segunda-feira, 28 de abril de 2025

PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 03/05/25.

 

Agatha Emanuelly da Rocha

Alice de Oliveira Silvino

Amanda Yumi Tanaka de Castro

Ana Julia Andrade de Amorim

Annalyz de Oliveira Correia

Annelize de Paula Silva Amorim

Ariane Gabriele Moura

Barbara Adryanny Barbosa Cavalcante

Blenda Karoliny de Almeida Rodrigues

Bruna Eduarda Camargo da Costa

Eloize Rinaê dos Santos Thomé

Emanuel Araújo Silva

Emanuelle Beatriz Silva de Almeida

Emili Balduino Ferreira

Enzo Ferreira Costa Leite

Felipe Marques da Silva

Giovana Carreiro de Oliveira

Guilherme Antonio Pedroso Pereira

Guilherme Marques da Silva

Heitor Gabriel Moreno Siqueira

Helloyse Pinheiro Neto Cavalcante

Hémilly Isadora da Silva Pontes

Isabelly Mariany Mendes Gurgel

João Víctor Silva Sarkis Moor Santos

Lais Leandro de Oliveira

Leticia Said Pinheiro Queiroz

Lívia Rafaele Gonçalves Lima

Lucas Maciel de Figueiredo Lima

Luiz Carlos Azevedo Costa Pereira Filho

Luiza Nascimento Otoni

Luna Helena de Oliveira Pereira

Luna Santos Jucá Corrêa Lima

Mariana Miranda Pupin

Matheus Silva Sarkis Moor Santos

Sarah Menna Barreto Ferreira

Saymon Pedroso de Oliveira

Thaylla Fernanda Silva Rocha

Yan Gabriel Firmino Rodrigues

Yasmin Peixoto da Silva Cerqueira

 

 


TAREFA DE MATEMÁTICA PARA 03/05/25 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

01) Calcule a expressão abaixo e depois marque a alternativa que contenha seu resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 





02) Calcule a expressão abaixo e depois marque a alternativa que contenha seu resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 







03) Calcule a expressão abaixo e depois marque a alternativa que contenha seu resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 
04) Calcule o produto abaixo e depois marque a alternativa que contenha seu resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 








05) Calcule a divisão abaixo e depois marque a alternativa que contenha seu resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.



 




TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 03/05/25 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

Texto 01

 

A rã e o escorpião

(Esopo)

 

Parado ao sol, o escorpião olhava ao redor da montanha onde morava.
"Positivamente, tenho de me mudar daqui" - pensou.

Esperou a madrugada chegar, lançou-se por caminhos empoeirados até atingir a floresta. Escalou rochedos, cruzou bosques e, finalmente, chegou às margens do rio largo e caudaloso.

"Que imensidão de águas! A outra margem parece tão convidativa... Se eu soubesse nadar..."

Subiu longo trecho da margem, desceu novamente, olhou para trás. Aquele rio certamente não teria medo de escorpião. A travessia era impossível.

"Não vai dar. Tenho de reconsiderar minha decisão" - lamentou.

Estava quase desistindo quando viu a rã sobre a relva, bem próxima à correnteza. Os olhos do escorpião brilharam:

"Ora, ora... Acho que encontrei a solução!" - pensou rápido.

- Olá, rãzinha! Me diga uma coisa: você é capaz de atravessar este rio?

- Ih, já fiz essa travessia muitas vezes até a outra margem. Mas por que você pergunta? - disse a rã, desconfiada.

- Ah, deve ser tão agradável do outro lado - disse - pena eu não saber nadar.

A rã já estava com os olhos arregalados: "será que ele vai me pedir...?"

- Se eu pedisse um favor, você me faria? - disse o escorpião mansamente.

- Que favor? - murmurou a rã.

- Bem - o tom da voz era mais brando ainda - bem, você me carregaria nas costas até a outra margem?

A rã hesitou:

- Como é que eu vou ter certeza de que você não vai me matar?

- Ora, não tenha medo. Evidentemente, se eu matar você, também morrerei - argumentou o escorpião.

