segunda-feira, 24 de junho de 2024

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 29/06/24 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.htmlpara realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

Girl Power - Movimento de garotas cola nos EUA

 MARIA CECILIA SÁ PORTO para a Folha de São Paulo 9.março.1998

 

Quem vê Ariel Fox -uma garota de 15 anos, baixinha e meigos olhos azuis- não imagina que ela seja a combativa líder do primeiro movimento que se tem notícia nos Estados Unidos de valorização das garotas, o Girl Power (poder das meninas).

Nas últimas semanas, ela foi notícia do jornal americano "Washington Post" e de revistas especializadas para adolescentes. Tudo por causa do sucesso da sua marca Stickers Sisters, composta de adesivos, broches, cordões de tênis e ímãs com mensagens positivas de orgulho e auto-respeito sobre ser menina (leia texto abaixo).

Ariel decidiu investir nessa iniciativa como resposta a uma situação que considera absurda. Segundo ela, as meninas nos EUA enfrentam problemas de auto-estima e de sentimento de inferioridade por causa de um modelo social que cobra dos meninos um comportamento assertivo e das meninas, "doçura".

"Embora na infância elas sejam tão positivas sobre si mesmas quanto eles, na adolescência os papéis começam a ficar confusos. E, sem que você perceba, já está dirigindo todos os seus esforços num único sentido: agradar aos meninos", diz.

A proposta de Ariel para as garotas é: unam-se, confiem mais umas nas outras e parem de ridicularizar as garotas que não se encaixam no modelo machista de bonitinha, sexy e charmosa.

Ariel se comunica com o vasto exército de colaboradoras do seu posto de comando, que é também seu quarto e a oficina de trabalho. Recebe e-mails de meninas de todos os Estados americanos e de nove países: Canada, Chile, Singapura, Japão, Suíça, Paquistão, Itália, Inglaterra e Austrália. Sua lista de endereços já tem mais de mil nomes, e são essas conversas que inspiram a criação dos seus produtos. Possui também uma home page, na qual expõe os catálogos de novos materiais e os "journals", seu espaço de comentários e opiniões pessoais.

Modesta, ela não se considera nenhuma grande líder, mas admite que é parte de um grande movimento de conscientização das meninas pela igualdade de direitos e pela necessidade de união e ajuda mútua.

Nas férias de verão (de junho a fim de agosto) pretende lançar um grupo de apoio em que as garotas mais velhas ajudem as mais novas. Essa vai ser a primeira experiência de militância propriamente dita, na qual as garotas vão se encontrar para trocar experiências.

Como prova de que ela não tem nada contra os garotos -o que faz questão de frisar-, Ariel convidou os mais "ativos" para participar do novo trabalho.

 


01) Podemos afirmar que o objetivo do texto é:

a) Dar uma informação ao leitor

b) Relatar uma experiência própria da jornalista

c) Contar uma história a partir de um fato ocorrido nos Estados Unidos e no Brasil

d) Definir regras de comportamento

e) nra

 

02) Ainda sobre o texto é correto afirmar que

a) Trata-se de algo que aconteceu na realidade portanto não poderia ter caráter ficcional

b) Segundo a jornalista há uma igualdade aparente entre o físico de Ariel e seu comportamento

c) Segundo a autora as garotas enfrentam problemas de autoestima por causa de modelo social que cobra dos meninos um comportamento assertivo, e das meninas, uma meiguice.

d) Bonitinha, sexy e charmosa são adjetivos que segundo Ariel definem o comportamento feminista em relação aos garotos.

e) O que permite que Ariel, de dentro do seu quarto, se comunique com adolescentes de vários países do mundo é o jornal em que trabalha.

 

03) A proposta que Ariel tem para as meninas é:

a) As meninas devem lutar por uma igualdade dentro das escolas e dos ambientes juvenis;

b) As meninas devem começar a trabalhar desde cedo para alcançar seu respeito;

c) As meninas devem se unir e parar de ridicularizar aquelas que não se encaixam no modelo machista de bonitinha, sexy e charmosa;

d) As meninas devem ouvir mais os seus pais e menos as pessoas do seu meio;

e) As meninas deveriam se unir aos meninos em busca de uma igualdade mútua.

 

04) Qual o sujeito do período abaixo?

Sua lista de endereços já tem mais de mil nomes, ...”

a) Sua lista de endereços;

b) Lista;

c) Lista de endereços;

d) Nomes;

e) Endereços.

 

05) Qual a classificação dos sujeitos, nas falas de Mafalda no primeiro e terceiro quadrinhos na tirinha abaixo, respectivamente?

 


a) Indeterminado e Inexistente;

b) Desinencial e Indeterminado;

c) Simples e Composto;

d) Simples e Elíptico;

e) nos dois o sujeito é Simples.