Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para
realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
Texto 01
A
namorada
Manoel
de Barros
Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por
um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.
Texto
extraído do livro "Tratado geral das grandezas do ínfimo", Editora
Record - Rio de Janeiro, 2001, pág. 17.
01) No poema “A Namorada”,
o eu lírico (quem escreve) anuncia o seu jeito de se comunicar com a
namorada. Sobre o poema, é correto dizer que:
obs. EU LÍRICO, ou eu poético, é um
conceito literário que designa a voz de um poema, o seu narrador. É um
personagem criado por um poeta para transmitir um conteúdo subjetivo seu em um
poema.
a) O verso “O pai era uma onça.” conta o
que facilitava a comunicação entre os namorados.
b) O verso “Não havia e-mail” demonstra a
ideia de localização temporal do poema, neste caso um passado bem distante
c) O verso “No tempo do onça era assim”
denota ambientação selvícola
d) O verso “Era uma glória!” mostra o teor
religioso do poema
e) nra
02) Leia os versos a seguir:
→ “O pai era uma onça.”
→“No tempo do onça era assim”
A palavra onça, nesses versos:
a) foi empregada no sentido figurado
b) foi empregada no sentido real
c) possui o mesmo significado nas duas
orações
d) foi empregada no sentido figurado na
primeira e no sentido real na segunda
e) foi empregada no sentido figurado na
segunda e no sentido real na primeira
03) A forma de comunicação entre o
eu lírico e a namorada era bem sucedida quando a namorada respondia pela mesma
pedra. Em que situação a comunicação não era bem sucedida?
a) Quando a pedra devolvida era diferente
da enviada
b) Quando o pai da namorada interceptava
tais pedras
c) Quando, ao invés de voltar uma pedra,
voltava um bilhete
d) Quando o bilhete enganchava na
goiabeira
e) nra
04) No poema, o eu lírico cita o
e-mail como um recurso de comunicação que ainda não existia naquele tempo.
Considerando que o pai da namorada era uma onça (bravo), o que fica subtendido
a partir do verso “Não havia e-mail.”?
a) O uso do e-mail poderia evitar que o
pai ou outras pessoas lessem o conteúdo da mensagem
b) O uso do e-mail agilizaria a
comunicação entre as partes
c) O uso do e-mail tornaria mais
confiáveis as palavras, pois ficariam registradas
d) O uso do e-mail evitaria transtornos
como, não ser correspondido
e) nra
Texto 02
Augusto
de Campos. In : Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994.
05) Relendo o título do poema,
observe no centro do mesmo: a que podem ser associadas à luz branca e a luz
amarela?
a) à lua
b) ao sol
c) ao sol e aos seus raios
d) ao centro da terra
e) à terra de Maiakóvski
06)
O uso destas cores sugere várias coisas, menos:
a)
calor
b)
energia
c)
brilho
d)
luminosidade
e)
amor
07) Para o eu lírico, “gente é pra
brilhar”. Observando os três primeiros versos do poema vemos expressões que
marcam o modo como se deve brilhar. Marque aquela que não se encaixa nisso:
a) pra sempre
b) como um farol
c) com brilho eterno
d) e o do sol
e) nra