- Mas... e se quando estivermos saindo daqui você me matar e pular de volta para a margem?

- Nesse caso eu não cruzaria o rio nem atingiria meu destino - replicou o escorpião.

- E como vou saber se você não vai me matar quando atingirmos a outra margem? - perguntou a rã.

- Ora, ora... quando chegarmos ao outro lado eu estarei tão agradecido pela sua ajuda que não vou pagar essa gentileza com a morte.

Os argumentos do escorpião eram muito lógicos. A rã ponderou, ponderou e, afinal, convenceu-se.

O escorpião acomodou-se nas costas macias da agora companheira de viagem e começaram a travessia. A rã nadava suavemente e o escorpião quase chegou a cochilar. Perdeu-se em pensamentos e planos futuros, olhando a extensão enorme do rio. De repente se deu conta de que estava dependendo de alguém, de que ficaria devendo um favor para a rãzinha. Reagiu, ergueu o ferrão.

"Antes a morte que tal sorte" - pensou.

A rã sentiu uma violenta dor nas costas e, com o rabo do olho, viu o escorpião recolher o ferrão. Um torpor cada vez mais acentuado começava a invadir-lhe o corpo.

- Seu tolo - gritou a rã - agora nós dois vamos morrer! Por que fez isso?

O escorpião deu uma risadinha sarcástica e sacudiu o corpo.

- Desculpe, mas eu não pude evitar. Essa é a minha natureza.

 


(Fábula atribuída a Esopo, livremente reescrita pelos autores)

 

01) Qual foi o principal argumento utilizado pelo escorpião para convencer a rã a transportá-lo?

a) Ele convenceu a rã de que não poderia picá-la, pois se ela morresse, ele se afogaria, visto que estava em cima dela;

b) Ele colocou que seria interessante que os dois chegassem ao mesmo tempo do outro lado do rio;

c) O escorpião sugeriu que a rã lhe desse carona, para que ela provasse sua coragem;

d) Foi necessário um convencimento por parte do escorpião devido ao seu peso em relação a rã;

e) O escorpião precisou de muitas justificativas para este favor junto a rã, uma vez que, os mesmos não se conheciam.

 

02) Sobre o texto é correto afirmar que:

a) Orgulho e vaidade são sentimentos que dominaram escorpião quando ele decidiu dar na rã a ferroada fatal, visto que já não queria dever favor a ninguém;

b) Na última frase do texto, fica claro que, para a rã, mais importante que continuar viva, era manter sua imagem de poder e valentia;

c) Considerando todo o texto, o rabo do Escorpião exerce um significado simbólico de complacência;

d) Esta fábula trata principalmente de dois sentimentos humanos: o orgulho e o amor;

e) nra

 

03) Sobre o trecho a seguir, marque a alternativa correta:

“Aquele rio certamente não teria medo de escorpião”

a) O narrador reforça a ideia de que o escorpião provoca medo nos animais, mas não na natureza;

b) Na frase há uma personificação que é a de atribuir medo a todos os animais;

c) Trata-se de uma ironia, uma vez que rios são seres não animados e por isso não poderiam ter medo;

d) Não se vê uma liberdade poética pelo autor do texto;

e) nra

 

04) No período: “Parado ao sol, o escorpião olhava ao redor da montanha onde morava.” Os termos em itálico representam:

a) uma locução adjetiva;

b) um advérbio de lugar;

c) um advérbio de tempo;

d) uma locução adverbial de lugar;

e) uma locução adverbial de modo;

 

05) Em qual das alternativas abaixo o adverbio sublinhado é de Intensidade?

a) Positivamente, tenho de me mudar daqui" - pensou.

b) Não vai dar.

c) Estava quase desistindo quando viu a rã sobre a relva, bem próxima à correnteza. d) “Ora, ora... Acho que encontrei a solução!" - pensou rápido.

e) Ah, deve ser tão agradável do outro lado disse.

domingo, 27 de abril de 2025

💖



 


sábado, 26 de abril de 2025

Parabéns!

