Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para
realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
"Consequências das Fake News
Divulgar Fake
News é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos
manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública,
incentivar o preconceito e resultar em mortes. Veja alguns exemplos:
•
Linchamento de inocentes
Em 2014, o Brasil presenciou o caso de
uma Fake News que teve um fim trágico. Notícia divulgada pelo UOL Notícias
relatou que moradores de Guarujá/SP lincharam uma mulher até a morte por causa
de um boato divulgado no Facebook. Ela foi acusada de sequestrar crianças para
fazer rituais de magia negra, no entanto, a informação era falsa. O uso das
redes sociais para compartilhar notícias também perpetua a violência por causa
das Fake News em outros países. A Índia é um cenário preocupante na divulgação
de vídeos falsos pelo WhatsApp. Em 2018, cenas fictícias foram editadas e
veiculadas como suposto sequestro de crianças em Rainpada, uma vila local na
Índia (Para ler a notícia, clique aqui). Desesperados, os moradores começaram a
perseguir os supostos sequestradores, resultando na morte de cinco pessoas.
•
Questões de Saúde Pública
Movimentos antivacinação voltaram a
crescer nos últimos anos. Algumas pessoas contrárias ao uso de vacinas
disseminam notícias falsas e propagam suas visões de que vacinar a população
faz mal, o que é um problema grave, pois a resistência à vacinação coloca em
perigo a população. Por causa do crescimento de casos de sarampo no Brasil em
2018, o Ministério da Saúde teve que promover campanhas de vacinação. Para
combater as fake news sobre o assunto e incentivar a participação nas
campanhas, o Ministério da Saúde (MS) precisou lançar propagandas e
informativos de combate às fake news sobre vacinas em diferentes veículos de
comunicação e nas redes sociais.
• Homofobia
Outro
Ministério teve que entrar em cena para desmentir boatos. Em 2016, o Ministério
da Educação (MEC) precisou ir a público esclarecer que não havia a circulação
do falso “kit gay”nas escolas públicas do Brasil. 'Kit gay' é apelido do
projeto 'Escola sem homofobia', voltado a educadores e não a crianças; livro
'Aparelho Sexual e Cia' não fez parte do projeto e não foi usado em escolas.
•
Preconceito - Xenofobia
O
discurso de ódio que toma conta das redes sociais resultou em ataques a
acampamentos de imigrantes venezuelanos. Moradores de Paracaima, cidade de
Roraima pela qual as pessoas vindas da Venezuela entram no Brasil, usaram paus,
pedras e bombas caseiras para atacar os acampamentos. Outro exemplo foi o de um
comerciante que ficou ferido após ser assaltado por um grupo de venezuelanos.
As fake news sobre o caso divulgaram que o comerciante não foi socorrido porque
a prioridade era atender imigrantes venezuelanos. A informação causou revolta
na população da cidade, que passou a atacar os imigrantes.
• Legitimação da Violência
Posições
contrárias a uma ideologia política podem alimentar o discurso de ódio. Fake News sobre a
vereadora Marielle Franco, por exemplo, assassinada em 2018, foram espalhadas
pelas redes sociais. Entre os boatos, estava a suposta ligação da vítima com o
tráfico. A Justiça do Rio de Janeiro entrou no caso e determinou a retirada do conteúdo
do ar. Marielle era uma vereadora ligada à luta pelos Direitos Humanos, em
especial das mulheres e da comunidade negra do Rio de Janeiro. Ela denunciava
políticos e policiais por abusos de poder e outras violações e, por isso, criou
inimizades com várias figuras públicas.
Como
combater as Fake News?
O combate às
Fake News é algo difícil. Os mecanismos de produção e veiculação das falsas
informações são muito eficientes e escondem a identidade dos criminosos. Para o
usuário da internet, o importante é conseguir identificar uma notícia falsa ou
sensacionalista e não compartilhar conteúdo duvidoso. Agências de jornalismo
especializado são uma ferramenta útil para saber se um conteúdo é Fake News ou
não.
A
Agência Lupa é uma criação da Revista Piauí com a Fundação Getúlio Vargas e com
a rede Um Brasil. Lançada em 2015, o site analisa conteúdo nacional e
internacional e classifica-os em: verdadeiro; verdadeiro, mas…; ainda é cedo
para dizer; exagerado; contraditório; insustentável; falso e de olho.
