Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 24/05/25.
Daniel Midon de Souza |
Marcos Gabriel Brandão da Silva |
Maria Luisa Sicheski Rosa Morilha |
Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 24/05/25.
Daniel Midon de Souza |
Marcos Gabriel Brandão da Silva |
Maria Luisa Sicheski Rosa Morilha |
Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não
deixar que sejam desclassificadas.
A CIDADE DOS RESMUNGOS
Willian J. Bennett
Era uma vez um lugar chamado Cidade dos Resmungos, onde
todos resmungavam, resmungavam, resmungavam. No verão, resmungavam que estava
muito quente. No inverno, que estava muito frio. Quando chovia, as crianças
choramingavam porque não podiam sair. Quando fazia sol, reclamavam que não
tinham o que fazer. Os vizinhos queixavam-se uns dos outros, os pais
queixavam-se dos filhos, os irmãos das irmãs. Todos tinham um problema, e todos
reclamavam que alguém deveria fazer alguma coisa.
Um dia chegou à cidade um mascate carregando um enorme
cesto às costas. Ao perceber toda aquela inquietação e choradeira, pôs o cesto
no chão e gritou:
- Ó cidadãos deste belo lugar! Os campos estão
abarrotados de trigo, os pomares carregados de frutas. As cordilheiras são
cobertas de florestas espessas, e os vales banhados por rios profundos. Jamais
vi um lugar abençoado por tantas conveniências e tamanha abundância. Por que
tanta insatisfação? Aproximem-se, e eu lhes mostrarei o caminho da felicidade.
Ora, a camisa do mascate estava rasgada e puída. Havia
remendos nas calças e buracos nos sapatos. As pessoas riram ao pensar que
alguém como ele pudesse mostrar-lhes como ser feliz. Mas enquanto riam, ele
puxou uma corda comprida do cesto e a esticou entre dois postes na praça da
cidade.
Então, segurando o cesto diante de si, gritou:
- Povo desta cidade! Aqueles que estiverem insatisfeitos
escrevam seus problemas num pedaço de papel e ponham dentro deste cesto.
Trocarei seus problemas por felicidade!
A multidão se aglomerou ao seu redor. Ninguém hesitou
diante da chance de se livrar dos problemas. Todo homem, mulher e criança da
vila rabiscou sua queixa num pedaço de papel e jogou no cesto.
Eles observaram o mascate pegar cada problema e
pendurá-lo na corda. Quando ele terminou, havia problemas tremulando em cada
polegada da corda, de um extremo a outro.
Então ele disse:
- Agora cada um de vocês deve retirar desta linha mágica
o menor problema que puder encontrar.
Todos correram para examinar os problemas. Procuraram,
manusearam os pedaços de papel e ponderaram, cada qual tentando escolher o
menor problema. Depois de algum tempo a corda estava vazia.
Eis que cada um segurava o mesmíssimo problema que havia
colocado no cesto. Cada pessoa havia escolhido o seu próprio problema, julgando
ser ele o menor na corda.
Daí por diante, o povo daquela cidade deixou de resmungar
o tempo todo. E sempre que alguém sentia o desejo de resmungar ou reclamar,
pensava no mascate e na sua corda mágica.
BENNETT, William J. A cidade dos Resmungos. O Livro das
virtudes;
II – Compasso Moral. Rio de Janeiro, Nova Fronteira,
1995. p.534-5.
01) Observe:
“Era uma vez um lugar chamado Cidade dos Resmungos, onde todos resmungavam, resmungavam, resmungavam.”
Reescrevendo o fragmento acima destacado,
empregando uma única vez o verbo e sem alterar o sentido, não teríamos:
a) ... onde todos resmungavam demais.
b) ... onde todos resmungavam exageradamente.
c) ... onde todos resmungavam muito.
d) ... onde todos resmungavam em demasia.
e) ... onde todos resmungavam rapidamente.
02) Relendo o primeiro parágrafo, vemos que
há muitos pronomes indefinidos. Por que o autor teria empregado tantas vezes
esta classe gramatical?
a) para deixar os personagens incógnitos.
b) pela necessidade de generalizar os agentes
dos fatos narrados.
c) para expor os resmungos como algo
universal, que ultrapassa os limites daquela cidade.
d) para facilitar a compreensão do texto.
e) nra
03) Sobre o texto, é correto afirmar que:
a) o autor deu a profissão de mascate ao
personagem pois, somente alguém de fora poderia enxergar os aspectos positivos
da cidade e chamar a atenção das pessoas para estes aspectos.
b) A felicidade prometida pelo mascate
consistia em cada um descobrir que seus problemas eram pequenos, se comparados
aos problemas de infraestrutura da cidade
c) “Quando ele terminou, havia problemas
tremulando em cada polegada da corda,...” – estes problemas eram pedaços de
papel com a descrição pessoal de cada habitante da cidade.
