Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de
forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
Espelho-d’água
A ONU – Organização das Nações Unidas escolheu o período de 2005 a 2015
como a Década Internacional da Água, com o lema: “Água, fonte de Vida”. O ano
de 2003 também foi um marco para o tema, sendo considerado o Ano Internacional
da Água Doce. É um convite para parar e refletir sobre de que água estamos
falando. Reflexo, água e reflexão se misturam, para tentarmos entender por que
tanto se discute sobre o assunto.
Falamos de um elemento natural, cuja falta impede a vida na Terra; de um
bem universal e de direito de todos; de um elemento sem cor, sem cheiro e sem
sabor, mas que pode inspirar artistas, músicos e poetas; de um meio de
purificação e renovação da alma como acreditam os índios e os sacerdotes; do
fluído do útero materno que germina as sementes de nossas vidas e de um bem
econômico que garante o desenvolvimento e o progresso.
Há muitas
definições para a água. Convidamos cada um a se debruçar sobre um lago, sobre
um rio ou uma fonte. Que imagem nós vemos refletida? Reflexo, do latim
reflectere, significa “voltar para trás”, uma tomada de consciência. Como cada
um vê e sente o elemento água em sua vida e de que forma se relaciona com ele?
O tema da campanha da ong WWF-Brasile de nossa missão “Água para a Vida,
Água para Todos” é um desafio para resgatar nossa ligação com a Terra, rever
nossas ações individuais e coletivas e compartilhar reflexões com os demais
integrantes do Planeta Azul.
A superfície da Terra é dominada, em 75%, pelas águas. Os 25% restantes
são terras emersas, ou seja, acima da água. Tamanha abundância de água cria
condições essenciais para a vida e mantém o equilíbrio da natureza.
Quem pensa que tanta água está disponível para o consumo humano está
enganado, pois somente 2,7% é de água doce e grande parte está congelada ou embaixo
da superfície do solo.
A água de fácil acesso, dos rios, lagos e represas, representa muito
pouco do total de água doce disponível. Mas água doce também não significa água
potável. Para isso a água precisa ser de boa qualidade, estar livre de contaminação
e de qualquer substância tóxica. Acredita-se que menos de 1% de toda a água
doce do Planeta está em condições potáveis.(...)
O problema se agrava, quando a quantidade de água doce, de que também
necessita a própria natureza, tem múltiplos usos, sendo utilizada, ao mesmo
tempo, por todos os habitantes do planeta e muitas vezes de forma pouco
sustentável.
Só a agricultura consome 70% da água doce mundial. A irrigação sem
tecnologia gera grandes desperdícios e, considerando-se a pecuária, os pastos e
a água para os rebanhos, o consumo é ainda maior. Essas atividades, juntas,
também geram outros impactos, como a remoção de grandes áreas de vegetação e
das matas ciliares, que protegem os rios e o solo, e causam a poluição das
águas pelo despejo dos agrotóxicos.
Estaríamos em melhor situação, se houvesse bom uso e boa gestão dos
recursos hídricos. Afinal, o pior hábito é o desperdício e o desconhecimento.
Muitos ainda pensam: “Tem muita água, então, para que economizar?”
Cadernos de Educação Ambiental “Água para Todos:
Livro das Águas/Andrée de Ridder Vieira;
Larissa Costa e Samuel Roiphe Barrêto coordenação.
Brasília; WWF – Brasil, 2006.
01) A
ONU escolheu o período de 2005 a 2015 como a década internacional da Água, com o
lema: “Água, fonte da vida.” O que esse lema ressalta sobre a água?
a) A escassez
do elemento na atualidade e sua abundância no futuro.
b) A
importância que ela tem na manutenção da vida.
c) Seu destaque
comercial junto à indústria e às relações humanas.
d) Seu
desperdício, o que torna imprescindível um novo pensamento ecológico.
e) nra
02)
Sobre o lema escolhido pela ONG WWF – Brasil, podemos dizer que:
a) Possui a
mesma ideia sobre a água que o lema da ONU.
b) Seu lema
“Água para a vida, água para todos.”, tem cunho politico.
c) O lema da
ONG, amplia a ideia , ressaltando a água como um bem.
d) Neste lema,
a água não é um direito de todos.
e) A ONG
escolheu este tema porque, provavelmente, existam pessoas que têm acesso à água
de qualidade.
03)
Ainda sobre o texto, podemos afirmar:
a) a maior
parte da superfície do planeta precisa de água
b) a menor
parte da superfície do planeta é seca
c) a maior
parte da superfície do planeta é imersa
d) a menor
parte da superfície do planeta é inundada
e) nra
04) Quando
o texto fala de água disponível para a humanidade, ele destaca que:
a) nem toda a
água do planeta é de fácil acesso
b) o fato de
ser potável, não significa que seja para consumo
c) a água do
planeta está quase toda contaminada e precisa ser reciclada
d) nem toda
água doce do planeta está isenta de contaminação.
e) toda água do
planeta está pronta para o uso: basta preserva-la.
05)
O uso das aspas no primeiro e terceiro parágrafos justifica-se porque:
a) destacam a importância do conteúdo.
b) são a transcrição de trechos de um
texto específico.
c) são citações diretas da fala de
alguém.
d) sinalizam duplo sentido de uma
ideia.
e) apresentar o título de um obra.