Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma
correta e não deixar que sejam desclassificadas.
Girl Power - Movimento de garotas cola nos EUA
MARIA
CECILIA SÁ PORTO para a Folha de São Paulo 9.março.1998
Quem vê Ariel Fox -uma garota de 15 anos, baixinha
e meigos olhos azuis- não imagina que ela seja a combativa líder do primeiro
movimento que se tem notícia nos Estados Unidos de valorização das garotas, o
Girl Power (poder das meninas).
Nas últimas semanas, ela foi notícia do jornal
americano "Washington Post" e de revistas especializadas para
adolescentes. Tudo por causa do sucesso da sua marca Stickers Sisters, composta
de adesivos, broches, cordões de tênis e ímãs com mensagens positivas de
orgulho e auto-respeito sobre ser menina (leia texto abaixo).
Ariel decidiu investir nessa iniciativa como
resposta a uma situação que considera absurda. Segundo ela, as meninas nos EUA
enfrentam problemas de auto-estima e de sentimento de inferioridade por causa
de um modelo social que cobra dos meninos um comportamento assertivo e das
meninas, "doçura".
"Embora na infância elas sejam tão positivas
sobre si mesmas quanto eles, na adolescência os papéis começam a ficar
confusos. E, sem que você perceba, já está dirigindo todos os seus esforços num
único sentido: agradar aos meninos", diz.
A proposta de Ariel para as garotas é: unam-se,
confiem mais umas nas outras e parem de ridicularizar as garotas que não se
encaixam no modelo machista de bonitinha, sexy e charmosa.
Ariel se comunica com o vasto exército de
colaboradoras do seu posto de comando, que é também seu quarto e a oficina de
trabalho. Recebe e-mails de meninas de todos os Estados americanos e de nove
países: Canada, Chile, Singapura, Japão, Suíça, Paquistão, Itália, Inglaterra e
Austrália. Sua lista de endereços já tem mais de mil nomes, e são essas
conversas que inspiram a criação dos seus produtos. Possui também uma home
page, na qual expõe os catálogos de novos materiais e os "journals",
seu espaço de comentários e opiniões pessoais.
Modesta, ela não se considera nenhuma grande líder,
mas admite que é parte de um grande movimento de conscientização das meninas
pela igualdade de direitos e pela necessidade de união e ajuda mútua.
Nas férias de verão (de junho a fim de agosto)
pretende lançar um grupo de apoio em que as garotas mais velhas ajudem as mais
novas. Essa vai ser a primeira experiência de militância propriamente dita, na
qual as garotas vão se encontrar para trocar experiências.
Como prova de que ela não tem nada contra os
garotos -o que faz questão de frisar-, Ariel convidou os mais
"ativos" para participar do novo trabalho.
01) Podemos afirmar que o objetivo do texto é:
a) Dar uma informação ao leitor
b) Relatar uma experiência própria da jornalista
c) Contar uma história a partir de um fato ocorrido
nos Estados Unidos e no Brasil
d) Definir regras de comportamento
e) nra
02) Ainda sobre o texto é correto afirmar que
a) Trata-se de algo que aconteceu na realidade
portanto não poderia ter caráter ficcional
b) Segundo a jornalista há uma igualdade aparente
entre o físico de Ariel e seu comportamento
c) Segundo a autora as garotas enfrentam problemas
de autoestima por causa de modelo social que cobra dos meninos um comportamento
assertivo, e das meninas, uma meiguice.
d) Bonitinha, sexy e charmosa são adjetivos que
segundo Ariel definem o comportamento feminista em relação aos garotos.
e) O que permite que Ariel, de dentro do seu
quarto, se comunique com adolescentes de vários países do mundo é o jornal em
que trabalha.
03) A proposta que Ariel tem para as meninas é:
a) As meninas devem lutar por uma igualdade dentro
das escolas e dos ambientes juvenis;
b) As meninas devem começar a trabalhar desde cedo
para alcançar seu respeito;
c) As meninas devem se unir e parar de
ridicularizar aquelas que não se encaixam no modelo machista de bonitinha, sexy
e charmosa;
d) As meninas devem ouvir mais os seus pais e menos
as pessoas do seu meio;
e) As meninas deveriam se unir aos meninos em busca
de uma igualdade mútua.
04) Qual o sujeito do período abaixo?
“Sua lista de endereços já tem mais de mil
nomes, ...”
a) Sua lista de endereços;
b) Lista;
c) Lista de endereços;
d) Nomes;
e) Endereços.
05) Qual a classificação
dos sujeitos, nas falas de Mafalda no primeiro e terceiro quadrinhos na tirinha
abaixo, respectivamente?
a) Indeterminado e Inexistente;
b) Desinencial e Indeterminado;
c) Simples e Composto;
d) Simples e Elíptico;