Em cada um dos
exercícios abaixo, você deve caprichar na caligrafia, na organização dos dados
e demonstrar todos os cálculos efetuados para se chegar a resposta. Ao final de
cada exercício, é obrigatório circular a resposta a caneta. Não desrespeite
estas determinações.
01) Numa sala de aula, na disciplina de matemática,
cada
um dos alunos abaixo, calculou uma expressão com os mesmos números mas com
sinais associativos diferentes:
João:
20-8-3+4-1
Bia:
20 - 8 - (3 + 4) - 1
Cássio:
20-8-[(3+4)-1]
Danilo:
20 – {(8-[(3 + 4) – 1]}
Luana:
20 - [(8 - 3) + 4] – 1
a) Quem encontrou o maior resultado?
b) E o menor?
02)
Você quer obter o resultado indicado.
Onde você deve colocar os parênteses?
a ) 7 – 3 + 1 = 3
b) 5 – 3 – 1 = 3
03) Construa o quadrado, substituindo cada ? por um número. Mas atenção: as somas nas linhas verticais e horizontais devem ser todas iguais a 100.
?
|
?
|
10
|
?
|
15
|
25
|
20
|
?
|
?
|
04) No casamento de Roberta vai haver uma grande festa. Dona
Carminha já está preparando os doces (10 dúzias de brigadeiros, 8 dúzias e meia
de quindins, 75 olhos-de-sogra, 9 dúzias de cajuzinhos, 68 beijinhos) e os
salgados (17 dúzias de empadinhas, 15 dúzias e meia de coxinhas, 18 dúzias de
croquetes e 195 bolinhas de queijo).
a)Quantos doces dona Carminha está
preparando para o casamento?
05) Calcule a expressão numérica abaixo:
1.751 – {456
+ 34 – (44 + 55) – 123} = ?