha verde. Não sabia o que
bordar, mas tinha certeza do verde, verde brilhante.
Capim. Foi isso que apareceu depois dos primeiros
pontos. Um capim alto, com as pontas dobradas como se olhasse para coisa
alguma.
Olha as flores, pensou ela, e escolheu uma meada
vermelha.
Assim, aos poucos, sem risco, um jardim foi
aparecendo no bastidor. Obedecia às suas mãos, obedecia ao seu próprio jeito, e
surgia como se no orvalho da noite se fizesse a brotação.
Toda manhã a menina corria para o bastidor, olhava,
sorria, e acrescentava mais um pássaro, uma abelha, um grilo escondido atrás de
uma haste.
O sol brilhava no bordado da menina.
Era tão lindo o jardim que ela começou a gostar
dele mais do que de qualquer outra coisa.
Foi no dia da árvore. A árvore estava pronta,
parecia não faltar nada. Mas a menina sabia que tinha chegado a hora de
acrescentar os frutos. Bordou uma fruta roxa, brilhante, como ela nunca tinha
visto. E outra, e outra, até a árvore ficar carregada, até a árvore ficar rica,
e sua boca se encher do desejo daquela fruta nunca provada.
A menina não soube como aconteceu. Quando viu, já
estava a cavalo do galho mais alto da árvore, catando as frutas e limpando o
caldo que lhe escorria da boca.
Na
certa tinha sido pela linha, pensou na hora de voltar para casa. Olhou. A
última fruta não estava pronta, tocou no ponto que acabava em fio. E lá estava
ela, de volta na sua casa.
Agora que já tinha o caminho, todo dia a menina
descia para o bordado. Escolhia primeiro aquilo que gostaria de ver, uma
borboleta, um louva-deus. Bordava com cuidado, depois descia pela linha para as
costas do inseto, e voava com ele, e pousava nas flores, e ria e brincava e
deitava na grama.
O bordado já estava quase pronto. Pouco pano se via
entre os fios coloridos. Breve, estaria terminado.
Faltava uma garça, pensou ela. E escolheu uma meada
branca matizada de rosa. Teceu seus pontos com cuidado, sabendo, enquanto
lançava a agulha, como seriam macias as penas e doce o bico. Depois desceu ao
encontro da nova amiga.
Foi assim, de pé ao lado da garça, acariciando-lhe
o pescoço, que a irmã mais velha a viu ao debruçar-se sobre o bastidor. Era só
o que não estava bordado. E o risco era tão bonito, que a irmã pegou a agulha,
a cesta de linhas, e começou a bordar.
Bordou os cabelos, e o vento não mexeu mais neles.
Bordou a saia, e as pregas se fixaram. Bordou as mãos, para sempre paradas no
pescoço da garça. Quis bordar os pés mas estavam escondidos na grama. Quis
bordar o rosto mas estava escondido pela sombra. Então bordou a fita dos
cabelos, arrematou o ponto, e com muito cuidado cortou a linha.
(Marina Colasanti. Uma ideia toda azul.
RJ, Nórdica, 1979)
01) Sobre o texto é correto afirmar que:
a) A menina tinha intenção de bordar o jardim;
b) O Jardim surgiu casualmente do bordado que ela
fazia;
c) O capim do jardim, dobrado, parecia olhar alguma
coisa. Por isso a menina planejou bordar sua irmã
d) Em momento algum do texto ocorre passagem no
mundo real para fantasia;
e) A passagem no mundo real para fantasia era algo
consciente por parte da menina. Ela queria isso.
02) Em determinada parte do texto, o jardim parecia
tomar forma sozinho, durante a noite, período em que o bordado
"descansava". Que trecho do texto demonstra esta explicação?
a) ... “e surgia como se no orvalho da noite se
fizesse a brotação.”
b) “Toda manhã a menina corria para o bastidor,
olhava, sorria, e acrescentava mais um pássaro, uma abelha, um grilo escondido
atrás de uma haste.”
c) “O sol brilhava no bordado da menina.”
d) “Foi no dia da árvore.”
e) “Mas a menina sabia que tinha chegado a hora de
acrescentar os frutos.”
03) Clímax é o ponto
culminante de algum fato. Em que momento a fantasia da menina atinge o clímax?
a) O clímax ocorre quando ela passa a fazer parte
do bordado;
b) O clímax ocorre quando ela acaricia seu pescoço;
c) O clímax que ocorre quando bordado estava
pronto, entre fios coloridos;
d) O clímax ocorre quando a menina está montada num
cavalo;
e) nra
04) Ainda sobre o texto, marque a alternativa
incorreta:
a) O trecho "e lá estava ela, de volta na sua
casa", demonstra que ela voltava do interior do bordado para onde a
fantasia a conduziu;
b) A figura que a irmã da menina borda, era a
própria menina, surpreendida dentro do bordado;
c) Sobre o título do texto “Além do Bastidor",
fica identificado a viagem da menina para além do bordado, ao qual ela dá vida
e do qual passa a participar;
d) Na passagem "um capim alto... como se
olhasse para alguma coisa" demonstra parte do texto onde seres inanimados
adquirem vida.
e) nra
05) Em qual das alternativas abaixo, o termo em
destaque NÃO é adjetivo?
a) Começou a bordar com linha verde.
b) Foi isso que apareceu depois dos primeiros pontos.
c) Um capim alto, com as pontas dobradas
como se olhasse para coisa alguma.
d) Olha as flores, pensou ela, e escolheu uma meada
vermelha.
e) Bordou uma fruta roxa, brilhante, como
ela nunca tinha visto.
06) Aponte a alternativa onde o adjetivo sublinhado
é Uniforme:
a) Quando viu, já estava a cavalo do galho mais alto
da árvore, ...
b) A última fruta não estava pronta, tocou
no ponto que acabava em fio.
c) Pouco pano se via entre os fios coloridos.
d) E escolheu uma meada branca matizada de
rosa.
e) ..., enquanto lançava a agulha, como seriam macias
as penas e doce o bico.