segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 15/02/25 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

Texto 01

 

Sfot Poc

Luís Fernando Veríssimo

 

Chamava-se Odacir e desde pequeno, desde que começara a falar, demonstrara uma estranha peculiaridade. Odacir falava como se escreve. Sua primeira palavra não foi apenas “Gugu”.

Foi:

– Gu, hífen, gu…

Os pais se entreolharam, atônitos. O menino era um fenômeno. O pediatra não pôde explicar o que era aquilo. Apenas levantou uma dúvida.

– Não tenho certeza que “gugu” se escreve com hífen. Acho que é uma palavra só, como todas as expressões desse tipo. “Dadá”, etc.

– Da, hífen, dá – disse o bebê, como que para liquidar com todas as dúvidas.

Um dia, a mãe veio correndo. Ouvira, do berço, o Odacir chamando:

– Mama sfot poc.

         E, quando ela chegou perto:

         – Mama sfotoim poc.

         Só depois de muito tempo os pais se deram conta. “Sfot Poc” era ponto de exclamação e “sfotoim poc”, ponto de interrogação.

         Na escola, tentaram corrigir o menino.

         – Odacir !

         – Presente sfot poc.

         – Vá para a sala da diretora!

         – Mas o que foi que eu fiz sfotoim poc.

         Com o tempo e as leituras, Odacir foi enriquecendo seu repertório de sons. Quando citava um trecho literário, começava e terminava a citação com “spt, spt”. Eram as aspas. Aliás, não dizia nada sem antes prefaciar um “zit”. Era o travessão. Foi para a sua primeira namorada que ele disse certa vez, maravilhado com a própria descoberta:

         – Zit Marilda plic (vírgula) você já se deu conta que a gente sempre fala diálogo sfotoim poc.

         – O quê?

         – Zit nós sfot poc. Tudo que a gente diz é diálogo sfot poc.

         – Olhe, Odacir. Você tem que parar de falar desse jeito. Eu gosto de você, mas o pessoal fala que você é meio biruta.

         – Zit spt spt biruta spt spt sfotoim poc.

         – Viu só? Você não para de fazer esse ruídos. E ainda por cima, quando diz “sfotoim”, cospe no meu olho.

         O namoro acabou. Odacir aceitou o fato filosoficamente, aproveitando para citar o poeta.

         – Zit spt spt. Que seja eterno enquanto dure poc poc poc spt spt.

Poc poc poc eram as reticências.

         Odacir era fascinado por palavras. Tornou-se o orador da turma e até hoje o seu discurso de formatura (em Letras) é lembrado na faculdade. Como os colegas conheciam os hábitos de Odacir mas os pais e os convidados não, cada novo som do Odacir era interpretado, aos cochichos, na plateia:

         – Zit meus senhores e minhas senhoras poc poc.

         – Poc, poc?

         – Dois pontos.

         – Que rapaz estranho…

         – A senhora ainda não viu nada…

         Quando lia um texto mais extenso, Odacir acompanhava a leitura com o corpo. As pessoas viam, literalmente, o Odacir mudar de parágrafo.

         – Mas ele parece que está diminuindo de tamanho!

         – Não, não. É que a cada novo parágrafo ele se abaixa um pouco.

         Quando chegava ao fim de uma folha, Odacir estava quase no chão.

         Levantava-se para começar a ler a folha seguinte.

         – Colegas sfot poc Mestres sfot poc Pais sfot poc. No limiar de uma era de grandes transformações sociais plic o que nós plic formando em Letras plic podemos oferecer ao mundo sfotoim poc.

         A grande realização de Odacir foi o trema. Para interpretar o trema, Odacir não queria usar poc, poc, que podia ser confundido com dois pontos. Poc plic era ponto e vírgula. Um spt só era apóstrofe. Como seria trema? Odacir inventou um estalo de língua, algo como tlc, tlc. Difícil de fazer e até perigoso. Ainda bem que tinha poucas oportunidades de usar o trema.


 

01) Sobre o texto pode-se afirmar que, a dúvida levantada pelo pediatra:

a) tinha relação com o problema especifico de Odacir

b) foi levantada pelo pai da criança e não pelo médico

c) era relacionada a ortografia

d) já era prevista pela mãe da criança

e) nra

 

02) Sobre a vida amorosa de Odacir, é incorreto afirmar que:

a) seu término teve duas causas

b) uma das causas do término do namoro de Odacir foi sua esquisitice em inventar sons quando falava

c) uma das causar do término do namoro de Odacir foi o fato de cuspir no olho da namorada quando dizia “sfotoim”

d) a incompreensão por parte de seus pais

e) nra

 

03) Sobre o período “ – A senhora ainda não viu nada...”, podemos afirmar que:

a) trata-se da fala da namorada de Odacir

b) esta fala era dirigida a Odacir que assistia, neste momento, à formatura da turma

c) era uma fala do próprio Odacir

d) a intenção de quem proferiu esta frase era preparar o espírito da mãe de Odacir para outras surpresas que ele viria a cometer.

e) nra

 

04) Em qual das alternativas abaixo, todas lacunas devem ser preenchidas com S ?

a) ca___o, ra___ura, arra___o, qui___er

b) improvi___o, desastro____o, a___aleia, a___ul

c) rique___a, ba____e, pou___ada, despe___a

d) despre___o, va___ilha, pobre___a, qui____esse

e) fi____esse, ingle___a, trombo____e, pou___ada

05)

 

05) Em qual das alternativas abaixo, todas lacunas devem ser preenchidas com X ?

a) lu ____o, en ____ada, ____ocolate             

b) en ____ame, ___uveiro, ____uva             

c)  ____urros, ran ____o, col ____ão

d) be ____iga, ro ____o, reme ____er

e) li ____o,  lan ____e, li ____eira