segunda-feira, 14 de outubro de 2013

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 19/10/13 – VALE 5,0%



Texto 01

As dores do mundo

“Sinto bem fundo
todas as dores do mundo.
Só que meu poema
não conseguiu tocar
em feridas maiores,
Abro os jornais
e leio e choro e me arrepio
com a fome
com a guerra.
com a AIDS,
com a violência,
com a desnutrição
do verde e da vida.
Tento escrever,
mas sai um poema impotente.
Fico pensando:
as dores do mundo
pedem canções
ou exigem ação?”

Elias, José. Cantigas de Adolescer. São Paulo. Atual.2009


01) O eu lírico não consegue, em seu poema, tocar nas “feridas maiores”. Ele se refere a varias coisas, menos...
a) A fome
b) A guerra
c) A Aids
d) A existência violência
e) A preservação do verde

02) A palavra com, que aparece repetida na segunda estrofe, é uma preposição. Que relação de sentido ela estabelece entre as palavras que liga?
a) de modo
b) de causa
c) de direção
d) de negação
e) de posse

03) Sobre o sentido geral do texto 01, pode-se afirmar que nele, o eu lírico faz
a) um desabafo em que apela por um fim rápido e indolor.
b) um pedido em que implora para que todos se unam o mais depressa possível.
c) uma declaração de amor em que pede para não ser esquecido por todos.
d) uma confissão em que lamenta quão triste é a vida, visto todas as intempéries do mundo
e) um lamento por não ter dado valor ao que realmente interessa: a preservação do verde e da vida

04) Sobre o sentido geral, pode-se afirmar que o texto:
a) é uma crítica ao fato de as pessoas se distanciarem de assuntos que realmente tocam a todos, como a guerra e a desunião social
b) carece de cientificidade, uma vez que se baseia num desabado íntimo
c) aponta como causas de suas dores a perda das amizades, a violência a fome e a desigualdade social.
d) mostra que o afastamento dos amigos decorre das mudanças por que passa a vida das pessoas.
e) afirma que o autor se sente impossibilitado de lutar, e indeciso de como agir.

Texto 02

As Dores do Mundo
Jota Quest

O teu olhar caiu no meu
A tua boca... na minha se perdeu!
Foi tudo lindo, tão lindo foi
E nem me lembro
Que veio depois...
A tua voz dizendo amor
Foi tão bonito
Que o tempo até parou
De duas vidas, uma se fez
Eu me senti
Nascendo outra vez...
E eu vou!
Esquecer de tudo
As dores do mundo
Não quero saber
Quem fui
Mas sim quem sou
E eu vou!
Esquecer de tudo
As dores do mundo
Só quero saber do seu
Do nosso amor...

05) A oração:  “Mas sim quem sou”, estabelece com a oração anterior uma relação de
a) causa.
b) consequência.
c) finalidade.
d) comparação.
e) restrição.

06) O título do texto: “As Dores do Mundo”, só NÃO é reiterado em:
a) Nascendo outra vez...
b) Esquecer de tudo
c) Não quero saber
d) Esquecer de tudo
e) Do nosso amor...

07) Além do título, o texto 01 mantém que tipo de relação com o texto 02?
a) de coerência no que diz respeito ao assunto central
b) comparação, visto que o primeiro é mais pessoal e o segundo mais generalizado
c) os dois tratam de assuntos diferentes mas são desabafos de seus atores
d) o primeiro e o segundo tratam de um mesmo assunto: o amor
e) nra