segunda-feira, 31 de julho de 2023

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 05/08/23 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

As Pombas e o Gavião

 

Na qualidade de secretário estadual de meio ambiente, fui chamado para conter uma invasão de pomba-amargosa (Columba plumbea) nos milharais de seu Antônio, seu Fulgêncio, dona Constantina, Chico, doutor João, seu Andr...deixa pra lá.

Todo mundo estava invadido.

Fui.

Cheguei, e o circo já estava armado. Ao darem por minha presença, numa só revoada, o povinho todo se empoleirou nas cadeiras do sindicato rural.

Quem piou primeiro foi um tal Juca:

- Seu Cheia, nós qué licença oficial pra acabá com estas aves!

- Licença de tiro! – alguém trinou.

Cocei a parte de trás da cabeça.

- Se o senhor deixá, também tocamo veneno no chão. Não sobra uma. – gorjeou seu Fulgêncio.

- E, se nós der anticoncepcional de graça pra elas? – indagou a avoada Constantina.

Cofiei meu cavanhaque inexistente.

E, dessa forma bateram asas as horas, naquela tarde fumegante, de verão varado de quente, sem nenhuma solução.

Lá pelas tantas, muito milho já comido pelas pombas, um corotinho embarbichado, engruvinhado no batente da saída, pela primeira vez abriu o bico e assoviou a solução:

- Por que nós não traz de volta o gavião?

Espanto geral.

Claro, por que ninguém pensara antes? Se as pombas aumentaram em número foi porque seu predador natural, o gavião, foi embora... Trazê-lo de volta, além de restabelecer o equilíbrio original, era bem mais fácil e econômico.

Única autoridade presente, coube a mim convencer o penudo a voltar àquelas terras. Provisionado de tal missão, após semanas de buscas, foi dessa forma que a ele me dirigi:

- Os sitiantes requerem sua presença no Norte do Paraná, local infestado de amargosa, a pomba que come de grão de milho plantado a arroz em espiga, passando pela soja caída de caminhão carregado a trigo granado.

O gavião matutou por um bom tempo. Ficou com aquele bicão pontudo e entortado apontando pra mim, os olhos grandes sem piscar nenhuma hora, o corpinho encolhido, como segurasse um jornal embaixo de cada asa. Andou de um lado para outro, voou um pouquinho, voltou, até que, dando meia rosca no pescoço me encarou e, finalmente, disse :

- Eu vou! Mas, tem uma condição.

- Qual é? – perguntei ressabiado.

- Que eles plantem as árvores. Ninho em poste de telefone eu não faço!

Fui voando dar as boas novas ao bando que, alvoroçado, me aguardava.

Quando relatei a imposição da ave, a indignação foi geral:

- Plantar árvore? Mas, nós tiramos elas pra ter lugar de fazer roça, pombas!

- Ele sabe quanto custa cada muda?

- Peraí, gente – eu disse – ele é só um gavião...

Ninguém queria ouvir.

E, assim ficamos, naquele chove-não-molha, até que me deu um estalo. Peguei a caneta e, em voz alta, comecei a fazer contas:

Se a cada dia 1 pomba comer 5 grãos de milho plantados, em 10 dias ela terá comido 50 grãos. Cada grão iria gerar um pé de milho. Cada pé, tem 2 espigas.

Assim, a cada 10 dias, uma só pomba terá impedido 100 espigas de nascer!

- Isso é mais que praga de gafanhoto! – cacarejou o apavorado doutor João.

- Tragam o gavião de volta, pelo amor de Deus! – grasnaram todos.

Lá de longe, cantando de galo, o gavião trilou:

A natureza é sábia. Parece até que copiou dos livros.

Um forte abraço e até sexta que vem.  

 


Luiz Eduardo Cheia é médico, deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia da Assembléia Legislativa do Paraná. Premiado pela ONU por seus projetos ambientais, foi prefeito de Londrina, secretário de Estado do Meio Ambiente, membro titular do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. 

 

01) No texto “As Pombas e o Gavião”, o narrador nos apresenta problemas causados pela ação dos homens. Quais são esses problemas?

a) As queimadas que atrapalham o plantio de alimentos

b) O desmatamento das terras para o plantio de milho e a superpopulação de pombas

c) O desmatamento das terras para o plantio de milho e a matança de pombas

d) A matança de pombas e as queimadas

e) A superpopulação de pombas que levam ao desmatamento natural.

 

02) Qual o objetivo primordial (O PRINCIPAL) do texto?

a) Convencer os leitores de que o desmatamento de grandes áreas de terra provoca um desequilíbrio na natureza

b) Denunciar um problema que acontece nas grandes cidades

c) Orientar os leitores a respeito de como plantar e desmatar

d) Relatar o dia a dia os roceiros em sua labuta nas plantações de milho

e) nra

 

03) Segundo o texto, é incorreto dizer:

a) Depois de muita discussão, um dos presentes sugere como solução para o problema, a volta do gavião.

b) A sugestão da volta dos gaviões levaram as pessoas a reagir com espanto por não terem pensado antes em uma solução tão simples

c) As pessoas se espantaram com a sugestão pelo fato dela não ter nenhuma despesa

d) O gavião resolveria o problema por que é um predador natural das pombas e sua presença evitaria que o número delas aumentasse em demasia

e) nra

 

04) Em um dado momento o leitor é surpreendido com um diálogo entre o narrador e um gavião. Sobre este dialogo é correto afirmar que:

a) A partir do momento que o gavião conversa com o narrador fica claro se tratar de uma campanha

b) No dialogo do gavião com o narrador, o segundo diz que só retornará se os roceiros plantarem árvores

c) A exigência dos gaviões se deve pelo fato de que, sem as arvores que foram retiradas pelos roceiros para plantar o milho, o gavião não tem onde ciscar.

d) Ao introduzir este diálogo o narrador apresenta uma reflexão sobre o problema causado pelos roceiros aos gaviões.

e) nra

 

05) Aponte qual dos períodos abaixo, retirados do texto, apresenta Orações Coordenadas Assindéticas:

a) Na qualidade de secretário estadual de meio ambiente, fui chamado para conter uma invasão de pomba-amargosa (Columba plumbea) nos milharais de seu Antônio, seu Fulgêncio, dona Constantina, Chico, doutor João, seu Andr...deixa pra lá.

b) Lá pelas tantas, muito milho já comido pelas pombas, um corotinho embarbichado, engruvinhado no batente da saída, pela primeira vez abriu o bico e assoviou a solução:

c) Trazê-lo de volta, além de restabelecer o equilíbrio original, era bem mais fácil e econômico.

d) Única autoridade presente, coube a mim convencer o penudo a voltar àquelas terras.

e) O gavião matutou por um bom tempo.

 

06) Qual das falas abaixo é Período Composto?

a) - Eu vou! Mas, tem uma condição.

b) - Que eles plantem as árvores.

c) - Ele sabe quanto custa cada muda?

d) - Isso é mais que praga de gafanhoto!

e) - Tragam o gavião de volta, pelo amor de Deus!