terça-feira, 20 de maio de 2025

PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 24/05/25.

 

Daniel Midon de Souza

Marcos Gabriel Brandão da Silva

Maria Luisa Sicheski Rosa Morilha

 


segunda-feira, 19 de maio de 2025

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 24/05/25 – VALE 10,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.htmlpara realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

A CIDADE DOS RESMUNGOS

Willian J. Bennett

 

Era uma vez um lugar chamado Cidade dos Resmungos, onde todos resmungavam, resmungavam, resmungavam. No verão, resmungavam que estava muito quente. No inverno, que estava muito frio. Quando chovia, as crianças choramingavam porque não podiam sair. Quando fazia sol, reclamavam que não tinham o que fazer. Os vizinhos queixavam-se uns dos outros, os pais queixavam-se dos filhos, os irmãos das irmãs. Todos tinham um problema, e todos reclamavam que alguém deveria fazer alguma coisa.

Um dia chegou à cidade um mascate carregando um enorme cesto às costas. Ao perceber toda aquela inquietação e choradeira, pôs o cesto no chão e gritou:

- Ó cidadãos deste belo lugar! Os campos estão abarrotados de trigo, os pomares carregados de frutas. As cordilheiras são cobertas de florestas espessas, e os vales banhados por rios profundos. Jamais vi um lugar abençoado por tantas conveniências e tamanha abundância. Por que tanta insatisfação? Aproximem-se, e eu lhes mostrarei o caminho da felicidade.

Ora, a camisa do mascate estava rasgada e puída. Havia remendos nas calças e buracos nos sapatos. As pessoas riram ao pensar que alguém como ele pudesse mostrar-lhes como ser feliz. Mas enquanto riam, ele puxou uma corda comprida do cesto e a esticou entre dois postes na praça da cidade.

Então, segurando o cesto diante de si, gritou:

- Povo desta cidade! Aqueles que estiverem insatisfeitos escrevam seus problemas num pedaço de papel e ponham dentro deste cesto. Trocarei seus problemas por felicidade!

A multidão se aglomerou ao seu redor. Ninguém hesitou diante da chance de se livrar dos problemas. Todo homem, mulher e criança da vila rabiscou sua queixa num pedaço de papel e jogou no cesto.

Eles observaram o mascate pegar cada problema e pendurá-lo na corda. Quando ele terminou, havia problemas tremulando em cada polegada da corda, de um extremo a outro.

Então ele disse:

- Agora cada um de vocês deve retirar desta linha mágica o menor problema que puder encontrar.

Todos correram para examinar os problemas. Procuraram, manusearam os pedaços de papel e ponderaram, cada qual tentando escolher o menor problema. Depois de algum tempo a corda estava vazia.

Eis que cada um segurava o mesmíssimo problema que havia colocado no cesto. Cada pessoa havia escolhido o seu próprio problema, julgando ser ele o menor na corda.

Daí por diante, o povo daquela cidade deixou de resmungar o tempo todo. E sempre que alguém sentia o desejo de resmungar ou reclamar, pensava no mascate e na sua corda mágica.

 


BENNETT, William J. A cidade dos Resmungos. O Livro das virtudes;

II – Compasso Moral. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1995. p.534-5.

  

01) Observe: 

“Era uma vez um lugar chamado Cidade dos Resmungos, onde todos resmungavam, resmungavam, resmungavam.” 

Reescrevendo o fragmento acima destacado, empregando uma única vez o verbo e sem alterar o sentido, não teríamos:

a) ... onde todos resmungavam demais.

b) ... onde todos resmungavam exageradamente.

c) ... onde todos resmungavam muito.

d) ... onde todos resmungavam em demasia.

e) ... onde todos resmungavam rapidamente.

 

02) Relendo o primeiro parágrafo, vemos que há muitos pronomes indefinidos. Por que o autor teria empregado tantas vezes esta classe gramatical?

a) para deixar os personagens incógnitos.

b) pela necessidade de generalizar os agentes dos fatos narrados.

c) para expor os resmungos como algo universal, que ultrapassa os limites daquela cidade.

d) para facilitar a compreensão do texto.

e) nra

 

03) Sobre o texto, é correto afirmar que:

a) o autor deu a profissão de mascate ao personagem pois, somente alguém de fora poderia enxergar os aspectos positivos da cidade e chamar a atenção das pessoas para estes aspectos.

b) A felicidade prometida pelo mascate consistia em cada um descobrir que seus problemas eram pequenos, se comparados aos problemas de infraestrutura da cidade

c) “Quando ele terminou, havia problemas tremulando em cada polegada da corda,...” – estes problemas eram pedaços de papel com a descrição pessoal de cada habitante da cidade.

d) os termos “daí por diante”, e “corda mágica” são termos que comprovam que a lição do mascate provocou efeitos duradouros.

e) nra

 

