Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e
não deixar que sejam desclassificadas.
Quero
Carlos Drummond de Andrade
Quero
que todos os dias do ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 em 5 minutos
me digas: Eu te amo.
Ouvindo-te
dizer: Eu te amo,
creio, no momento, que sou amado.
No momento anterior
e no seguinte,
como sabê-lo?
Quero
que me repitas até a exaustão
que me amas que me amas que me amas.
Do contrário evapora-se a amação
pois ao não dizer: Eu te amo,
desmentes
apagas
teu amor por mim.
Exijo
de ti o perene comunicado.
Não exijo senão isto,
isto sempre, isto cada vez mais.
Quero ser amado por e em tua palavra
nem sei de outra maneira a não ser esta
de reconhecer o dom amoroso,
a perfeita maneira de saber-se amado:
amor na raiz da palavra
e na sua emissão,
amor
saltando da língua nacional,
amor
feito som
vibração espacial.
No momento em que não me dizes:
Eu te amo,
inexoravelmente sei
que deixaste de amar-me,
que nunca me amastes antes.
Se
não me disseres urgente repetido
Eu te amoamoamoamoamo,
verdade fulminante que acabas de desentranhar,
eu me precipito no caos,
essa coleção de objetos de não amor.
01)
Sobre o texto, é correto afirmar que:
a) O titulo do poema Quero – verbo na
primeira pessoa do singular – mostra que o eu lírico deseja falar repetidamente
a frase “Eu te amo”.
b) Inicialmente ele apenas quer que a
amada diga essa frase. Esse tom permanece ao longo do poema.
c) Com o passar da leitura, verifica-se
que ele passa a exigir (exijo) a repetição da frase “eu te amo”.
d) Se o título do poema fosse (eu) peço
em vez de (eu) quero, a intensidade do desejo seria a mesma.
e) nra
02)
Sobre o eu lírico, podemos afirmar:
a) ele demonstra inquietude, não tanto
pela falta de amor, mas pela falta de ouvir a pessoa amada dizer às vezes que o
ama.
b) É importante, para ele, ouvir o tempo
todo a palavra amoamoamoamoamo porque só quando a ouve, e só nesse
momento, ele tem certeza de ser amado.
c) A amada representa aquela que poderá
lhe dar equilíbrio, tirar-lhe a calma e a serenidade e tirá-lo do caos afetivo.
d) trata-se de alguém mal-amado, que
nunca conheceu o amor
e) nra
03)
A forma verbal quero se repete
três vezes ao longo do texto. Sobre isso, é incorreto afirmar que:
a) Essa repetição sugere ao eu lírico
que ele sente inseguro, não tem certeza de ser correspondido.
b) Há expressões na primeira estrofe
confirmam essa sensação do eu lírico.
c) As expressões temporais: “todos
os dias do ano”; “todos os dias da vida”; “de meia em meia hora”; “de 5 em 5
minutos”, confirmam a sensação do personagem.
d) faltou criatividade para o autor,
falta de inspiração.
e) nra
04)
Na segunda e na terceira estrofe:
a) O eu lírico mostra-se seguro quanto
ao que sente o ser amado.
b) Em determinado momento sua segurança
desaparece
c) A insegurança desaparece apenas no
momento em que o seu eu lírico ouve a declaração amorosa.
d) A repetição da expressão
“que me amas” sem o uso da pontuação entre elas, é um recurso linguístico
empregado na terceira estrofe para evidenciar a ideia de exaustão do eu lírico.
05)
Em qual das frases abaixo, aparece um artigo indefinido no feminino?
a)
Quero que todos os dias do ano
b) Todos os dias da vida
c) Do contrário evapora-se a amação
d) Exijo de ti o perene comunicado.
e)
nra
06) Em qual das
alternativas abaixo temos uma preposição por contração?
a)
Quero ser amado por e em tua palavra
b) Saltando da língua nacional,
c) No momento em que não me dizes:
d) Verdade fulminante que acabas de desentranhar,
e) Essa coleção de objetos de não amor.
07)
Classifique as orações observando os termos
sublinhados, em:
A – artigo definido
B – artigo indefinido
a – Os
mananciais podem secar com o atual governo. ( ).
b – A grandiosidade de uma ação, qualifica. ( ).
c – Gostaria que uma senhora me dissesse o que é cordialidade.
( ).
d – Um garoto veio me chamar. ( ).
e – Antigamente os pais podiam dar uns bons tapinhas em seus filhos
( ).
Agora
marque a alternativa que contenha a sequência correta das respostas:
b) A – B – A – B – A
c) B – B – B – B – A
d) B – B – B – A – A
e) B – A – B – A – A