As alunas Alice de Oliveira Silvino, Leticia Reis da Silva e Leticia Said Pinheiro Queiroz, devido ao seu excelente desempenho na prova de intepretação do livro, ganharam, cada uma, um jogo Domínio da Estrela.




 



ATENÇÃO INSCRITOS NO I SIMULADÃO

 





sexta-feira, 25 de abril de 2025

 


quarta-feira, 23 de abril de 2025

PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 26/04/25.

 

Adriana Isabelly Carvalho Thomé

Daniel Midon de Souza *

Nycolle Gabrielly Garcia Gonçalves *

terça-feira, 22 de abril de 2025

segunda-feira, 21 de abril de 2025

 


 


domingo, 20 de abril de 2025

GANHADORAS DA PROMOÇÃO DE PÁSCOA 2025

Estas são as alunas que ganharam a promoção de páscoa 2025!

Cada uma ganhou:

01 Ovo de Páscoa Lacta com 540g

 

Parabéns minhas lindas!

❤❤

 

Maria Luisa Sicheski Rosa Morilha

Yasmin Peixoto da Silva Cerqueira



💚💚




terça-feira, 15 de abril de 2025

PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 19/04/25.

 

Daniel Midon de Souza

Flávia Figueira Andrade  

Helena Rodriguês Barbosa

Marcos Gabriel Brandão a Silva

Maria Luisa Sicheski Rosa Morilha

Nycolle Gabrielly Garcia Gonçalves

 

segunda-feira, 14 de abril de 2025

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 19/04/25 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

Texto 01

 

Além do Bastidor

Marina Colasanti

 

Começou a bordar com linha verde. Não sabia o que bordar, mas tinha certeza do verde, verde brilhante.

Capim. Foi isso que apareceu depois dos primeiros pontos. Um capim alto, com as pontas dobradas como se olhasse para coisa alguma.

Olha as flores, pensou ela, e escolheu uma meada vermelha.

Assim, aos poucos, sem risco, um jardim foi aparecendo no bastidor. Obedecia às suas mãos, obedecia ao seu próprio jeito, e surgia como se no orvalho da noite se fizesse a brotação.

Toda manhã a menina corria para o bastidor, olhava, sorria, e acrescentava mais um pássaro, uma abelha, um grilo escondido atrás de uma haste.

O sol brilhava no bordado da menina.

Era tão lindo o jardim que ela começou a gostar dele mais do que de qualquer outra coisa.

Foi no dia da árvore. A árvore estava pronta, parecia não faltar nada. Mas a menina sabia que tinha chegado a hora de acrescentar os frutos. Bordou uma fruta roxa, brilhante, como ela nunca tinha visto. E outra, e outra, até a árvore ficar carregada, até a árvore ficar rica, e sua boca se encher do desejo daquela fruta nunca provada.

A menina não soube como aconteceu. Quando viu, já estava a cavalo do galho mais alto da árvore, catando as frutas e limpando o caldo que lhe escorria da boca.

Na certa tinha sido pela linha, pensou na hora de voltar para casa. Olhou. A última fruta não estava pronta, tocou no ponto que acabava em fio. E lá estava ela, de volta na sua casa.

Agora que já tinha o caminho, todo dia a menina descia para o bordado. Escolhia primeiro aquilo que gostaria de ver, uma borboleta, um louva-deus. Bordava com cuidado, depois descia pela linha para as costas do inseto, e voava com ele, e pousava nas flores, e ria e brincava e deitava na grama.

O bordado já estava quase pronto. Pouco pano se via entre os fios coloridos. Breve, estaria terminado.

Faltava uma garça, pensou ela. E escolheu uma meada branca matizada de rosa. Teceu seus pontos com cuidado, sabendo, enquanto lançava a agulha, como seriam macias as penas e doce o bico. Depois desceu ao encontro da nova amiga.

Foi assim, de pé ao lado da garça, acariciando-lhe o pescoço, que a irmã mais velha a viu ao debruçar-se sobre o bastidor. Era só o que não estava bordado. E o risco era tão bonito, que a irmã pegou a agulha, a cesta de linhas, e começou a bordar.