d) os termos “daí por diante”, e “corda
mágica” são termos que comprovam que a lição do mascate provocou efeitos
duradouros.
e) nra
04) O texto lido foi extraído a obra intitulada “O Livro das Virtudes”. Que virtude a narrativa exemplifica de forma predominante?
a) Honestidade
b) Justiça
c) Sabedoria
d) Coragem
e) Solidariedade
05)
De acordo com o novo Acordo Ortográfico, que passou a valer a partir de 2016 no
Brasil, aponte se o termo em destaque em cada período está (C) Correto, ou (E)
Errado. Depois marque a alternativa que contenha a sequência correta das
respostas:
a) C – E – C – E – E
b) C – E – C – E – C
c) C – C – C – E – C
d) E – E – E – E – C
e) E – C – C – E – E
06)
Com a promulgação do Acordo Ortográfico de 2016, o trema foi definitivamente
abolido de termos da Língua Portuguesa. Sendo assim, em qual das palavras abaixo,
o termo está corretamente escrito?
07)
Nas alternativas abaixo, todos os termos estão ortograficamente corretos, com
exceção da alternativa:
a) réis, véu, dói
b) cajá – até – jiló
c) odisséia – camélia – messiânico
d) ideia – papeis – papel
e) jiboia – tuiuiú – jaburu
08) Aponte a alternativa onde o termo em
destaque encontra-se incorreto:
a) Ele apara seu pelo, pelo método antigo.
b) Não é necessário pôr mais roupa na
máquina.
c) Gosto mais de maçã do que de pera.
d) Quando você pôde, nada fez!
e) Se a empresa pára, custos aumentam.
09) Em qual dos termos abaixo, o uso do hífen
encontra-se correto?
a) auto – estima
b) contra – regra
c) auto – retrato
d) semi – novo
e) inter – regional
Hoje tive a alegria de reencontrar meu ex-eterno aluno Jeferson Jorge Almeida Conceição, que fez meu curso em 2016, e hoje é um grande empreendedor, dono da Imperial Moda Masculina (@impeimports).
Parabéns meu querido! Tudo que conseguiu é fruto de sua perseverança e força de vontade! Que história linda!
Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 17/05/25.
Ana Carolina da Silva |
Francisco Otávio Ribeiro Moreno |
Gabriel Adriano Costa e Silva |
Leticia Reis da Silva |
Luiza Freire Falcioni |
Maria Eduarda Rosa Martins |
Miguel Batista da Silva Melo |
Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e
não deixar que sejam desclassificadas.
01)
Resolva cada uma das raízes quadradas abaixo. Depois, calcule a expressão e
marque a alternativa que contenha seu resultado correto:
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a)
-2
b)
0
c)
4
d)
8
e)
11
02)
Calcule a raiz e marque a alternativa que contenha seu resultado correto:
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a)
54
b)
58
c)
63
d)
64
e)
66
03)
Marque a alternativa em que a igualdade encontra-se incorreta:
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
04)
Resolva cada uma das raízes abaixo. Depois, calcule a expressão e marque a
alternativa que contenha seu resultado correto:
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a)
– 7
b)
– 3
c)
0
d)
1
e)
5
05)
Calcule a raiz e marque a alternativa que contenha seu resultado correto:
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a)
-0,666...
b)
-0,12
c)
-0,3333...
d)
4
e)
-4
06)
Suzana resolveu uma expressão e com na fração abaixo como resultado. Seu professor
disse que o resultado estava “incompleto”; que ainda faltava desenvolver mais. Sendo
assim sabendo que o resultado de Suzana está correto mas incompleto, qual seria
o resultado correto final?
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
07)
Decomponha cada uma das raízes abaixo. Depois, calcule a expressão e marque a
alternativa que contenha seu resultado correto:
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 10/05/25.
Abner Gabriel Linhares Alvarenga |
Anelise Arruda Belmonte |
Annalyz
de Oliveira Correia * |
Carion Vinicius Siqueira de Souza |
Edgar Platyon de Souza Paes |
Eloize
Rinaê dos Santos Thomé * |
Gabriel Graffitti Lara |
Maria Eduarda Ferretti da Rosa |
Pedro Henrique Alves de Oliveira Silva |
Quenã Alexandre Novais |
Thaylla
Fernanda Silva Rocha * |
Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para
realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
01)
Aponte a alternativa onde o resultado é – 1?
