segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 10/02/24 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.htmlpara realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

Como no sábado passado praticamente toda aula foi de treinamento, e com isso não avançamos nas matérias, preparei uma tarefa de caráter bem primário, que demandará conhecimentos básicos seus. Faça com atenção!

 

A cidade dos antigos imperadores

(O menino Bastian perdeu-se em Fantasia, um mundo cheio de mistérios. Lá encontra-se com o macaco Argax, guardião de uma cidade onde ocorrem coisas estranhas, como esta narrada no texto.)

 

— Olha! — disse a voz trocista de Argax, e o macaco voltou a cabeça de Bastian numa determinada direção. — Olha para ali! Não é divertido?

Estava ali um grande grupo de pessoas, homens e mulheres, novos e velhos, todos vestidos das maneiras mais estranhas, mas sem falar. No chão havia um montão de grandes dados, que tinham letras nas seis faces. Aquelas pessoas deitavam continuamente os dados e depois observavam-nos fixamente durante muito tempo.

— Que estão a fazer? murmurou Bastian! — Que jogo é aquele? Como se chama?

— É o jogo do acaso — respondeu Argax. Acenou aos jogadores e gritou:

—Muito bem, meus filhos! Continuem! Não desistam!

Depois voltou-se outra vez para Bastian e murmurou ao ouvido:

Já não são capazes de contar histórias. Esqueceram a fala. Por isso lhes inventei este jogo. Para passar o tempo, como vês. E é muito simples. Pensando bem, temos de concordar que todas as histórias do mundo no fundo se compõem apenas de vinte e seis letras. As letras são sempre as mesmas, só a sua combinação varia. Com as letras formam-se palavras, com as palavras frases, com as frases capítulos e com os capítulos histórias. Olha o que aquilo deu!

Bastian leu:


UGYXCVBNMASDFGHJKLOA
QWERTZUTOPUASDFGHJKLOA
MNBVCXYLKJHGFDSA
TIUZTREWOASQWERTZUIOPUASDF
YXCVBNMLKJQWERTZULOPU
ASDFGHJKLAYXCUPOIUZTREWQ
AOLKJHCEFDSAMNBVGKHDSRZIP
OETLJOUSFHKOYCBMWRZIP
ARCGUNIKYOLOWERTZUIOPUASD
MNBVCXYASDLKJUONGREFGHL

 

— Sim gargalhou Argax —, é quase sempre assim.

— Mas quando se joga a este jogo durante muito tempo de seguida durante anos, algumas vezes formam-se palavras por acaso. Podem não ser muito significativas, mas são palavras. Por exemplo, «espinafre amarelo» ou «salsicha-escova» ou «pinta pescoços». Porém, se se continuar a jogar a este jogo durante centenas, milhares ou centenas de milhar de anos, é provável que alguma vez, por acaso, se obtenha um poema. E se se jogar eternamente, terão de surgir todas as poesias e todas as histórias do mundo, e também todas as histórias das histórias, e até mesmo esta história em que estamos os dois a conversar. É lógico, não achas?

— É horrível — disse Bastian.

— Ora — opinou Argax — , isso depende do ponto de vista. Estes que aqui estão... digamos... dedicam-se ao jogo apaixonadamente. E, além disso, que outra coisa havíamos de fazer com eles em Fantasia?

Em silêncio, Bastian olhou durante muito tempo para os jogadores.

 


ENDE, Michael. A história sem fim. 5. ed.São Paulo, Martins Fontes / Presença, 1990. P.338-340.

01) O texto acima:

a) Narra uma história possível no mundo real

b) Narra uma história possível apenas no mundo da imaginação

c) Alguns detalhes mostram que a história se prende ao mundo da imaginação
d) Apresenta o objetivo do jogo de dados e o fato de o macaco falar, como elementos fantásticos, mas possíveis no mundo real

e) nra


02) Embora o narrador não conte, podemos saber que Argax e Bastian estão relativamente longe da cena do jogo. Que palavras justificam esta conclusão?

a) Murmurar e chamar

b) Cidade e imperadores

c) Olha e ali

d) Aquele e aquilo

e) Voltou-se e esqueceram


03) Sobre o jogo do texto, é correto dizer que:

a) A meta que se procurava atingir era de formar palavras

b) O jogo dependia exclusivamente do acaso

c) A meta do jogo era destruir o oponente, no caso um imperador

d) O jogo não dependia do acaso

e) nra


04) Por que Sebastian teria achado horrível o jogo?

a) Por que dependia dele, o jogo, sua liberdade

b) Uma vez no mundo da imaginação, Sebastian poderia não voltar à realidade caso perdesse

c) Perder para um macaco era inaceitável

d) Certamente a opinião do menino se deve ao absurdo da situação.
e) nra


05) "Pensando bem, temos de concordar que, no fundo, todas as histórias do mundo se compõe apenas de 26 letras”. O pensamento de Argax está correto se levarmos em conta que:

a) Todas as palavras possíveis numa língua são formadas pela combinação de 26 letras do alfabeto dessa língua;

b) É possível se construir uma história com 26 palavras, não necessariamente sendo um livro;

c) As histórias com menos de 26 palavras muitas vezes são incompletas e imaturas;

d) Dentro de um jogo, talvez, o limite para se ganhar seja de 26 letras ou 26 palavras;

e) Argax leva em consideração apenas a língua portuguesa.


06) Leia com atenção o texto abaixo e aponte em qual alternativa TODOS elementos devem ser acentuados: 
 


a) ocorrência, está, tectônicas, geológica, é, visível, superfície, quilômetros; relevo;

b) ocorrência, está, tectônicas, geológica, visível, superfície, tão, vibrações;  

c) ocorrência, esta, tectônicas, geológica, é, visível, tão, vibrações;  

d) ocorrência, está, tectônicas, geológica, é, visível, superfície, quilômetros, porem;  

e) nra