04) O texto lido foi extraído a obra intitulada “O Livro das Virtudes”. Que virtude a narrativa exemplifica de forma predominante?

a) Honestidade

b) Justiça

c) Sabedoria

d) Coragem

e) Solidariedade

 

05) De acordo com o novo Acordo Ortográfico, que passou a valer a partir de 2016 no Brasil, aponte se o termo em destaque em cada período está (C) Correto, ou (E) Errado. Depois marque a alternativa que contenha a sequência correta das respostas: 

 


a) C – E – C – E – E

b) C – E – C – E – C

c) C – C – C – E – C

d) E – E – E – E – C

e) E – C – C – E – E

 

06) Com a promulgação do Acordo Ortográfico de 2016, o trema foi definitivamente abolido de termos da Língua Portuguesa. Sendo assim, em qual das palavras abaixo, o termo está corretamente escrito?

 


07) Nas alternativas abaixo, todos os termos estão ortograficamente corretos, com exceção da alternativa:

a) réis, véu, dói

b) cajá – até – jiló

c) odisséia – camélia – messiânico

d) ideia – papeis – papel

e) jiboia – tuiuiú – jaburu

 

08) Aponte a alternativa onde o termo em destaque encontra-se incorreto:

a) Ele apara seu pelo, pelo método antigo.

b) Não é necessário pôr mais roupa na máquina.

c) Gosto mais de maçã do que de pera.

d) Quando você pôde, nada fez!

e) Se a empresa pára, custos aumentam.

 

09) Em qual dos termos abaixo, o uso do hífen encontra-se correto?

a) auto – estima

b) contra – regra

c) auto – retrato

d) semi – novo

e) inter – regional

 


QUE ORGULHO!

Hoje tive a alegria de reencontrar meu ex-eterno aluno Jeferson Jorge Almeida Conceição, que fez meu curso em 2016, e hoje é um grande empreendedor, dono da Imperial Moda Masculina (@impeimports).

Parabéns meu querido! Tudo que conseguiu é fruto de sua perseverança e força de vontade! Que história linda!


sábado, 17 de maio de 2025

segunda-feira, 12 de maio de 2025

 


PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 17/05/25.

 

Ana Carolina da Silva

Francisco Otávio Ribeiro Moreno

Gabriel Adriano Costa e Silva

Leticia Reis da Silva

Luiza Freire Falcioni

Maria Eduarda Rosa Martins

Miguel Batista da Silva Melo

 

TAREFA DE MATEMÁTICA PARA 17/05/25 – VALE 10,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

01) Resolva cada uma das raízes quadradas abaixo. Depois, calcule a expressão e marque a alternativa que contenha seu resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 


a) -2

b) 0

c) 4

d) 8

e) 11

 

02) Calcule a raiz e marque a alternativa que contenha seu resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 


a) 54

b) 58

c) 63

d) 64

e) 66

 

03) Marque a alternativa em que a igualdade encontra-se incorreta:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 


04) Resolva cada uma das raízes abaixo. Depois, calcule a expressão e marque a alternativa que contenha seu resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 


a) – 7

b) – 3

c) 0

d) 1

e) 5

 

05) Calcule a raiz e marque a alternativa que contenha seu resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 


a) -0,666...

b) -0,12

c) -0,3333...

d) 4

e) -4

 

06) Suzana resolveu uma expressão e com na fração abaixo como resultado. Seu professor disse que o resultado estava “incompleto”; que ainda faltava desenvolver mais. Sendo assim sabendo que o resultado de Suzana está correto mas incompleto, qual seria o resultado correto final?

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 


07) Decomponha cada uma das raízes abaixo. Depois, calcule a expressão e marque a alternativa que contenha seu resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 


 

 


 


domingo, 11 de maio de 2025

sábado, 10 de maio de 2025

segunda-feira, 5 de maio de 2025

PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 10/05/25.

 

Abner Gabriel Linhares Alvarenga

Anelise Arruda Belmonte

Annalyz de Oliveira Correia *

Carion Vinicius Siqueira de Souza

Edgar Platyon de Souza Paes

Eloize Rinaê dos Santos Thomé *

Gabriel Graffitti Lara

Maria Eduarda Ferretti da Rosa

Pedro Henrique Alves de Oliveira Silva

Quenã Alexandre Novais 

Thaylla Fernanda Silva Rocha *

 

 


TAREFA DE MATEMÁTICA PARA 10/05/25 – VALE 5,0%

 Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

01) Aponte a alternativa onde o resultado é – 1?

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 


 





02) Calcule o valor da incógnita abaixo e marque a alternativa que contenha o resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 


a) 9/4

b) – 9/4

c) – 3/2

d) 3/2

e) 3/4

 

03) Calcule o valor da incógnita abaixo e marque a alternativa que contenha o resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 


a) 1

b) 4

c) 5

d) 8

e) 10

 

04) Calcule o valor da incógnita abaixo e marque a alternativa que contenha o resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 


a) 1

b) 9

c) 12

d) 18

e) 81

 

05) Calcule o valor da incógnita abaixo e marque a alternativa que contenha o resultado correto:

obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.

