Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para
realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
O PEQUENO REI VIRA-LATA
Todas as tardes, lá estava ele. Longe dos outros, o
garoto se sentava na sombra do arvoredo, com as costas contra o tronco de uma
árvore e a cabeça inclinada. Os dedos de sua mão direita dançavam debaixo do
seu queixo, dançavam sem parar como se ele estivesse coçando o peito com uma
incontida alegria, e ao mesmo tempo sua mão esquerda, suspensa no ar, se abria
e fechava em pulsações rápidas. Os outros tinham aceitado, sem perguntas, o
hábito.
O cão se sentava, sobre as patas de trás, ao seu lado. E
ali ficavam até a chegada da noite. O cão paralisava as orelhas e o garoto, com
a testa franzida atrás da cortina de cabelos sem cor, dava liberdade aos seus
dedos para que se movessem no ar. Os dedos estavam livres e vivos, vibrando na
altura de seu peito, e das pontas dos dedos nascia o rumor do vento entre os
galhos dos eucaliptos e o repicar da chuva nos telhados, nasciam as vozes das
lavadeiras no rio e o bater das asas dos passarinhos que voavam, ao meio-dia,
com os bicos abertos pela sede. Às vezes, dos dedos brotava, de puro
entusiasmo, um galope de cavalos; os cavalos vinham galopando pela terra, o
ruído dos cascos sobre as colinas, e os dedos se enlouqueciam na celebração. O
ar cheirava a miosótis e ervilha-de-cheiro.
Um dia, os outros deram-lhe de presente um violão. O
garoto acariciou a madeira da caixa, lustrosa e boa de se tocar, e as seis
cordas ao longo do diapasão. E ele pensou: que sorte. Pensou: agora, tenho
dois.
Eduardo Galeano. Vagamundo, 1973.
01)
No texto o narrador dá destaque a uma oposição entre as orelhas do cão e os
dedos do menino. Qual?
a) As
orelhas do cão e do menino são claramente diferentes;
b) Em
quantos dedos do menino se movimentam livres, as orelhas do cão ficavam
paralisadas;
c) As
orelhas do cão se movimentavam a partir do momento em que o menino movimentava
seus dedos;
d) Havia
um sinal de ordenamento entre os dedos do menino e as orelhas do cão;
e) As
orelhas do cão guiavam o movimento dos dedos do menino.
02)
Sobre o texto é correto dizer que:
a) A
palavra violão aparece apenas no último parágrafo do texto,
sendo impossível detectá-la nos parágrafos anteriores;
b) No
primeiro parágrafo, ao se referir aos movimentos dos dedos do garoto, o
escritor empregou o verbo dançar ao invés de movimentar, o
que não fez diferença em sua sinonímia para o texto;
c) O
texto não informa, mas podemos saber que esse garoto era canhoto;
d) No
trecho "... bater das asas dos passarinhos que voavam, ao
meio-dia, com os bicos abertos pela sede.", o adjunto adverbial
destacado reforça a ideia de que os pássaros estavam com sede pois, localiza o
fato no momento, teoricamente, mais fresco daquele dia;
e) Além
da audição e da visão o narrador faz referência indireta a outro sentido
humano: o tato
03)
Em que trecho do conto fica mais intensa a mistura de fantasia e realidade?
a) Quando
o garoto se senta na sombra do arvoredo encostado na árvore;
b) Quando
suas pulsações se mostram aceleradas ao suspender no ar sua mão esquerda;
c) Quando
o cão finalmente senta-se ao seu lado sobre as patas;
d) Quando
ele ganha um violão;
e) Quando
parece que os cavalos começam a galopar pela terra.
04) Observe o trecho abaixo, retirado do texto:
“Longe dos outros, o garoto se
sentava na sombra do arvoredo, com as costas contra
o tronco de uma árvore e a cabeça inclinada.”
Levando-se em conta os termos sublinhados, podemos
afirmar que há:
a) 5 artigos
b) 3 conjunções
c) 2 conjunções
d) 5 preposições
e) 6 preposições
05)
Em “..., dançavam sem parar como se ele
estivesse coçando o peito...” o termo
sublinhado pode ser classificado como:
a) Artigo
b) Conjunção
c) Preposição
d) Interjeição
e) nra
06) Relacione as colunas de forma a
classificar as interjeições presentes nas frases da 4ª coluna. Depois marque a
alternativa que contenha a sequência correta das respostas:
a) A – E –
D – C – B
b) C – A –
D – E – B
c) D – A –
C – B – E
d) E – C –
D – A – B
e) B – D –
A – E – C