domingo, 3 de agosto de 2025
sábado, 2 de agosto de 2025
segunda-feira, 28 de julho de 2025
PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES
Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 02/08/25.
Agatha Emanoelly da Rocha |
Alice de
Oliveira Silvino |
Amanda Yumi
Tanaka de Castro |
Ana
Clara Segatto da Silva |
Ana Julia
Andrade de Amorim |
Annalyz de Oliveira Correia |
Annelize de Paula Silva Amorim |
Ariane
Gabriele Moura |
Barbara
Adryanny Barbosa Cavalcante |
Blenda
Karoliny de Almeida Rodrigues |
Bruna
Eduarda Camargo da Costa |
Bruno
Cori Cortez Acioli |
Emanuel
Araújo Silva |
Emanuelle
Beatriz Silva de Almeida |
Emili
Balduino Ferreira |
Enzo
Ferreira Costa Leite |
Felipe
Marques da Silva |
Giovana
Carreiro de Oliveira |
Guilherme
Antonio Pedroso Pereira |
Guilherme
Marques da Silva |
Heitor
Gabriel Moreno Siqueira |
Helloyse
Pinheiro Neto Cavalcante |
Hémilly
Isadora da Silva Pontes |
Isabelly
Mariany Mendes Gurgel |
Lais
Leandro de Oliveira |
Leticia
Said Pinheiro Queiroz |
Lívia
Rafaele Gonçalves Lima |
Lucas
Maciel de Figueiredo Lima |
Luiz Carlos
Azevedo Costa Pereira Filho |
Luiza
Nascimento Otoni |
Luna Helena
de Oliveira Pereira |
Luna Santos
Jucá Corrêa Lima |
Mariana
Miranda Pupin |
Monique Abad Alencar de Oliveira |
Sarah Menna Barreto Ferreira |
Saymon
Pedroso de Oliveira |
Thaylla
Fernanda Silva Rocha |
Yan Gabriel
Firmino Rodrigues |
Yasmin
Peixoto da Silva Cerqueira |
domingo, 27 de julho de 2025
sexta-feira, 25 de julho de 2025
PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES
Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 26/07/25.
Flávia Figueira
Andrade * |
Gustavo Dias de
Moura Apoitia * |
Helena Rodriguês
Barbosa * |
Marcos Gabriel
Brandão da Silva * |
domingo, 13 de julho de 2025
sábado, 12 de julho de 2025
terça-feira, 8 de julho de 2025
PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES
Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 12/07/25.
Ana Carolina da Silva |
Beatriz
Helena Pires |
Francisco Otávio Ribeiro Moreno |
Gabriel Adriano Costa e Silva |
Leticia Reis da Silva |
Luiza Freire Falcioni |
Maria Eduarda Rosa Martins |
Miguel Batista da Silva Melo |
segunda-feira, 7 de julho de 2025
TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 12/07/25 – VALE 5,0%
Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para
realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
Como criar uma
fera em casa
Frei Betto
Comemora-se
amanhã, 4 de junho, o Dia mundial contra a Agressão Infantil. Muitos adultos
trazem no espírito marcas de agressões sofridas na infância: surras, ameaças
feitas em nome do deus-terrorista que sente prazer em condenar ao inferno,
humilhações de professores antipedagogos, abusos sexuais, torturas
eufemisticamente qualificadas de castigos.
A ausência de
carinho é agressão freqüente. Um dia destes, no semáforo fechado, um garoto
pediu-me dinheiro. Dei-lhe chicletes e, na breve troca de palavras, passei-lhe
a mão na cabeça. Afastou-se rumo ao carro de trás. Seu amigo acercou-se de
minha janela. “Não tenho mais nada para lhe dar”, adiantei. O menino olhou-me
do fundo de seus mil anos de desamor: “O senhor passa a mão também na minha
cabeça?”
No reino animal,
só os répteis geram a cria sem estabelecer com ela nenhuma aparente relação de
afeto. Todos os outros animais se nutrem de pão e de beleza. O que dizer a
respeito da beleza num mundo em que o pão é lixo e luxo? Lixo porque o Brasil
desperdiça 40% dos alimentos que produz, sobretudo hortaliças e frutas; por
falta de armazenamento e transporte adequados e de informações sobre o valor
nutritivo de cascas, talos e folhas, joga-as fora. Luxo porque 100 milhões de
brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza.
