Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de
forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
PRESERVAR O PLANETA
"O homem não teceu a teia da vida.
Ele é apenas um de seus fios.
O que quer que faça à teia, ele faz a si
mesmo"
Chefe Seattle
Uma das mais fascinantes imagens que nossos olhos podem admirar graças à
evolução da tecnologia é, sem dúvida, a vista da Terra no espaço! Nosso planeta
reluz como uma pérola azul mergulhada em um mar infinito, cujo mistério desafia
a mente humana. Sabemos apenas que o universo é absurdamente imenso e, por mais
que telescópios poderosos insistam em procurar sinais de vida pelas galáxias,
pelo menos até agora, não temos notícias de que exista vida inteligente em
outro lugar. Só aqui na Terra!
Olhando o planeta bem de perto, somos brindados com outra beleza: a fina
camada de solo que recobre sua superfície. Essa terra foi palco de muitas
histórias, desde que surgiu o primeiro homem das cavernas. Sobre ela
floresceram as mais variadas culturas, seus sonhos, seus ódios, seus amores.
Fósseis delicadamente escondidos nas suas entranhas comprovam que ela foi o
útero e o berço de muitas e diferentes espécies já desaparecidas. Foi neste
planeta azul que a espécie humana surgiu e evoluiu, dotada de um cérebro muito
sofisticado!
Aprendemos matemática e filosofia; descobrimos, criamos e inventamos
coisas incríveis e belas como o raio laser e os painéis grafitados. Porém,
ainda tiramos "nota baixa" em uma das mais importantes lições:
preservar nosso planeta, nossa casa. Esquecemos que dependemos da Terra para
nossa sobrevivência, assim como um bebê precisa da mãe para se desenvolver com
saúde. Parecemos não notar que neste planeta estão a água que bebemos, o solo
em que plantamos, o ar que respiramos!
Aqui convivemos com as algas que produzem oxigênio; com as bactérias que
reaproveitam as folhas mortas da floresta; com os pássaros que carregam
sementes para que árvores possam brotar em lugares distantes. E todos
colaboram, sem exigências, para a continuidade da vida. Ao contrário de nós,
humanos. Apesar de termos o cérebro tão desenvolvido (maior do que o dos
macacos!), somos os seres que mais destroem seus semelhantes. Por que
eliminamos uma espécie viva a cada vinte minutos? Por que inventamos armas
capazes de acabar com a vida no planeta rapidamente? Por que um quarto da água
doce do mundo não pode ser reaproveitado?
Afinal, como fazer para não prejudicar a saúde de nossa própria Mãe, o
nosso planeta? O primeiro passo é compreender que, na natureza, tudo depende de
tudo e todos dependem de todos. Os seres vivos, o ar, a água, o solo, a luz
estão ligados entre si na complicada trama da vida. Uma seca no Brasil afeta o
preço das laranjas na França; a fumaça dos escapamentos dos carros em São Paulo
contribui para o aumento de temperatura de todo o globo; as políticas
agrícolas, decididas pelos políticos nos quais votamos, interferem na qualidade
da água que, por sua vez, tem implicações em nossa saúde.
Esse é o desafio do homem e da mulher do século 21: progredir em termos
éticos e sociais, e preservar o planeta. Não se trata de uma tarefa simples,
mas é perfeitamente viável se cada um de nós fizer sua parte.
Mãos à obra!
Vamos…
DESPERTAR nossos sentidos para a realidade. Tomar conhecimento do que está
acontecendo no país e no mundo. Refletir sobre as causas da pobreza e das
devastações ambientais.
FORTALECER O CORPO E A MENTE. Procurar práticas físicas e meditativas que
propiciem serenidade. Evitar a "poluição" do organismo com
substâncias nocivas. Nos alimentar do contato humano, de leituras e de filmes
preocupados em propor um mundo mais justo.
ESTAR DISPOSTOS a reconhecer e tratar nosso mundo interior, nossos sonhos e
problemas. Buscar auxílio, se necessário. Ouvir a mensagem trazida por nossos
sentimentos.
EDUCAR A COMUNIDADE. Quebrar a acomodação dos outros por meio de cartas, aulas,
encontros entre vizinhos etc. Aproveitar as conversas com familiares e amigos
para analisar criticamente a realidade. Colaborar para a alfabetização e a
educação de outras pessoas.
ORGANIZAR eventos, passeios na comunidade com fins educativos em relação à paz,
ao meio ambiente, à sociedade. Participar de organizações voltadas à saúde
pública, à inclusão social e à ecologia.