 

- 2 (x + 3) + 4 (x + 1) = 2x + (- 2x)

 

a) - 1

b) - 2

c) 1

d) 2

e) 3


TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 10/05/25 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

O PEQUENO REI VIRA-LATA

 

Todas as tardes, lá estava ele. Longe dos outros, o garoto se sentava na sombra do arvoredo, com as costas contra o tronco de uma árvore e a cabeça inclinada. Os dedos de sua mão direita dançavam debaixo do seu queixo, dançavam sem parar como se ele estivesse coçando o peito com uma incontida alegria, e ao mesmo tempo sua mão esquerda, suspensa no ar, se abria e fechava em pulsações rápidas. Os outros tinham aceitado, sem perguntas, o hábito.

O cão se sentava, sobre as patas de trás, ao seu lado. E ali ficavam até a chegada da noite. O cão paralisava as orelhas e o garoto, com a testa franzida atrás da cortina de cabelos sem cor, dava liberdade aos seus dedos para que se movessem no ar. Os dedos estavam livres e vivos, vibrando na altura de seu peito, e das pontas dos dedos nascia o rumor do vento entre os galhos dos eucaliptos e o repicar da chuva nos telhados, nasciam as vozes das lavadeiras no rio e o bater das asas dos passarinhos que voavam, ao meio-dia, com os bicos abertos pela sede. Às vezes, dos dedos brotava, de puro entusiasmo, um galope de cavalos; os cavalos vinham galopando pela terra, o ruído dos cascos sobre as colinas, e os dedos se enlouqueciam na celebração. O ar cheirava a miosótis e ervilha-de-cheiro.

Um dia, os outros deram-lhe de presente um violão. O garoto acariciou a madeira da caixa, lustrosa e boa de se tocar, e as seis cordas ao longo do diapasão. E ele pensou: que sorte. Pensou: agora, tenho dois.

 


Eduardo Galeano. Vagamundo, 1973.

 

01) No texto o narrador dá destaque a uma oposição entre as orelhas do cão e os dedos do menino. Qual?

a) As orelhas do cão e do menino são claramente diferentes;

b) Em quantos dedos do menino se movimentam livres, as orelhas do cão ficavam paralisadas;

c) As orelhas do cão se movimentavam a partir do momento em que o menino movimentava seus dedos;

d) Havia um sinal de ordenamento entre os dedos do menino e as orelhas do cão;

e) As orelhas do cão guiavam o movimento dos dedos do menino.

 

02) Sobre o texto é correto dizer que:

a) A palavra violão aparece apenas no último parágrafo do texto, sendo impossível detectá-la nos parágrafos anteriores;

b) No primeiro parágrafo, ao se referir aos movimentos dos dedos do garoto, o escritor empregou o verbo dançar ao invés de movimentar, o que não fez diferença em sua sinonímia para o texto;

c) O texto não informa, mas podemos saber que esse garoto era canhoto;

d) No trecho "... bater das asas dos passarinhos que voavam, ao meio-dia, com os bicos abertos pela sede.", o adjunto adverbial destacado reforça a ideia de que os pássaros estavam com sede pois, localiza o fato no momento, teoricamente, mais fresco daquele dia;

e) Além da audição e da visão o narrador faz referência indireta a outro sentido humano: o tato

 

03) Em que trecho do conto fica mais intensa a mistura de fantasia e realidade?

a) Quando o garoto se senta na sombra do arvoredo encostado na árvore;

b) Quando suas pulsações se mostram aceleradas ao suspender no ar sua mão esquerda;

c) Quando o cão finalmente senta-se ao seu lado sobre as patas;

d) Quando ele ganha um violão;

e) Quando parece que os cavalos começam a galopar pela terra.

 

04) Observe o trecho abaixo, retirado do texto:

“Longe dos outros, o garoto se sentava na sombra do arvoredo, com as costas contra o tronco de uma árvore e a cabeça inclinada.”

Levando-se em conta os termos sublinhados, podemos afirmar que há:

a) 5 artigos

b) 3 conjunções  

c) 2 conjunções

d) 5 preposições

e) 6 preposições

 

05) Em “..., dançavam sem parar como se ele estivesse coçando o peito...” o termo sublinhado pode ser classificado como:

a) Artigo

b) Conjunção  

c) Preposição  

d) Interjeição  

e) nra

 

06) Relacione as colunas de forma a classificar as interjeições presentes nas frases da 4ª coluna. Depois marque a alternativa que contenha a sequência correta das respostas:

 


a) A – E – D – C – B

b) C – A – D – E – B

c) D – A – C – B – E

d) E – C – D – A – B  

e) B – D – A – E – C