domingo, 3 de agosto de 2025

sábado, 2 de agosto de 2025

segunda-feira, 28 de julho de 2025

PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 02/08/25.

 

Agatha Emanoelly da Rocha

Alice de Oliveira Silvino

Amanda Yumi Tanaka de Castro

Ana Clara Segatto da Silva

Ana Julia Andrade de Amorim

Annalyz de Oliveira Correia

Annelize de Paula Silva Amorim

Ariane Gabriele Moura

Barbara Adryanny Barbosa Cavalcante

Blenda Karoliny de Almeida Rodrigues

Bruna Eduarda Camargo da Costa

Bruno Cori Cortez Acioli

Emanuel Araújo Silva

Emanuelle Beatriz Silva de Almeida

Emili Balduino Ferreira

Enzo Ferreira Costa Leite

Felipe Marques da Silva

Giovana Carreiro de Oliveira

Guilherme Antonio Pedroso Pereira

Guilherme Marques da Silva

Heitor Gabriel Moreno Siqueira

Helloyse Pinheiro Neto Cavalcante

Hémilly Isadora da Silva Pontes

Isabelly Mariany Mendes Gurgel

Lais Leandro de Oliveira

Leticia Said Pinheiro Queiroz

Lívia Rafaele Gonçalves Lima

Lucas Maciel de Figueiredo Lima

Luiz Carlos Azevedo Costa Pereira Filho

Luiza Nascimento Otoni

Luna Helena de Oliveira Pereira

Luna Santos Jucá Corrêa Lima

Mariana Miranda Pupin

Monique Abad Alencar de Oliveira

Sarah Menna Barreto Ferreira

Saymon Pedroso de Oliveira

Thaylla Fernanda Silva Rocha

Yan Gabriel Firmino Rodrigues

Yasmin Peixoto da Silva Cerqueira

 


TAREFA PARA 02/08/2025- 10%

 


domingo, 27 de julho de 2025

 





 

sexta-feira, 25 de julho de 2025

PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 26/07/25.

 

Flávia Figueira Andrade * 

Gustavo Dias de Moura Apoitia *

Helena Rodriguês Barbosa *

Marcos Gabriel Brandão da Silva *

 

domingo, 13 de julho de 2025

 


 


sábado, 12 de julho de 2025

terça-feira, 8 de julho de 2025

PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 12/07/25.

 

Ana Carolina da Silva

Beatriz Helena Pires

Francisco Otávio Ribeiro Moreno

Gabriel Adriano Costa e Silva

Leticia Reis da Silva

Luiza Freire Falcioni

Maria Eduarda Rosa Martins

Miguel Batista da Silva Melo

segunda-feira, 7 de julho de 2025

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 12/07/25 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

Como criar uma fera em casa

Frei Betto

 

Comemora-se amanhã, 4 de junho, o Dia mundial contra a Agressão Infantil. Muitos adultos trazem no espírito marcas de agressões sofridas na infância: surras, ameaças feitas em nome do deus-terrorista que sente prazer em condenar ao inferno, humilhações de professores antipedagogos, abusos sexuais, torturas eufemisticamente qualificadas de castigos. 

A ausência de carinho é agressão freqüente. Um dia destes, no semáforo fechado, um garoto pediu-me dinheiro. Dei-lhe chicletes e, na breve troca de palavras, passei-lhe a mão na cabeça. Afastou-se rumo ao carro de trás. Seu amigo acercou-se de minha janela. “Não tenho mais nada para lhe dar”, adiantei. O menino olhou-me do fundo de seus mil anos de desamor: “O senhor passa a mão também na minha cabeça?” 

No reino animal, só os répteis geram a cria sem estabelecer com ela nenhuma aparente relação de afeto. Todos os outros animais se nutrem de pão e de beleza. O que dizer a respeito da beleza num mundo em que o pão é lixo e luxo? Lixo porque o Brasil desperdiça 40% dos alimentos que produz, sobretudo hortaliças e frutas; por falta de armazenamento e transporte adequados e de informações sobre o valor nutritivo de cascas, talos e folhas, joga-as fora. Luxo porque 100 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza. 