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
02)
Calcule o valor da incógnita abaixo e marque a alternativa que contenha o resultado
correto:
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a) 9/4
b) – 9/4
c) – 3/2
d) 3/2
e) 3/4
03)
Calcule o valor da incógnita abaixo e marque a alternativa que contenha o resultado
correto:
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a) 1
b) 4
c) 5
d) 8
e) 10
04) Calcule o
valor da incógnita abaixo e marque a alternativa que contenha o resultado
correto:
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a) 1
b) 9
c) 12
d) 18
e) 81
05)
Calcule o valor da incógnita abaixo e marque a alternativa que contenha o resultado
correto:
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
- 2 (x + 3) + 4 (x + 1) = 2x + (- 2x)
a) - 1
b) - 2
c) 1
d) 2
e) 3
Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
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realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
O PEQUENO REI VIRA-LATA
Todas as tardes, lá estava ele. Longe dos outros, o
garoto se sentava na sombra do arvoredo, com as costas contra o tronco de uma
árvore e a cabeça inclinada. Os dedos de sua mão direita dançavam debaixo do
seu queixo, dançavam sem parar como se ele estivesse coçando o peito com uma
incontida alegria, e ao mesmo tempo sua mão esquerda, suspensa no ar, se abria
e fechava em pulsações rápidas. Os outros tinham aceitado, sem perguntas, o
hábito.
O cão se sentava, sobre as patas de trás, ao seu lado. E
ali ficavam até a chegada da noite. O cão paralisava as orelhas e o garoto, com
a testa franzida atrás da cortina de cabelos sem cor, dava liberdade aos seus
dedos para que se movessem no ar. Os dedos estavam livres e vivos, vibrando na
altura de seu peito, e das pontas dos dedos nascia o rumor do vento entre os
galhos dos eucaliptos e o repicar da chuva nos telhados, nasciam as vozes das
lavadeiras no rio e o bater das asas dos passarinhos que voavam, ao meio-dia,
com os bicos abertos pela sede. Às vezes, dos dedos brotava, de puro
entusiasmo, um galope de cavalos; os cavalos vinham galopando pela terra, o
ruído dos cascos sobre as colinas, e os dedos se enlouqueciam na celebração. O
ar cheirava a miosótis e ervilha-de-cheiro.
Um dia, os outros deram-lhe de presente um violão. O
garoto acariciou a madeira da caixa, lustrosa e boa de se tocar, e as seis
cordas ao longo do diapasão. E ele pensou: que sorte. Pensou: agora, tenho
dois.
Eduardo Galeano. Vagamundo, 1973.
01)
No texto o narrador dá destaque a uma oposição entre as orelhas do cão e os
dedos do menino. Qual?
a) As
orelhas do cão e do menino são claramente diferentes;
b) Em
quantos dedos do menino se movimentam livres, as orelhas do cão ficavam
paralisadas;
c) As
orelhas do cão se movimentavam a partir do momento em que o menino movimentava
seus dedos;
d) Havia
um sinal de ordenamento entre os dedos do menino e as orelhas do cão;
e) As
orelhas do cão guiavam o movimento dos dedos do menino.
02)
Sobre o texto é correto dizer que:
a) A
palavra violão aparece apenas no último parágrafo do texto,
sendo impossível detectá-la nos parágrafos anteriores;
b) No
primeiro parágrafo, ao se referir aos movimentos dos dedos do garoto, o
escritor empregou o verbo dançar ao invés de movimentar, o
que não fez diferença em sua sinonímia para o texto;
c) O
texto não informa, mas podemos saber que esse garoto era canhoto;
d) No
trecho "... bater das asas dos passarinhos que voavam, ao
meio-dia, com os bicos abertos pela sede.", o adjunto adverbial
destacado reforça a ideia de que os pássaros estavam com sede pois, localiza o
fato no momento, teoricamente, mais fresco daquele dia;
e) Além
da audição e da visão o narrador faz referência indireta a outro sentido
humano: o tato
03)
Em que trecho do conto fica mais intensa a mistura de fantasia e realidade?
a) Quando
o garoto se senta na sombra do arvoredo encostado na árvore;
b) Quando
suas pulsações se mostram aceleradas ao suspender no ar sua mão esquerda;
c) Quando
o cão finalmente senta-se ao seu lado sobre as patas;
d) Quando
ele ganha um violão;
e) Quando
parece que os cavalos começam a galopar pela terra.
04) Observe o trecho abaixo, retirado do texto:
“Longe dos outros, o garoto se
sentava na sombra do arvoredo, com as costas contra
o tronco de uma árvore e a cabeça inclinada.”
Levando-se em conta os termos sublinhados, podemos
afirmar que há:
a) 5 artigos
b) 3 conjunções
c) 2 conjunções
d) 5 preposições
e) 6 preposições
05)
Em “..., dançavam sem parar como se ele
estivesse coçando o peito...” o termo
sublinhado pode ser classificado como:
a) Artigo
b) Conjunção
c) Preposição
d) Interjeição
e) nra
06) Relacione as colunas de forma a
classificar as interjeições presentes nas frases da 4ª coluna. Depois marque a
alternativa que contenha a sequência correta das respostas:
a) A – E –
D – C – B
b) C – A –
D – E – B
c) D – A –
C – B – E
d) E – C –
D – A – B
e) B – D –
A – E – C