terça-feira, 27 de agosto de 2024

 


segunda-feira, 26 de agosto de 2024

PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 31/08/24.

 

Admir Alves da Silva Junior

Alice Gabriely Correia de Almeida

Alice Martes Rocha

Andre Miguel Oliveira Fagundes

Anna Flávia Smanioto

Aruguje Comaecureudo Lima Uiagumeareu

Bryan Nathan Rodrigues da Silva

Carolina Leite de Arruda

Davi Filipe Barbosa Gomes Silva

Davi Lucas Gonçalves Ferreira

Diogo Phelipe Francelino de Campos

Eloá Sampaio Monteiro

Emanuelly Monteiro de Souza

Estevan Loeschke Rosa

Fabiana de Souza Belazi

Fabiola Eduarda Dias Ferreira

Felipe de Souza Pereira

Felipe Luiz Segantini

Giovanna Gomes Gorato

Guilherme Augusto Bressan Cerqueira

Guilherme Nunes Barbosa

Ingryd Vitória Maciel dos Santos

Isadora da Silva Rodriguês

Izabella de Campos Rondon da Silva

Júlia Correa Sêmpio de Paiva

Lavinia Victória de Souza Moura

Luana Aparecida de Oliveira Santos

Lucas Daniel Silveira de Araújo

Luccas Eder Teles da Silva

Luna Santos Jucá Corrêa Lima

Marcos Adriano Corrêa Pereira

Maria Clara Presbiteris Lima

Maria Eduarda Ranzulla de Souza

Maria Julia Macedo Nunes

Matheus da Silva Ribeiro

Mélane Nardes Virgulino De Lima

Nicolli Cristiny Souza Linhares

Pedro Henrique Silva Bonfim

Pricilla Gonçalves Pereira da Silva

Rafael Bacarji Oliveira

Rayssa Amorim Salvione Alves do Nascimento

Sophia Kellen Leite Alves *

Sophia Oliveira Magnani

Sophie de Jesus Paim

Susan Lorelei Pio Souza

 

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 31/08/24 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

O UIVO DA FOME

 

O dia começou bem. Não tinham perdido nenhum cão durante a noite e meteram-se a caminho, mergulhando no silêncio, na escuridão e no frio, de espírito bastante desanuviado. Bill parecia ter esquecido os seus presságios da noite anterior, e chegou mesmo a dirigir piadas aos cães, quando, ao meio-dia, eles viraram o trenó, num pedaço ruim do caminho.

Foi uma grande confusão. O trenó ficara também entalado entre o tronco de uma árvore e um grande rochedo e viram-se obrigados a desatrelar os cães para conseguir desvencilhá-los. Os dois homens estavam curvados sobre o trenó, tentando endireitá-lo, quando Henry notou que o Desorelhado escapava.

- Aqui já, Desorelhado! - gritou ele, endireitando-se e voltando-se para o cão.

Mas este desatou a correr pela neve afora, arrastando os arreios atrás de si. E lá longe, sobre a neve da pista que haviam seguido até ali, esperava-o a loba. Ao aproximar-se dela, o cão tornou-se subitamente cauteloso. Abrandou o andamento para um passo vigilante e vagaroso e por fim parou. Olhou-a, atenta e indecisamente, mas cheio de desejo. Parecia que ela lhe sorriu, mostrando-lhe os dentes de um modo mais insinuante que ameaçador. A loba avançou alguns passos na sua direção e depois deteve-se. O Desorelhado aproximou-se, ainda alerta e cauteloso de rabo e orelhas espetados e de cabeça bem erguida.

O cão tentou esfregar o focinho no da fêmea que, no entanto, recuou, entre travessa e esquiva. Cada avanço dele era acompanhado de um recuo correspondente dela. Passo a passo a loba foi-o atraindo para longe da proteção que podia dar-lhe a companhia dos homens. De uma vez, como se pela sua mente tivesse perpassado a sombra de um aviso, ele voltou a cabeça e olhou para trás, para o trenó voltado, para os companheiros da matilha e para os dois homens que o chamavam.

Mas fosse qual fosse a idéia que estivesse germinando-lhe no cérebro, foi dissipada pela loba, que avançou na sua direção, esfregou o focinho no dele durante um breve instante e em seguida recomeçou os seus esquivos recuos ao ver de novo o cão a solicitá-la.