Não pode se sentir amada uma criança de pais ausentes de casa o dia todo ou angustiados pelo desemprego. Nem a que vive confinada num barraco sem espaço físico e mental, asfixiada por clima de violência. 

Hoje, a agressão à infância é multifacetada: guerras militarizam crianças, prostituição infantil, menores abandonados, consumo e tráfico de drogas, extração de órgãos, trabalho escravo, etc. 

[...] 

É possível que a mais freqüente agressão à infância resida na falta de relação afetiva e dialógica entre pais e filhos. Há pais impacientes que tentam subornar os filhos entregues à babá eletrônica. 

Dedicados a acumular dinheiro, viajar, desfrutar da vida social, cuidar de sua carreira profissional, muitos pais dariam um passo importante se reservassem para os filhos o mesmo tempo cotidiano que passam grudados ao telefone. Esquecem que há em casa um ser em crescimento que não quer senão colo, carinho, atenção. Enfim, alguém que lhe passe a mão na cabeça, de preferência com amor. 

 


Vamos analisar alguns parágrafos do texto:

01) (1º parágrafo) Qual a ideia principal desse parágrafo?

a) O autor afirma que muitos adultos trazem no espírito, marcas de agressões sofridas na infância;

b) O autor desmistifica o castigo como algo Divino e o impõe como algo social e viável;

c) O autor se vale da crença popular de que surras e ameaças são feitas em nome de Deus;

d) O autor defende a opressão familiar dentro do lar como forma de educação;

e) nra.

 

02) (2º parágrafo) Assinale a alternativa incorreta de acordo com esse parágrafo: 

a) A forma de agressão que o autor trata em seu texto é sobre a ausência de carinho;

b) O autor ilustra a falta de carinho como uma forma de agressão, através de uma mini narrativa;

c) Ao final do texto esse recurso faz com que o ator retome a história, indiretamente, para concluir o seu raciocínio;

d) A história do menino, que se entrelaça com suas ideias, tem um final trágico;

e) Há um quê de gratidão e também de carência na fala final do menino.

 

03) (3º parágrafo) Assinale a alternativa correta em relação ao terceiro parágrafo:

a) O primeiro período deste parágrafo, é uma afirmativa de ordem geral em que o autor se vale de uma comparação entre animais e répteis;

b) Para sustentar a resposta sua própria pergunta, o autor se utiliza de dados estatísticos;

c) O autor joga com duas palavras para dar o impacto ao que afirma: luxo e riqueza;

d) O significado da palavra pão neste parágrafo, é o de saúde;

e) nra.

 

04) (4º parágrafo) O autor trata de crianças que não se sente amadas. Dentre as alternativas abaixo, qual não é causa de desamor citada pelo texto?

a) Pais ausentes;

b) País angustiados com desemprego;

c) Crianças confinadas em barracos;

d) Crianças asfixiadas pelo clima da violência;

e) Mães que não conseguem cuidar de seus filhos pelo fato de serem solteiras.

 

05) Observe o período abaixo:

Dedicados a acumular dinheiro, viajar, desfrutar da vida social, cuidar de sua carreira profissional, muitos pais dariam um passo importante se reservassem para os filhos o mesmo tempo cotidiano que passam grudados ao telefone.

 

Em qual das alternativas abaixo, temos Complemento Nominal?

a) social

b) carreira profissional

c) importante

d) mesmo tempo

e) ao telefone

 

06) Em qual das alternativas abaixo, é apresentado um Agente da Passiva?

a) “O senhor passa a mão também na minha cabeça?” 

b) O que dizer a respeito da beleza num mundo em que o pão é lixo e luxo?

c) Luxo porque 100 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza. 

d) Nem a que vive confinada num barraco sem espaço físico e mental, asfixiada por clima de violência. 

e) Hoje, a agressão à infância é multifacetada: guerras militarizam crianças, ...

TAREFAS

 


domingo, 6 de julho de 2025