Não pode se sentir
amada uma criança de pais ausentes de casa o dia todo ou angustiados pelo
desemprego. Nem a que vive confinada num barraco sem espaço físico e mental,
asfixiada por clima de violência.
Hoje, a agressão à
infância é multifacetada: guerras militarizam crianças, prostituição infantil,
menores abandonados, consumo e tráfico de drogas, extração de órgãos, trabalho
escravo, etc.
[...]
É possível que a
mais freqüente agressão à infância resida na falta de relação afetiva e
dialógica entre pais e filhos. Há pais impacientes que tentam subornar os
filhos entregues à babá eletrônica.
Dedicados a
acumular dinheiro, viajar, desfrutar da vida social, cuidar de sua carreira
profissional, muitos pais dariam um passo importante se reservassem para os
filhos o mesmo tempo cotidiano que passam grudados ao telefone. Esquecem que há
em casa um ser em crescimento que não quer senão colo, carinho, atenção. Enfim,
alguém que lhe passe a mão na cabeça, de preferência com amor.
Vamos analisar alguns parágrafos do texto:
01) (1º parágrafo) Qual a ideia
principal desse parágrafo?
a) O autor afirma que muitos adultos
trazem no espírito, marcas de agressões sofridas na infância;
b) O autor desmistifica o castigo como
algo Divino e o impõe como algo social e viável;
c) O autor se vale da crença popular de
que surras e ameaças são feitas em nome de Deus;
d) O autor defende a opressão familiar
dentro do lar como forma de educação;
e) nra.
02) (2º parágrafo) Assinale a
alternativa incorreta de acordo com esse parágrafo:
a) A forma de agressão que o autor
trata em seu texto é sobre a ausência de carinho;
b) O autor ilustra a falta de carinho como
uma forma de agressão, através de uma mini narrativa;
c) Ao final do texto esse recurso faz com
que o ator retome a história, indiretamente, para concluir o seu raciocínio;
d) A história do menino, que se entrelaça
com suas ideias, tem um final trágico;
e) Há um quê de gratidão e também de
carência na fala final do menino.
03) (3º parágrafo) Assinale a
alternativa correta em relação ao terceiro parágrafo:
a) O primeiro período deste parágrafo, é
uma afirmativa de ordem geral em que o autor se vale de uma comparação entre
animais e répteis;
b) Para sustentar a resposta sua própria
pergunta, o autor se utiliza de dados estatísticos;
c) O autor joga com duas palavras para dar
o impacto ao que afirma: luxo e riqueza;
d) O significado da palavra pão neste
parágrafo, é o de saúde;
e) nra.
04) (4º parágrafo) O autor trata de
crianças que não se sente amadas. Dentre as alternativas abaixo, qual não é
causa de desamor citada pelo texto?
a) Pais ausentes;
b) País angustiados com desemprego;
c) Crianças confinadas em barracos;
d) Crianças asfixiadas pelo clima da
violência;
e) Mães que não conseguem cuidar de seus
filhos pelo fato de serem solteiras.
05) Observe o período abaixo:
Dedicados a acumular dinheiro, viajar, desfrutar da vida social,
cuidar de sua carreira profissional, muitos pais dariam um passo importante se
reservassem para os filhos o mesmo tempo cotidiano que passam grudados ao
telefone.
Em qual das alternativas abaixo,
temos Complemento Nominal?
a) social
b) carreira profissional
c) importante
d) mesmo tempo
e) ao telefone
06) Em qual das alternativas
abaixo, é apresentado um Agente da Passiva?
a) “O senhor passa a mão também na minha
cabeça?”
b) O que dizer a respeito da beleza num
mundo em que o pão é lixo e luxo?
c) Luxo porque 100 milhões de brasileiros
vivem abaixo da linha de pobreza.
d) Nem a que vive confinada num barraco
sem espaço físico e mental, asfixiada por clima de violência.
e) Hoje, a agressão à infância é
multifacetada: guerras militarizam crianças, ...