Entretanto Bill lembrara-se da espingarda. Mas ela estava presa debaixo do trenó e, quando Henry o ajudou a endireitar a carga, o Desorelhado e a loba estavam muito próximos um do outro, e a distância era grande demais para arriscar o tiro.

Só muito tarde o Desorelhado percebeu seu erro. Antes de compreenderem por que, os dois homens viram-no voltar-se correndo em direção a eles. Depois, aproximando-se, de flanco, de modo a cortar-lhe a retirada, surgiu uma dúzia de lobos, magros e cinzentos, que avançavam, aos saltos, na neve. Imediatamente desapareceram toda a timidez e jovialidade da loba. Com um rosnado, saltou sobre o Desorelhado. Este empurrou-a com a espádua e, como tinha a retirada cortada e procurava ainda alcançar o trenó, alterou o rumo, numa tentativa para se esquivar ao cerco dos lobos. Porém, outras feras apareciam a cada momento, associando-se à caçada. Quanto à loba, achava-se à distância de um salto do Desorelhado, pronta para o ataque.

- Que vai fazer? - perguntou Henry de súbito, pousando a mão sobre o braço do companheiro.

Bill sacudiu-o.

- Não posso suportar isto - respondeu. - Eles não apanharão mais nenhum dos nossos cães, se eu puder impedir.

De espingarda na mão, embrenhou-se por entre os abetos que orlavam a pista. Eram claras as suas intenções. Tomando o trenó como centro do círculo que o Desorelhado estava percorrendo, Bill pensou em interceptar esse círculo num ponto que lhe permitisse adiantar-se aos perseguidores. Com a espingarda e em pleno dia, tinha algumas possibilidades de assustar os lobos e salvar o cão.

- Olhe lá, Bill! - gritou-lhe Henry. - Tenha cuidado! Não se arrisque demais!

Henry sentou-se no trenó e ficou observando. Não podia fazer mais nada. Já perdera de vista o companheiro, mas, de vez em quando, aparecendo e desaparecendo por entre os grupos isolados de árvores, corria o Desorelhado. Calculou que o cão estava perdido. Parecia que o próprio animal tinha consciência do perigo em que se encontrava, mas corria traçando um extenso círculo exterior, enquanto a alcatéia de lobos se movimentava num círculo interior e mais acanhado. Tornava-se fútil admitir a possibilidade do cão ultrapassar o círculo formado pelos seus perseguidores e conseguir alcançar o trenó.

As duas linhas convergiram rapidamente para um ponto. Henry sabia que algum lugar, na neve, escondidos da sua vista pelas árvores, a alcatéia, o Desorelhado e Bill iriam se encontrar. E foi o que aconteceu, muito depressa, mais depressa do que ele esperava. Soou um tiro, logo seguido de outros dois, em rápida sucessão, e Henry compreendeu que as munições de Bill tinham se esgotado. Depois ouviu um tumulto de rosnados e latidos. Reconheceu os latidos de dor e terror do Desorelhado e aos seus ouvidos chegou também o uivo de um lobo que tinha sido atingido, segundo parecia. E foi tudo. Os rosnados cessaram, os latidos, igualmente. O silêncio reinou de novo sobre a terra desolada.

 


Jack London. Caninos Brancos. Trad. Geraldo G. Ferraz. São Paulo: Ática, 1995. p.37-9.

 

01) Nessa viagem, o perigo e os obstáculos desafiam a astúcia e a coragem dos aventureiros Bill e Henry. Dentre os obstáculos enfrentados por eles, não se destaca:

a) O ambiente hostil e selvagem;

b) O ambiente pouco habitado;

c) A presença de lobos ferozes e famintos;

d) O frio intenso devido à Neve;

e) As chuvas torrenciais intensas.

