Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma
correta e não deixar que sejam desclassificadas.
COMO NASCERAM AS ESTRELAS
Clarice Lispector
Pois é, todo mundo pensa
que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios
olhavam de noite para o céu escuro – e bem escuro estava esse céu. Um negror.
Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.
Era uma vez, no mês de
janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas
não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida?
Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.
Uma vez elas notaram que
faltava milho no cesto pra moer. Que fizerem as valentes mulheres? O seguinte:
sem medo enfurnaram-se nas matas, sob um gostoso sol amarelo. As árvores
rebrilhavam verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca.
Quando saíam de debaixo das
copas, encontravam o calor, bebiam no reino das águas dos riachos buliçosos.
Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer
folhas de árvores. Mas só encontravam espigazinhas murchas e sem graça.
– Vamos voltar e trazer
conosco uns curumins. (Assim chamavam os índios as crianças.) Curumim dá sorte.
E deu mesmo. Os garotos
pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira da
floresta – eis um milharal viçoso crescendo alto. As índias, maravilhadas,
disseram: vamos colher muita espiga. Mas os garotinhos também colheram muitas e
fugiram das mães, voltando à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de
milho. A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só
então tiveram medo das mães, que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam
esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. Mas – e
se as mães dessem falta da avó e do papagaio tagarela? Aí então chamaram
os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu. Quando as índias
voltaram, ficaram assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas
mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles.
Aconteceu uma coisa que só
acontece quando a gente acredita: as mães caíram no chão, transformando-se em
onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar para a terra, ficaram no
céu até hoje, transformados em gordas estrelas brilhantes.
Mas, quanto a mim, tenho a
lhes dizer que as estrelas são mais do que curumins. Estrelas são os olhos de
Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como sabe, “sempre” não
acaba nunca.
(LISPECTOR, Clarice. Como nasceram as estrelas;
doze lendas brasileiras. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1987)
01) A história começa com a expressão :
“Era um vez...” Essa história :
a) Estaria adequada num livro de ciências
b) Estaria adequada num livro de história
c) Não estaria adequada num livro de
ciências pois é um texto ficcional
d) Não estaria adequada num livro de história pois possui explicações
científicas
e) nra
02) A divisão de trabalho nas tribos é definida pelos sexos. Que trecho do
livro demonstra isso?
a) Pois é, todo mundo pensa que sempre
houve no mundo estrelas pisca-pisca.
b) Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro – e bem escuro estava
esse céu.
c) Vou contar a história singela do
nascimento das estrelas.
d) Era uma vez, no mês de janeiro, muitos
índios.
e) Mas nas tabas não faziam coisa alguma:
deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam
do preparo dela para terem todos o que comer.
03) Em que parágrafo ocorre o desfecho da história?
a) quinto parágrafo
b) sexto parágrafo
c) quarto parágrafo
d) penúltimo parágrafo
e) último paragrafo
04) Ainda sobre o texto, aponte a afirmativa INCORRETA:
a) no segundo parágrafo o adjetivo
“ativos” caracteriza o comportamento dos homens da tribo como dinâmico;
b) no terceiro parágrafo as mulheres são
caracterizadas de maneiras bastante positiva;
c) as mães precisam recorrer aos curumins;
d) o quinto parágrafo, concentra muitos
fatos importantes para o entendimento da história;
e) nra.
05) Observe o trecho a seguir e marque a
alternativa onde o termo representa uma paronímia:
Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente
e numa clareira da floresta – eis um milharal viçoso crescendo alto.
a) garotos
b) clareira
c) milharal
d) viçoso
e) alto
06) Aponte a alternativa onde a sinonímia
do termo sublinhado está incorreta:
a) Mas é erro. (engano)
b) Vou contar a história singela do
nascimento das estrelas. (simples)
c) E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. (combatiam)
d) Uma vez elas notaram que faltava milho
no cesto pra moer. (abundava)
e) Que fizerem as valentes mulheres? (corajosas)
07) Aponte a alternativa onde a antonímia
do termo sublinhado está correta:
a) As índias, maravilhadas,
disseram: (abismadas)
b) ...vamos colher muita
espiga. (recolher)
c) Mas os garotinhos também
colheram muitas e fugiram das mães, ...(meninos)
d) A avó assim fez e os curumins se
encheram de bolo que logo se acabou. (empanturraram)
e) Só então tiveram medo das mães,
que reclamariam por eles comerem tanto. (elogiaram)