segunda-feira, 2 de setembro de 2024

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 07/09/24 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

Texto 01

 

A namorada

Manoel de Barros


Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por
um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim. 

 


Texto extraído do livro "Tratado geral das grandezas do ínfimo", Editora Record - Rio de Janeiro, 2001, pág. 17.

 

01) No poema “A Namorada”, o eu lírico (quem escreve) anuncia o seu jeito de se comunicar com a namorada. Sobre o poema, é correto dizer que:

obs. EU LÍRICO, ou eu poético, é um conceito literário que designa a voz de um poema, o seu narrador. É um personagem criado por um poeta para transmitir um conteúdo subjetivo seu em um poema.

a) O verso “O pai era uma onça.” conta o que facilitava a comunicação entre os namorados.

b) O verso “Não havia e-mail” demonstra a ideia de localização temporal do poema, neste caso um passado bem distante

c) O verso “No tempo do onça era assim” denota ambientação selvícola

d) O verso “Era uma glória!” mostra o teor religioso do poema

e) nra

 

02) Leia os versos a seguir:

 “O pai era uma onça.

No tempo do onça era assim

 

A palavra onça, nesses versos:

a) foi empregada no sentido figurado

b) foi empregada no sentido real

c) possui o mesmo significado nas duas orações

d) foi empregada no sentido figurado na primeira e no sentido real na segunda

e) foi empregada no sentido figurado na segunda e no sentido real na primeira

 

03) A forma de comunicação entre o eu lírico e a namorada era bem sucedida quando a namorada respondia pela mesma pedra. Em que situação a comunicação não era bem sucedida?

a) Quando a pedra devolvida era diferente da enviada

b) Quando o pai da namorada interceptava tais pedras

c) Quando, ao invés de voltar uma pedra, voltava um bilhete

d) Quando o bilhete enganchava na goiabeira

e) nra

 

04) No poema, o eu lírico cita o e-mail como um recurso de comunicação que ainda não existia naquele tempo. Considerando que o pai da namorada era uma onça (bravo), o que fica subtendido a partir do verso “Não havia e-mail.”?

a) O uso do e-mail poderia evitar que o pai ou outras pessoas lessem o conteúdo da mensagem

b) O uso do e-mail agilizaria a comunicação entre as partes

c) O uso do e-mail tornaria mais confiáveis as palavras, pois ficariam registradas

d) O uso do e-mail evitaria transtornos como, não ser correspondido

e) nra

 

 

Texto 02

 


Augusto de Campos. In : Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994.

 

05) Relendo o título do poema, observe no centro do mesmo: a que podem ser associadas à luz branca e a luz amarela?

a) à lua

b) ao sol

c) ao sol e aos seus raios

d) ao centro da terra

e) à terra de Maiakóvski

 

06) O uso destas cores sugere várias coisas, menos:

a) calor

b) energia

c) brilho

d) luminosidade

e) amor

 

07) Para o eu lírico, “gente é pra brilhar”. Observando os três primeiros versos do poema vemos expressões que marcam o modo como se deve brilhar. Marque aquela que não se encaixa nisso:

a) pra sempre

b) como um farol

c) com brilho eterno

d) e o do sol

e) nra