 

02) Em qual das alternativas abaixo, o sinônimo entre parênteses do termo em destaque está incorreto?

a) “Bill parecia ter esquecido os seus presságios da noite anterior, e chegou mesmo a dirigir piadas aos cães”,... (indícios)

b) “O trenó vira e se prende entre um tronco de árvore e uma pedra, forçando-os soltar os cachorros.” (desprender)

c) “E lá longe, sobre a neve da pista que haviam seguido até ali, esperava-o a loba. Ao aproximar-se dela, o cão tornou-se subitamente cauteloso.” (precavido)

d) “O Desorelhado aproximou-se, ainda alerta e cauteloso de rabo e orelhas espetados e de cabeça bem erguida.” (abaixados)

e) “O cão tentou esfregar o focinho no da fêmea que, no entanto, recuou, entre travessa e esquiva.” (pudica)

 

03) Aponte a alternativa correta em relação ao texto:

a) No primeiro parágrafo o narrador apresenta a situação final do texto.

b) No segundo parágrafo inicia-se a situação inicial do texto.

c) No primeiro parágrafo o narrador descreve o início daquele dia, como negativo.

d) Na complicação apresentada no segundo parágrafo, o trenó vira e se prende entre um tronco de árvore e uma pedra, forçando-os soltar os cachorros.

e) Quando Henry vê Desorelhado se afastando do local em que estavam, cria-se aí uma expectativa de algo que não iria acontecer.

 

04) A partir do momento da complicação do texto, as ações se desenvolvem tornando a narrativa emocionante e intensa até atingir o clímax. Relacione as colunas apontando as consequências correspondentes a cada ação. Depois marque a alternativa que contém a sequência correta das respostas:

 


a) A – B – D – C

b) C – D – A – B

c) B – D – A – C

d) D – A – C – B

e) B – A – D – C

 

05)  Observe o trecho abaixo, e a aplicação das crases:

“Quanto à loba, achava-se à distância de um salto do Desorelhado...”

 

No primeiro caso, a regra se aplica, justificada pelo artifício da troca do substantivo feminino pelo masculino. Já no segundo, a regra aplicada é a de locução adverbial, neste lugar. Em qual dos casos abaixo, o uso da crase está incorreto?

a) À medida que o tempo passava, mais triste ela ficava.

b) Não poderemos andar à cavalo.  

c) Para não se complicar, ele saiu à francesa.  

d) Irei à cidade hoje, mas amanhã, não.

e) Catarina chegou às 21:00h em ponto.

 

06) Aponte a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase abaixo:

“Sentada ___ direita do sofá, perguntou ___ sua mãe quem era ___ pessoa na sala.”

 

a) à - à - a
b) à - a - à
c) a - a - a
d) à - à - à
e) à - a - a

 

07) Aponte a alternativa que classifica corretamente o trecho apresentado:

a) As duas linhas convergiram rapidamente para um ponto. (oração)

b) Depois ouviu um tumulto de rosnados e latidos. (Frase Nominal)

c) Reconheceu os latidos de dor e terror do Desorelhado e aos seus ouvidos chegou também o uivo de um lobo que tinha sido atingido, segundo parecia. (período simples)

d) Os rosnados cessaram, os latidos, igualmente. (período composto)

e) todas acima estão corretas.

 


TAREFA DE MATEMÁTICA PARA 31/08/24 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

01) Calcule a área hachurada (escura) da figura abaixo:

(nesta questão é obrigatória a apresentação dos cálculos passo a passo. Sem apresentar as continhas de forma correta e detalhada, sua questão não será corrigida.)


 

a) 38 mm2

b) 67 mm2

c) 88 mm2

d) 97 mm2

e) 108 mm2

 

02) Qual a área da circunferência abaixo?

(nesta questão é obrigatória a apresentação dos cálculos passo a passo. Sem apresentar as continhas de forma correta e detalhada, sua questão não será corrigida.)


 

a) 5 cm2

b) 7,85 cm2

c) 9,81 cm2

d) 15,7 cm2

e) 22,5 cm2

 

03) Qual a área da figura abaixo?

(nesta questão é obrigatória a apresentação dos cálculos passo a passo. Sem apresentar as continhas de forma correta e detalhada, sua questão não será corrigida.)

 


a) 75,8 cm2

b) 85,32 cm2

c) 94,5 cm2

d) 101,32 cm2

e) 189 cm2

 

04) Calcule a área do triângulo equilátero abaixo e marque a alternativa que contenha a resposta correta:

(nesta questão é obrigatória a apresentação dos cálculos passo a passo. Sem apresentar as continhas de forma correta e detalhada, sua questão não será corrigida.)

 


a) 27,2 m2

b) 32 m2

c) 64 m2

d) 71,2 m2

e) nra

 

05) Calcule a área hachurada da figura abaixo e marque a alternativa que contenha a resposta correta:

(nesta questão é obrigatória a apresentação dos cálculos passo a passo. Sem apresentar as continhas de forma correta e detalhada, sua questão não será corrigida.)

 


a) 10,75 mm2

b) 30,38 mm2

c) 78,5 mm2

d) 68 mm2

e) 69,63 mm2

 

06) Qual a área da figura abaixo?

(nesta questão é obrigatória a apresentação dos cálculos passo a passo. Sem apresentar as continhas de forma correta e detalhada, sua questão não será corrigida.)

 

a) 49 cm2

b) 61 cm2

c) 144 cm2

d) 222 cm2

e) 3.960 cm2

 

07) Qual a área do losango abaixo?

(nesta questão é obrigatória a apresentação dos cálculos passo a passo. Sem apresentar as continhas de forma correta e detalhada, sua questão não será corrigida.)

 


a) 0,56 cm2

b) 0,61 cm2

c) 1,12 cm2 

d) 2,2 cm2

e) 4,4 cm2

domingo, 25 de agosto de 2024

 




segunda-feira, 19 de agosto de 2024

PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 24/08/24.

Os valores dispostos já apresentam o desconto referente a aula de 20/07, de descanso anual do professor.

Agradeço mais uma vez aos responsáveis que me cederam tal dia de forma remunerada.

 

Aluno(a)

Valor a ser pago:

Daphini Karoliny Silva Souza Queiroz Gonzaga

150,00

David Enzon Souza Rodrigues

150,00

Emanuel Silva Santana Candia

200,00

Erik Francisco da Silva Amorim

150,00

Gabrielly dos Reis Carvalho Barros

200,00

Jamilly Albuquerque da Silva

150,00

Kauanny Moura Alvarenga

200,00

Maria Eduarda Gonçalves Padilha *

170,00

Maria Eduarda Moura de Queiroz

150,00

Marya Clara Guerreiro Santana Silva

200,00

Nathalia Vitoria Francisca Teixeira

150,00

Paulo Otavio de Oliveira Alves Gonçalves

150,00

Rodolpho Santos de Souza

150,00

Sophia Kellen Leite Alves

200,00

Yan Gabriel Firmino Rodrigues

150,00

 

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 24/08/24 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

É obrigatório demonstrar todos os cálculos para que sua resposta seja corrigida.

 

Como criar uma fera em casa

Frei Betto

 

Comemora-se amanhã, 4 de junho, o Dia mundial contra a Agressão Infantil. Muitos adultos trazem no espírito marcas de agressões sofridas na infância: surras, ameaças feitas em nome do deus-terrorista que sente prazer em condenar ao inferno, humilhações de professores antipedagogos, abusos sexuais, torturas eufemisticamente qualificadas de castigos. 

A ausência de carinho é agressão freqüente. Um dia destes, no semáforo fechado, um garoto pediu-me dinheiro. Dei-lhe chicletes e, na breve troca de palavras, passei-lhe a mão na cabeça. Afastou-se rumo ao carro de trás. Seu amigo acercou-se de minha janela. “Não tenho mais nada para lhe dar”, adiantei. O menino olhou-me do fundo de seus mil anos de desamor: “O senhor passa a mão também na minha cabeça?” 

No reino animal, só os répteis geram a cria sem estabelecer com ela nenhuma aparente relação de afeto. Todos os outros animais se nutrem de pão e de beleza. O que dizer a respeito da beleza num mundo em que o pão é lixo e luxo? Lixo porque o Brasil desperdiça 40% dos alimentos que produz, sobretudo hortaliças e frutas; por falta de armazenamento e transporte adequados e de informações sobre o valor nutritivo de cascas, talos e folhas, joga-as fora. Luxo porque 100 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza. 

Não pode se sentir amada uma criança de pais ausentes de casa o dia todo ou angustiados pelo desemprego. Nem a que vive confinada num barraco sem espaço físico e mental, asfixiada por clima de violência. 

Hoje, a agressão à infância é multifacetada: guerras militarizam crianças, prostituição infantil, menores abandonados, consumo e tráfico de drogas, extração de órgãos, trabalho escravo, etc. [...] 

