segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TAREFA DE MATEMÁTICA PARA 02/03/13 – VALE 6,0 %



Em cada um dos exercícios abaixo, você deve caprichar na caligrafia, na organização dos dados e demonstrar todos os cálculos efetuados para se chegar a resposta. Ao final de cada exercício, é obrigatório circular a resposta a caneta. Não desrespeite estas determinações.

01) Numa sala de aula, na disciplina de matemática, cada um dos alunos abaixo, calculou uma expressão com os mesmos números mas com sinais associativos diferentes:

João: 20-8-3+4-1

Bia: 20 - 8 - (3 + 4) - 1

Cássio: 20-8-[(3+4)-1]

Danilo: 20 – {(8-[(3 + 4) – 1]}

Luana: 20 - [(8 - 3) + 4] – 1



a) Quem encontrou o maior resultado?

b) E o menor?



02) Você quer obter o resultado indicado. Onde você deve colocar os parênteses?



a ) 7 – 3 + 1 = 3

b) 5 – 3 – 1 = 3



03) Construa o quadrado, substituindo cada ? por um número. Mas atenção: as somas nas linhas verticais e horizontais devem ser todas iguais a 100.

?
?
10
?
15
25
20
?
?



04) No casamento de Roberta vai haver uma grande festa. Dona Carminha já está preparando os doces (10 dúzias de brigadeiros, 8 dúzias e meia de quindins, 75 olhos-de-sogra, 9 dúzias de cajuzinhos, 68 beijinhos) e os salgados (17 dúzias de empadinhas, 15 dúzias e meia de coxinhas, 18 dúzias de croquetes e 195 bolinhas de queijo).

a)Quantos doces dona Carminha está preparando para o casamento?

b)Quantos salgados?



05) Calcule a expressão numérica abaixo:

 1.751 – {456 + 34 – (44 + 55) – 123} = ?

06) Preencha as nuvens com os números corretos: