Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para
realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
Espelho-d’água
A ONU – Organização das Nações Unidas escolheu o período
de 2005 a 2015 como a Década Internacional da Água, com o lema: “Água, fonte de
Vida”. O ano de 2003 também foi um marco para o tema, sendo considerado o Ano
Internacional da Água Doce. É um convite para parar e refletir sobre de que
água estamos falando. Reflexo, água e reflexão se misturam, para tentarmos
entender por que tanto se discute sobre o assunto.
Falamos de um elemento natural, cuja falta impede a vida
na Terra; de um bem universal e de direito de todos; de um elemento sem cor,
sem cheiro e sem sabor, mas que pode inspirar artistas, músicos e poetas; de um
meio de purificação e renovação da alma como acreditam os índios e os
sacerdotes; do fluído do útero materno que germina as sementes de nossas vidas
e de um bem econômico que garante o desenvolvimento e o progresso.
Há muitas definições para a água. Convidamos cada um a se
debruçar sobre um lago, sobre um rio ou uma fonte. Que imagem nós vemos
refletida? Reflexo, do latim reflectere, significa “voltar para trás”, uma
tomada de consciência. Como cada um vê e sente o elemento água em sua vida e de
que forma se relaciona com ele?
O tema da
campanha da ong WWF-Brasile de nossa missão “Água para a Vida, Água para Todos”
é um desafio para resgatar nossa ligação com a Terra, rever nossas ações
individuais e coletivas e compartilhar reflexões com os demais integrantes do
Planeta Azul.
A superfície da Terra é dominada, em 75%, pelas águas. Os
25% restantes são terras emersas, ou seja, acima da água. Tamanha abundância de
água cria condições essenciais para a vida e mantém o equilíbrio da natureza.
Quem
pensa que tanta água está disponível para o consumo humano está enganado, pois
somente 2,7% é de água doce e grande parte está congelada ou embaixo da
superfície do solo.
A água de fácil acesso, dos rios, lagos e represas,
representa muito pouco do total de água doce disponível. Mas água doce também
não significa água potável. Para isso a água precisa ser de boa qualidade,
estar livre de contaminação e de qualquer substância tóxica. Acredita-se que
menos de 1% de toda a água doce do Planeta está em condições potáveis.(...)
O problema se agrava, quando a quantidade de água doce,
de que também necessita a própria natureza, tem múltiplos usos, sendo
utilizada, ao mesmo tempo, por todos os habitantes do planeta e muitas vezes de
forma pouco sustentável.
Só a
agricultura consome 70% da água doce mundial. A irrigação sem tecnologia gera
grandes desperdícios e, considerando-se a pecuária, os pastos e a água para os
rebanhos, o consumo é ainda maior. Essas atividades, juntas, também geram
outros impactos, como a remoção de grandes áreas de vegetação e das matas
ciliares, que protegem os rios e o solo, e causam a poluição das águas pelo
despejo dos agrotóxicos.
Estaríamos em melhor situação, se houvesse bom uso e boa
gestão dos recursos hídricos. Afinal, o pior hábito é o desperdício e o
desconhecimento. Muitos ainda pensam: “Tem muita água, então, para que
economizar?”
Cadernos de Educação Ambiental “Água para Todos:Livro das
Águas/Andrée de Ridder Vieira; Larissa Costa e Samuel Roiphe Barrêto
coordenação. Brasília; WWF – Brasil, 2006.
01)
A ONU escolheu o período de 2005 a 2015 como a década internacional da Água,
com o lema: “Água, fonte da vida.” O que esse lema ressalta sobre a água?
a) A
escassez do elemento na atualidade e sua abundância no futuro.
b) A
importância que ela tem na manutenção da vida.
c) Seu
destaque comercial junto à indústria e às relações humanas.
d) Seu
desperdício, o que torna imprescindível um novo pensamento ecológico.
e) nra
02)
Sobre o lema escolhido pela ONG WWF – Brasil, podemos dizer que:
a) Possui
a mesma ideia sobre a água que o lema da ONU.
b) Seu
lema “Água para a vida, água para todos.”, tem cunho político.
c) O lema
da ONG, amplia a ideia , ressaltando a água como um bem.
d) Neste
lema, a água não é um direito de todos.
e) A ONG
escolheu este tema porque, provavelmente, existam pessoas que têm acesso à água
de qualidade.
03)
Ainda sobre o texto, podemos afirmar:
a) a
maior parte da superfície do planeta precisa de água
b) a
menor parte da superfície do planeta é seca
c) a
maior parte da superfície do planeta é imersa
d) a
menor parte da superfície do planeta é inundada
e) nra
04) Quando
o texto fala de água disponível para a humanidade, ele destaca que:
a) nem
toda a água do planeta é de fácil acesso
b) o fato
de ser potável, não significa que seja para consumo
c) a água
do planeta está quase toda contaminada e precisa ser reciclada
d) nem
toda água doce do planeta está isenta de contaminação.
e) toda
água do planeta está pronta para o uso: basta preserva-la.
05)
Qual das alternativas contém, na ordem certa, os vícios de linguagem presentes
nas seguintes frases?
I.
Quanto mais conheço os homens, mais admiro os animais.
II.
Gente, não quero ninguém flodando meu chat!
III.
Vamos no show da Anavitória?
a) chavão
- neologismo - solecismo
b)
solecismo - solecismo - barbarismo
c)
ambiguidade - solecismo - barbarismo
d)
barbarismo - cacofonia – solecismo
e) clichê
– estrangeirismo – colisão
06)
Em todas as alternativas abaixo, vemos exemplos de Plebeísmo, com exceção da...
a) Caraca
meu, como você vacila!
b) Tô de
boa!
c) Boom! A
bomba explodiu no parlamento!
d) Vou
deixar de ser bocó!