Bordou os cabelos, e o vento não mexeu mais neles. Bordou a saia, e as pregas se fixaram. Bordou as mãos, para sempre paradas no pescoço da garça. Quis bordar os pés mas estavam escondidos na grama. Quis bordar o rosto mas estava escondido pela sombra. Então bordou a fita dos cabelos, arrematou o ponto, e com muito cuidado cortou a linha.

(Marina Colasanti. Uma ideia toda azul. RJ, Nórdica, 1979)

 


01) Sobre o texto é correto afirmar que:

a) A menina tinha intenção de bordar o jardim;

b) O Jardim surgiu casualmente do bordado que ela fazia;

c) O capim do jardim, dobrado, parecia olhar alguma coisa. Por isso a menina planejou bordar sua irmã

d) Em momento algum do texto ocorre passagem no mundo real para fantasia;

e) A passagem no mundo real para fantasia era algo consciente por parte da menina. Ela queria isso.

 

02) Clímax é o ponto culminante de algum fato. Em que momento a fantasia da menina atinge o clímax?

a) O clímax ocorre quando ela passa a fazer parte do bordado;

b) O clímax ocorre quando ela acaricia seu pescoço;

c) O clímax que ocorre quando bordado estava pronto, entre fios coloridos;

d) O clímax ocorre quando a menina está montada num cavalo;

e) nra

 

03) Ainda sobre o texto, marque a alternativa incorreta:

a) O trecho "e lá estava ela, de volta na sua casa", demonstra que ela voltava do interior do bordado para onde a fantasia a conduziu;

b) A figura que a irmã da menina borda, era a própria menina, surpreendida dentro do bordado;

c) Sobre o título do texto “Além do Bastidor", fica identificado a viagem da menina para além do bordado, ao qual ela dá vida e do qual passa a participar;

d) Na passagem "um capim alto... como se olhasse para alguma coisa" demonstra parte do texto onde seres inanimados adquirem vida.

e) nra

 

04) Em qual dos períodos abaixo, o verbo em destaque está na Voz Reflexiva?

a) Faltava uma garça, pensou ela.

b) Depois desceu ao encontro da nova amiga.

c) Foi assim, de pé ao lado da garça, acariciando-lhe o pescoço, que a irmã mais velha a viu ao debruçar-se sobre o bastidor.

d) E o risco era tão bonito, que a irmã pegou a agulha, a cesta de linhas, e começou a bordar.

e) Quis bordar o rosto mas estava escondido pela sombra.

 

05) Aponte a alternativa onde a forma nominal do verbo sublinhado, está correta entre parênteses:

a) Assim, aos poucos, sem risco, um jardim foi aparecendo no bastidor. (particípio)

b) Mas a menina sabia que tinha chegado a hora de acrescentar os frutos. (infinitivo)

c) Começou a bordar com linha verde. (gerúndio)

d) ...catando as frutas e limpando o caldo que lhe escorria da boca. (infinitivo)

e) Bordou uma fruta roxa, brilhante, como ela nunca tinha visto. (particípio)

 

06) Em todas as alternativas abaixo, o verbo sublinhado é classificado como da 1ª Conjugação, com exceção da letra...

a) Não sabia o que bordar, mas tinha certeza do verde, verde brilhante.

b) Um capim alto, com as pontas dobradas como se olhasse para coisa alguma.

c) Olha as flores, pensou ela, e escolheu uma meada vermelha.

d) Toda manhã a menina corria para o bastidor, olhava, sorria, e acrescentava mais um pássaro, ...

e) Faltava uma garça, pensou ela.

 



 

ALUNOS INSCRITOS NO I SIMULADÃO 2025 - Atualizada em 14/04

link: http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2025/04/alunos-inscritos-no-i-simuladao-2025.html



PROMOÇÃO DE PÁSCOA - Encerrada!

link: https://www.instagram.com/p/DIcRn0byvtx/