É possível que a mais freqüente agressão à infância resida na falta de relação afetiva e dialógica entre pais e filhos. Há pais impacientes que tentam subornar os filhos entregues à babá eletrônica. 

Dedicados a acumular dinheiro, viajar, desfrutar da vida social, cuidar de sua carreira profissional, muitos pais dariam um passo importante se reservassem para os filhos o mesmo tempo cotidiano que passam grudados ao telefone. Esquecem que há em casa um ser em crescimento que não quer senão colo, carinho, atenção. Enfim, alguém que lhe passe a mão na cabeça, de preferência com amor. 

 


Vamos analisar alguns parágrafos do texto:

 

01) (1º parágrafo) Qual o pretexto empregado pelo autor para tratar do tema de seu texto?

a) A comemoração do Dia das Crianças;

b) A comemoração do dia Mundial de Agressão Infantil;

c) A comemoração do dia Mundial contra a Agressão Infantil;

d) A comemoração do dia Mundial de Agressão às crianças;

e) A comemoração do dia Mundial da criança.

 

02) (1º parágrafo) Qual a ideia principal desse parágrafo?

a) O autor afirma que muitos adultos trazem no espírito, marcas de agressões sofridas na infância;

b) O autor desmistifica o castigo como algo Divino e o impõe como algo social e viável;

c) O autor se vale da crença popular de que surras e ameaças são feitas em nome de Deus;

d) O autor defende a opressão familiar dentro do lar como forma de educação;

e) nra.

 

03) (2º parágrafo) Assinale a alternativa incorreta de acordo com esse parágrafo: 

a) A forma de agressão que o autor trata em seu texto é sobre a ausência de carinho;

b) O autor ilustra a falta de carinho como uma forma de agressão, através de uma mini narrativa;

c) Ao final do texto esse recurso faz com que o ator retome a história, indiretamente, para concluir o seu raciocínio;

d) A história do menino, que se entrelaça com suas ideias, tem um final trágico;

e) Há um quê de gratidão e também de carência na fala final do menino.

 

04) (3º parágrafo) Assinale a alternativa correta em relação ao terceiro parágrafo:

a) O primeiro período deste parágrafo, é uma afirmativa de ordem geral em que o autor se vale de uma comparação entre animais e répteis;

b) Para sustentar a resposta sua própria pergunta, o autor se utiliza de dados estatísticos;

c) O autor joga com duas palavras para dar o impacto ao que afirma: luxo e riqueza;

d) O significado da palavra pão neste parágrafo, é o de saúde;

e) nra.

 

04) (4º parágrafo) O autor trata de crianças que não se sente amadas. Dentre as alternativas abaixo, qual não é causa de desamor citada pelo texto?

a) Pais ausentes;

b) País angustiados com desemprego;

c) Crianças confinadas em barracos;

d) Crianças asfixiadas pelo clima da violência;

e) Mães que não conseguem cuidar de seus filhos pelo fato de serem solteiras.

 

05) Observe o período abaixo:

Comemora-se amanhã, 4 de junho, o Dia mundial contra a Agressão Infantil.

Podemos afirmar que a frase “4 de junho” é:

a) Complemento Nominal;

b) Adjunto Adverbial;

c) Adjunto Adnominal;

d) Aposto;

e) Vocativo.

 

06) Nas alternativas abaixo, todos os termos sublinhados são Adjuntos Adnominais, com exceção da...

a) É possível que a mais freqüente agressão à infância resida na falta de relação afetiva...

b)  Há pais impacientes que tentam subornar os filhos entregues à babá eletrônica. 

c) Dedicados a acumular dinheiro, viajar, desfrutar da vida social, ...

d) ...muitos pais dariam um passo importante se reservassem para os filhos o mesmo tempo cotidiano que passam grudados ao telefone.

e) Esquecem que há em casa um ser em crescimento que não quer senão colo, ...

 

07) Dentre os termos destacados no parágrafo abaixo, qual é Adjunto Adverbial?

Muitos adultos trazem no espírito marcas de agressões sofridas na infância: surras, ameaças feitas em nome do deus-terrorista que sente prazer em condenar ao inferno, humilhações de professores antipedagogos, abusos sexuais, torturas eufemisticamente qualificadas de castigos.

a) sofridas;

b) ameaças;

c) antipedagogos;

d) eufemisticamente;  

e) qualificadas.