VOTAR de maneira consciente, preocupada com o bem comum. Pressionar os
parlamentares e governantes com vistas ao desenvolvimento de políticas a favor
da paz e da melhoria de vida.
ESTAR ATENTO às situações prejudiciais ao meio ambiente: ações destruidoras em
áreas de conservação, desmatamentos ilegais, rios que recebem dejetos tóxicos,
contaminação por agrotóxicos, poluição de todo o tipo. É possível denunciar
essas violações para organizações não governamentais (ONGs) ou para órgãos
públicos dedicados à preservação ambiental.
CONSERVAR os recursos naturais. Plantar árvores, ajudando a combater o efeito
estufa. Não queimar ou desmatar áreas com vegetação.
RESPEITAR os outros, independentemente do nível social, da cor, do sexo ou da
religião. Acolher e ponderar sobre outros pontos de vista.
REFLETIR sobre o lixo: de onde veio, para onde vai. Consumir moderadamente,
dando preferência a produtos não tóxicos, biodegradáveis, recicláveis, com
menos embalagem.
Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman. Paz, como se
faz? – Semeando cultura de Paz nas escolas. Brasília: governo do Estado de
Sergipe/UNESCO/Associação Palas Athena, 2002.
01) No
primeiro parágrafo, o texto apresenta uma bela imagem do planeta Terra ao compará-lo
a uma “pérola azul mergulhada no infinito.” O que essa comparação ressalta em
relação ao tamanho da Terra?
a) A enorme
importância do planeta terra na existência de outros planetas.
b) O seu
pequeno tamanho ou sua insignificância em relação ao universo.
c) A maior
importância da Terra dentro do Universo.
d) A falta
total de relevância de nosso planeta frente à tantos outros.
e) nra
02)
Mesmo o universo sendo imenso, que aspecto faz do planeta Terra um lugar
especial?
a) A existência
de água
b) A existência
de várias riquezas minerais
c) O fato de
ser o único planeta conhecido a ter vida inteligente
d) O fato de
que somos o centro de tudo que é importante para existência do universo
e) A falta de
estrelas
03) De
acordo com o segundo parágrafo:
a) A terra não
precisa de outros planetas para sua sobrevivência: disso depende seus
habitantes.
b) O planeta em
que vivemos não suporta outros tipos de vida, que não as já existentes.
c) Nas terras
do planeta, já floresceram e viveram variadas e diferentes espécies de vida.
d) As
informações deste paráougrafo são importantes para preservação o universo.
e) nra
04) Sobre
as medidas citadas ao final do texto, qual emoldura a importância de se cobrar
políticos em relação as medidas de preservação?
a) DESPERTAR
nossos sentidos para a realidade. ...
b) ESTAR
DISPOSTOS a reconhecer e tratar nosso mundo interior, ...
c) EDUCAR A
COMUNIDADE. Quebrar a acomodação dos outros ...
d) ORGANIZAR
eventos, passeios na comunidade com fins educativos...
e) VOTAR de
maneira consciente, ...
05) Em
qual dos períodos abaixo temo Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas?
a) Olhando o
planeta bem de perto, somos brindados com outra beleza: a fina camada de solo
que recobre sua superfície.
b) Essa terra
foi palco de muitas histórias, desde que surgiu o primeiro homem das cavernas.
c) Sobre ela
floresceram as mais variadas culturas, seus sonhos, seus ódios, seus amores.
d) Fósseis
delicadamente escondidos nas suas entranhas comprovam que ela foi o útero e o
berço de muitas e diferentes espécies já desaparecidas.
e) Foi neste
planeta azul que a espécie humana surgiu e evoluiu, dotada de um cérebro muito
sofisticado!
06) Marque a alternativa que contenha
a classificação correta das orações coordenadas abaixo, de forma respectiva:
01
– Ia a igreja, mas cometia pecado todo dia.
02
– Decidi trabalhar, logo já me sinto realizado.
03
- Ana pediu demissão, pois não se sentia feliz no emprego.
04
– Compre hoje seu celular, ou perderá a promoção.
05
– Minha geladeira pifou, por isso troquei-a.
a) aditivas, conclusivas, alternativas, explicativas,
adversativas
b) conclusivas, explicativas, alternativas,
conclusivas, adversativas
c) explicativas, alternativas, conclusivas,
adversativas, aditivas
d) alternativas, conclusivas, adversativas,
aditivas, alternativas
e) adversativas, conclusivas, explicativas, alternativas, conclusivas