Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para
realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
Texto 01
Girl Power -
Movimento de garotas cola nos EUA
MARIA CECILIA SÁ
PORTO para a Folha de São Paulo 9.março.1998
Quem vê Ariel Fox
-uma garota de 15 anos, baixinha e meigos olhos azuis- não imagina que ela seja
a combativa líder do primeiro movimento que se tem notícia nos Estados Unidos
de valorização das garotas, o Girl Power (poder das meninas).
Nas últimas
semanas, ela foi notícia do jornal americano "Washington Post" e de
revistas especializadas para adolescentes. Tudo por causa do sucesso da sua
marca Stickers Sisters, composta de adesivos, broches, cordões de tênis e ímãs
com mensagens positivas de orgulho e auto-respeito sobre ser menina (leia texto
abaixo).
Ariel decidiu investir nessa iniciativa
como resposta a uma situação que considera absurda. Segundo ela, as meninas nos
EUA enfrentam problemas de auto-estima e de sentimento de inferioridade por
causa de um modelo social que cobra dos meninos um comportamento assertivo e
das meninas, "doçura".
"Embora na
infância elas sejam tão positivas sobre si mesmas quanto eles, na adolescência
os papéis começam a ficar confusos. E, sem que você perceba, já está dirigindo
todos os seus esforços num único sentido: agradar aos meninos", diz.
A proposta de
Ariel para as garotas é: unam-se, confiem mais umas nas outras e parem de
ridicularizar as garotas que não se encaixam no modelo machista de bonitinha,
sexy e charmosa.
Ariel se comunica
com o vasto exército de colaboradoras do seu posto de comando, que é também seu
quarto e a oficina de trabalho. Recebe e-mails de meninas de todos os Estados
americanos e de nove países: Canada, Chile, Singapura, Japão, Suíça, Paquistão,
Itália, Inglaterra e Austrália. Sua lista de endereços já tem mais de mil
nomes, e são essas conversas que inspiram a criação dos seus produtos. Possui
também uma home page, na qual expõe os catálogos de novos materiais e os
"journals", seu espaço de comentários e opiniões pessoais.
Modesta, ela não
se considera nenhuma grande líder, mas admite que é parte de um grande
movimento de conscientização das meninas pela igualdade de direitos e pela
necessidade de união e ajuda mútua.
Nas férias de
verão (de junho a fim de agosto) pretende lançar um grupo de apoio em que as
garotas mais velhas ajudem as mais novas. Essa vai ser a primeira experiência
de militância propriamente dita, na qual as garotas vão se encontrar para
trocar experiências.
Como prova de que
ela não tem nada contra os garotos -o que faz questão de frisar-, Ariel
convidou os mais "ativos" para participar do novo trabalho.
01) Podemos afirmar que o objetivo
do texto é:
a) Dar uma informação ao leitor
b) Relatar uma experiência própria da
jornalista
c) Contar uma história a partir de um fato
ocorrido nos Estados Unidos e no Brasil
d) Definir regras de comportamento
e) nra
02) Ainda sobre o texto é correto
afirmar que
a) Trata-se de algo que aconteceu na
realidade portanto não poderia ter caráter ficcional
b) Segundo a jornalista há uma igualdade
aparente entre o físico de Ariel e seu comportamento
c) Segundo a autora as garotas enfrentam
problemas de autoestima por causa de modelo social que cobra dos meninos um
comportamento assertivo, e das meninas, uma meiguice.
d) Bonitinha, sexy e charmosa são
adjetivos que segundo Ariel definem o comportamento feminista em relação aos
garotos.
e) O que permite que Ariel, de dentro do
seu quarto, se comunique com adolescentes de vários países do mundo é o jornal
em que trabalha.
03) A proposta que Ariel tem para
as meninas é:
a) As meninas devem lutar por uma
igualdade dentro das escolas e dos ambientes juvenis;
b) As meninas devem começar a trabalhar
desde cedo para alcançar seu respeito;
c) As meninas devem se unir e parar de
ridicularizar aquelas que não se encaixam no modelo machista de bonitinha, sexy
e charmosa;
d) As meninas devem ouvir mais os seus
pais e menos as pessoas do seu meio;
e) As meninas deveriam se unir aos meninos
em busca de uma igualdade mútua.
04) Qual o sujeito do período
abaixo?
“Sua lista de endereços já tem mais
de mil nomes, ...”
a) Sua lista de endereços;
b) Lista;
c) Lista de endereços;
d) Nomes;
e) Endereços.
05) Qual a classificação dos
sujeitos, nas falas de Mafalda no primeiro e terceiro quadrinhos na tirinha
abaixo, respectivamente?
a)
Indeterminado e Inexistente;
b)
Desinencial e Indeterminado;
c)
Simples e Composto;
d)
Simples e Elíptico;
e)
nos dois, o sujeito é Simples.