Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma
correta e não deixar que sejam desclassificadas.
Como no sábado passado praticamente toda aula foi de treinamento, e
com isso não avançamos nas matérias, preparei uma tarefa de caráter bem
primário, que demandará conhecimentos básicos seus. Faça com atenção!
A cidade dos
antigos imperadores
(O menino Bastian perdeu-se em Fantasia, um mundo cheio de mistérios. Lá
encontra-se com o macaco Argax, guardião de uma cidade onde ocorrem coisas
estranhas, como esta narrada no texto.)
— Olha! — disse a
voz trocista de Argax, e o macaco voltou a cabeça de Bastian numa determinada
direção. — Olha para ali! Não é divertido?
Estava ali um
grande grupo de pessoas, homens e mulheres, novos e velhos, todos vestidos das
maneiras mais estranhas, mas sem falar. No chão havia um montão de grandes
dados, que tinham letras nas seis faces. Aquelas pessoas deitavam continuamente
os dados e depois observavam-nos fixamente durante muito tempo.
— Que estão a
fazer? murmurou Bastian! — Que jogo é aquele? Como se chama?
— É o jogo do
acaso — respondeu Argax. Acenou aos jogadores e gritou:
—Muito bem, meus
filhos! Continuem! Não desistam!
Depois voltou-se
outra vez para Bastian e murmurou ao ouvido:
Já não são capazes
de contar histórias. Esqueceram a fala. Por isso lhes inventei este jogo. Para
passar o tempo, como vês. E é muito simples. Pensando bem, temos de concordar
que todas as histórias do mundo no fundo se compõem apenas de vinte e seis letras.
As letras são sempre as mesmas, só a sua combinação varia. Com as letras
formam-se palavras, com as palavras frases, com as frases capítulos e com os
capítulos histórias. Olha o que aquilo deu!
Bastian leu:
UGYXCVBNMASDFGHJKLOA
QWERTZUTOPUASDFGHJKLOA
MNBVCXYLKJHGFDSA
TIUZTREWOASQWERTZUIOPUASDF
YXCVBNMLKJQWERTZULOPU
ASDFGHJKLAYXCUPOIUZTREWQ
AOLKJHCEFDSAMNBVGKHDSRZIP
OETLJOUSFHKOYCBMWRZIP
ARCGUNIKYOLOWERTZUIOPUASD
MNBVCXYASDLKJUONGREFGHL
— Sim gargalhou
Argax —, é quase sempre assim.
— Mas quando se
joga a este jogo durante muito tempo de seguida durante anos, algumas vezes
formam-se palavras por acaso. Podem não ser muito significativas, mas são
palavras. Por exemplo, «espinafre amarelo» ou «salsicha-escova» ou «pinta
pescoços». Porém, se se continuar a jogar a este jogo durante centenas,
milhares ou centenas de milhar de anos, é provável que alguma vez, por acaso,
se obtenha um poema. E se se jogar eternamente, terão de surgir todas as
poesias e todas as histórias do mundo, e também todas as histórias das
histórias, e até mesmo esta história em que estamos os dois a conversar. É
lógico, não achas?
— É horrível —
disse Bastian.
— Ora — opinou
Argax — , isso depende do ponto de vista. Estes que aqui estão... digamos...
dedicam-se ao jogo apaixonadamente. E, além disso, que outra coisa havíamos de
fazer com eles em Fantasia?
Em silêncio,
Bastian olhou durante muito tempo para os jogadores.
ENDE,
Michael. A história sem fim. 5. ed.São Paulo, Martins Fontes / Presença, 1990.
P.338-340.
01)
O texto acima:
a)
Narra uma história possível no mundo real
b)
Narra uma história possível apenas no mundo da imaginação
c)
Alguns detalhes mostram que a história se prende ao mundo da imaginação
d) Apresenta o objetivo do jogo de dados e o fato de o macaco falar, como
elementos fantásticos, mas possíveis no mundo real
e)
nra
02) Embora o narrador não conte, podemos saber que Argax e Bastian estão
relativamente longe da cena do jogo. Que palavras justificam esta conclusão?
a) Murmurar e chamar
b) Cidade e imperadores
c) Olha e ali
d) Aquele e aquilo
e) Voltou-se e esqueceram
03) Sobre o jogo do texto, é correto dizer que:
a) A meta que se procurava atingir era de
formar palavras
b) O jogo dependia exclusivamente do acaso
c) A meta do jogo era destruir o oponente,
no caso um imperador
d) O jogo não dependia do acaso
e) nra
04) Por que Sebastian teria achado horrível o jogo?
a) Por que dependia dele, o jogo, sua
liberdade
b) Uma vez no mundo da imaginação,
Sebastian poderia não voltar à realidade caso perdesse
c) Perder para um macaco era inaceitável
d) Certamente a opinião do menino se deve
ao absurdo da situação.
e) nra
05) "Pensando bem, temos de concordar que, no fundo, todas as histórias
do mundo se compõe apenas de 26 letras”. O pensamento de Argax está correto se
levarmos em conta que:
a) Todas as palavras possíveis numa língua
são formadas pela combinação de 26 letras do alfabeto dessa língua;
b) É possível se construir uma história
com 26 palavras, não necessariamente sendo um livro;
c) As histórias com menos de 26 palavras
muitas vezes são incompletas e imaturas;
d) Dentro de um jogo, talvez, o limite
para se ganhar seja de 26 letras ou 26 palavras;
e) Argax leva em consideração apenas a
língua portuguesa.
06) Leia com atenção o texto abaixo e aponte em qual alternativa TODOS
elementos devem ser acentuados:
a) ocorrência, está, tectônicas,
geológica, é, visível, superfície, quilômetros; relevo;
b) ocorrência, está, tectônicas,
geológica, visível, superfície, tão, vibrações;
c) ocorrência, esta, tectônicas,
geológica, é, visível, tão, vibrações;
d) ocorrência, está, tectônicas,
geológica, é, visível, superfície, quilômetros, porem;