segunda-feira, 6 de junho de 2022

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 11/06/22 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.htmlpara realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

A MORTE DOS GIRASSÓIS

Caio Fernando Abreu

 

Mudando de assunto sem mudar propriamente, tenho aprendido muito com o jardim. Os girassóis, por exemplo, que vistos assim de fora parecem flores simples, fáceis, até um pouco brutas.

Pois não são. Girassol leva tempo se preparando, cresce devagar enfrentando mil inimigos, formigas vorazes, caracóis do mal, ventos destruidores. Depois de meses, um dia pá! Lá está o botãozinho todo catita, parece que já vai abrir.
Mas leva tempo, ele também, se produzindo. Eu cuidava, cuidava, e nada. Viajei por quase um mês no verão, quando voltei, a casa tinha sido pintada, muro inclusive, e vários girassóis estavam quebrados. Fiquei uma fera. Gritei com o pintor: “Mas o senhor não sabe que as plantas sentem dor que nem a gente?” O homem ficou me olhando tão pálido quanto aquele vizinho. Não, ele não sabe, entendi. E fui cuidar do que restava, que é sempre o que se deve fazer.

Porque tem outra coisa: girassol quando abre flor, geralmente despenca. O talo é frágil demais para a própria flor, compreende? Então, como se não suportasse a beleza que ele mesmo engendrou, cai por terra, exausto da própria criação esplêndida. Pois conheço poucas coisas mais esplêndidas, o adjetivo é esse, do que um girassol aberto.

Alguns amarrei com cordões em estacas, mas havia um tão quebrado que nem dei muita atenção, parecia não valer a pena. Só apoiei-o numa espada-de-são-jorge com jeito, e entreguei a Deus. Pois no dia seguinte, lá estava ele todo meio empinado de novo, tortíssimo, mas dispensando o apoio da espada. Foi crescendo assim precário, feinho, fragilíssimo. Quando parecia quase bom, crau! Veio uma chuva medonha e deitou-o por terra. Pela manhã estava todo enlameado, mas firme. Aí me veio a idéia: cortei-o com cuidado e coloquei-o aos pés do Buda chinês de mãos quebradas que herdei de Vicente Pereira. Estava tão mal que o talo pendia cheio dos ângulos das fraturas, a flor ficava assim meio de cabeça baixa e de costas para o Buda. Não havia como endireitá-lo.

Na manhã seguinte, juro, ele havia feito um giro completo sobre o próprio eixo e estava com a corola toda aberta, iluminada, voltada exatamente para o sorriso do Buda. Os dois pareciam sorrir um para o outro. Um com o talo torto, outro com as mãos quebradas. Durou pouco, girassol dura pouco, uns três dias. Então peguei e joguei-o pétala por pétala, depois o talo e a corola entre as alamandas da sacada, para que caíssem no canteiro lá embaixo e voltassem a ser pó, húmus misturado à terra, depois não sei ao certo, voltasse à tona fazendo parte de uma rosa, palma-de-santa-rita lírio ou azaléia, vai saber que tramas armam as raízes lá embaixo no escuro, em segredo.


 

01) O cronista inicia o texto com a afirmativa: “[...] tenho aprendido muito com o jardim.” e descreve sua experiência com os girassóis. Segundo o texto, qual foi o pior inimigo dos girassóis?

a) O muro

b) A pintura do muro

c) Os girassóis

d) Os girassóis quebrados

e) nra

 

02) Por que os demais inimigos podem ser considerados menos nocivos ao girassol?

a) Porque formigas, caracóis, ventos fazem parte da natureza e nem sempre agem todos ao mesmo tempo, o que possibilita a recuperação das plantas.

b) Porque os girassóis possuem um sobrevida muito forte, o que impede que elementos da natureza interfira em seu desenvolvimento.

c) Porque, diferente da ação do homem, os demais inimigos podem ser vencidos.

d) Porque leva tempo para vence-los.

e) nra

 

03) O narrador faz uso de palavras que personificam o girassol, dando-lhe características humanas. Qual dos trechos a seguir, a parte em que o girassol aparece personificado, está incorreto de acordo com sua explicação?

a) “de cabeça baixa e de costas para o Buda” - “Estava tão mal que o talo pendia cheio de ângulos das fraturas, a flor ficava assim meio de cabeça baixa e de costas para o Buda.”      

b) “exausto da própria criação esplêndida” - “Então, como se não suportasse a beleza que ele mesmo engendrou, caia por terra, exausto da própria criação esplêndida”

c) “Os dois pareciam sorrir um para o outro.”- “Na manhã seguinte, juto, ele havia feito um giro completo sobre o próprio eixo e estava com a corola toda aberta, iluminada, voltada exatamente para o sorriso do Buda. Os dois pareciam sorrir um para o outro. Um com o talo torto, outro com as mãos quebradas.”  

d) “Veio uma chuva medonha e deitou-o por terra. Pela manhã estava todo enlameado, mas firme.” – “Sofria com  a seca que, deturpava sua beleza.”

e) nra

 

04) O narrador usa adjetivos que enfatizam diferentes aspectos do girassol, como nos trechos a seguir. Qual das alternativas abaixo, não se vê a utilização dos adjetivos destacados enfatizando corretamente o girassol?

a) “Pois conheço poucas coisas mais esplêndidas, o adjetivo é esse, do que um girassol aberto.” (a beleza da flor)

b) “Pois no dia seguinte, lá estava ele com todo empinado de novo, tortíssimo, mas dispensado o apoio da espada.”( a capacidade de recuperação)

c) “O talo é frágil demais para a própria flor, compreende?”( a fragilidade)

d)“Foi crescendo assim precário, feinho, fragilíssimo.”(a estabilidade)

 

05) Ao descrever o que aconteceu com o girassol, após a pintura do muro, o narrador diz: “E fui cuidar do que restava, que é sempre o que se deve fazer.” Essa frase:

a) pode ser um alerta em relação à natureza, à humanidade e aos animais.

b) pode ser um alerta para que as pessoas protejam e cuidem do que ainda resta na natureza.

c) pode ser um alerta tentando evitar a evolução.

d) Não é um alerta.

e) nra

 

06) Abaixo, foram selecionados trechos do texto com Conjunções em destaque. Aponte a alternativa onde o termo sublinhado não é conjunção.

a) Os dois pareciam sorrir um para o outro.

b) Não havia como endireitá-lo.

c) Um com o talo torto, outro com as mãos quebradas.

d) ... mas havia um tão quebrado que nem dei muita atenção.

e) Porque tem outra coisa: girassol quando abre flor, geralmente despenca.

 

07) Classifique cada interjeição presente nas frases utilizando os códigos abaixo:

A – Interjeição de Alívio

B – Interjeição de Saudação

C – Interjeição de Dor

D – Interjeição de Chamamento

E – Interjeição de Espanto

 

(    ) Ai! Torci meu joelho no meio fio.

(    ) Meu Deus! Que miséria!

(    ) Ei menina! Olhe para mim!    

(    ) Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho!

(    ) Adeus, crianças!

 

Agora marque a alternativa que contenha a sequência correta das respostas:

a) E – D – A – B – C

b) C – E – D – A – B

c) D – A – B – C – E

d) A – B – C – E – D

e) B – C – E – D – A