O
Boatos.org é um site formado por vários jornalistas brasileiros que investigam
conteúdos que circulam nas redes e informam aos leitores se são verdadeiros ou
falsos.
Outra
agência especializada em desvendar Fake News é “Aos Fatos”. Seus criadores
fazem parte de uma rede internacional de investigadores e trabalham com a
análise dos assuntos mais populares da internet. O site possui uma parceria com
o Facebook para ajudar os usuários do Messenger (serviço de mensagens
instantâneas da empresa) na navegação e identificação da veracidade dos posts.
As notícias são definidas pela equipe como verdadeiras, imprecisas, exageradas,
contraditórias, insustentáveis e falsas.
Por Lorraine Vilela Campos
Equipe
Brasil Escola (https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm)
01)
Com
base na leitura do texto, avalie em V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas abaixo.
Depois marque a alternativa que contenha sua sequência correta:
( ) as fake news afetam a saúde da população,
ao definir que vacina faz mal a saúde;
( ) uma mulher foi linchada até a morte na
cidade do Guarujá devido à uma fake News;
( ) na Índia, cinco pessoas foram mortas ao
serem confundidas como sequestradoras de crianças devido a fake news espalhadas
no país em 2018 pelo whatsapp.
( ) para combater falsas notícias sobre vacinação,
o Ministério da Saúde precisou lançar propagandas e informativos de incentivo às fake
news sobre vacinas em diferentes veículos de comunicação e nas redes sociais.
a) V – V – V – F
b) V – V – F – F
c) V – F – V – F
d) F – V – V – F
e) todas as afirmações são verdadeiras
02)
No
texto, o item “Homofobia” ao tratar do chamado kit gay, deixa claro que:
a) tratava-se de um livro que foi entregue nas escolas;
b) o verdadeiro nome era “Escola sem homofobia”, projeto
do qual era direcionado aos educadores e não às crianças;
c) para combater esta fake News o ministério da saúde,
teve que entrar em ação novamente;
d) o livro
'Aparelho Sexual e Cia' fez parte do projeto e foi usado em escolas;
e) todas as afirmativas acima estão incorretas em relação
ao texto.
03) No texto, na parte em que
trata da xenofobia causada pelas fake news em Paracaima, qual o motivo da
revolta da população?
a)
a entrada de imigrantes venezuelanos;
b)
um acampamento criado especialmente para imigrantes;
c)
as armas utilizadas pelos venezuelanos ao entrar no país, como paus, pedras e
bombas;
d) a falsa notícia sobre um comerciante,
que foi assaltado por um grupo de imigrantes e não teve atendimento
emergencial, em detrimento ao atendimento dos venezuelanos;
d) a distribuição de renda.
04)
Em qual das alternativas abaixo, o termo em destaque é Predicativo do Sujeito?
a) Posições
contrárias a uma ideologia política podem alimentar o discurso de ódio.
b) Fake
News sobre a vereadora Marielle Franco, por exemplo, assassinada em 2018, foram espalhadas pelas redes sociais.
c) Entre
os boatos, estava a suposta
ligação da vítima com o tráfico.
d) Marielle
era uma vereadora ligada à
luta pelos Direitos Humanos,...
e) Ela
denunciava políticos e policiais por abusos
de poder e outras violações...
05) Em qual das alternativas abaixo temos Predicado Verbal?
a) O combate às Fake News é
algo difícil.
b) Os mecanismos de produção
e veiculação das falsas informações são muito eficientes...
c) Para o usuário da
internet, o importante é conseguir identificar uma notícia falsa ou
sensacionalista...
d) Agências de jornalismo
especializado são uma ferramenta útil para saber se um conteúdo é Fake News ou
não.
e) ... o site analisa
conteúdo nacional e internacional e classifica-os em: verdadeiro; verdadeiro,
mas…;
06)
Com relação aos tipos de predicado, assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta quanto à classificação dos predicados das orações abaixo.
As fake news produzem muitos males a
sociedade;
As fake news são coisas deploráveis;
As fake news causam males sozinhas.
a) Predicado nominal - Predicado
verbo-nominal - Predicado verbal
b) Predicado verbal - Predicado nominal
- Predicado verbo-nominal
c) Predicado verbal - Predicado
verbo-nominal - Predicado nominal
d) Predicado verbo-nominal - Predicado
verbal - Predicado nominal
e) Predicado nominal – Predicado nominal
– Predicado verbal