domingo, 4 de outubro de 2020

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 08/10/20 – VALE 20,0%

 

Olá meu queridos, vamos para mais uma tarefa?
Não esqueçam de enviar esta tarefa APENAS NA QUINTA-FEIRA via Messenger ao professor. Envie apenas as respostas em forma de gabarito, no estilo 1 – C, 2 – D...etc.

 

ESTA SEMANA NÃO TEREMOS TAREFA DE MATEMÁTICA!

 

01) No trecho abaixo, da canção de Anitta, que figura de linguagem temos no período  em destaque?

 


“Se quiser jogar
Vem, mas tem que arriscar
Vem, vai ser sim ou não
Ou não, ou não, não, ou não”

 

a) Paradoxo

b) Antítese

c) Gradação

d) Anáfora

e) Aliteração

 

02) Em qual das alternativas abaixo temos exemplo de claro de Metonímia?

a) Ontem visitamos as instalações da fábrica da Xerox;

b) A marca Xerox produz também papeis sulfites A4;

c) Peguei a Xerox que o professor deixou sobre a mesa;

d) A Xerox vende ações na bolsa de Nova York;

e) Em todas acima.

 

03) Leia a tirinha abaixo, do Cebolinha:


 

Quantas onomatopeias diferentes se encontram nela?

a) duas

b) três

c) quatro

d) cinco

e) nenhuma

 

04) Em qual das alternativas abaixo temos um exemplo de Zeugma?

a) Da vida eu quero paz e de você, amor;

b) Quanto mais amo, menos ódio toma meu coração;

c) Amar assim, melhora meus dias de confinamento;

d) Sabes que amar tem tudo a ver com viver?

e) Amor e ódio são sentimentos que andam de mãos dadas.

 

05) Em qual das alternativas abaixo, trechos da canção de Leonardo, temos exemplo de Metáfora?

 


a) Hoje me lamento

Porque meu coração não te escolheu

Segui o meu caminho

e continuei amigo seu

 

b) Ser teu melhor amigo não é o que eu espero

Mostra seu amor por mim

Pois saiba eu te quero

Bobeei, Vacilei e agora o que fazer?

 

c) Deixa eu mostrar esse amor que sinto por você

Sou tolo, idiota ,eu te fiz sofrer

Eu te peço perdão

Você é a razão do meu viver

 

d) Agora não sei o que você sente por mim

se é algo de irmão ou alguma forte atração

Pense bem, como amigo estarei pra te ajudar

como namorado te darei todo amor

 

e) Você minha Flor

eu serei o espinho

Mas não pra te machucar e nem ferir

Mas sim pra afastar o mal de ti

 

06) Aponte a alternativa onde a classificação da figura de linguagem entre parênteses está incorreta:

a) Ela ficou horas reclamando do buffet, da decoração e da música da festa...um “amorzinho” de pessoa! (Ironia)

b) Cássio, meu filho, se você não limpar seu quarto agora, eu vou te matar! (Auxese)

c) “O meu coração pirata toma tudo pela frente, mas a alma adivinha, o preço que cobram da gente......” – Roupa Nova (Prosopopeia)

d) Aquela senhora, ao atacar o casal, não estava em pleno gozo de suas faculdades mentais. (Eufemismo)

e) “Pega a metralhadora! Trá, trá, trá, trá, trá...As que comandam vão no trá” – Vingadora (Cacofemismo)

 

07) Leia :

 

“Encostei-me a ti, sabendo bem que eras somente onda.

Sabendo bem que eras nuvem, depus a minha vida em ti. Como sabia bem tudo isso, e dei-me ao teu destino frágil,

Fiquei sem poder chorar, quando caí.”

 

Nesse poema, a fim de caracterizar a transitoriedade dos sentimentos, dos afetos, o eu lírico se vale de

a) metáfora, empregando palavras com sentido que não lhes é comum, para mostrar a fragilidade dos sentimentos da pessoa amada.

b) hipérbole, intensificando, por meio de expressões exageradas, o relacionamento amoroso.

c) eufemismo, empregando termos como encostei-me e depus para amenizar a desilusão amorosa.

d) antítese, apresentando expressões de sentido oposto, como Sabendo bem e sem poder chorar, a fim de realçar os sentimentos do eu lírico.

e) nra

 

08) Trava-línguas são um conjunto de palavras formando uma frase que seja de difícil pronunciação Os trava-línguas, além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. Nos trava-línguas abaixo  apenas um não se vale da Aliteração. Qual?

a) Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.

b) Fala, arara loura. A arara loura falará.

c) Bagre branco, branco bagre.

d) A babá boba bebeu o leite do bebê.

e) Quem era Hera? Hera era a mulher de Zeus.

 

09) Qual par de perífrases apresenta uma incorreção ?

a) Velho Chico - rio São Francisco / Rei do Futebol – Pelé

b) Terra da garoa  - São Paulo / Sampa - São Paulo

c) Ouro negro – petróleo / Rei do Pop - Elvis Presley

d) país do futebol – Brasil / país do carnaval – Brasil

e) Rei do Baião - Luiz Gonzaga / pulmão do mundo  - Amazônia

 

10) Em qual das frases abaixo, o período apresenta catacrese e personificação?

a) A batata da minha perna levou uma bolada tão forte que gritou de desespero;

b) Crash! Ele quebrou o braço da poltrona!

c) Meu coração está triste longe de ti minha flor;

d) Seu burro...você não viu que a mangueira já estava morrendo antes de cortar seu caule?;

e) Queimei o céu da boca comendo cocada quente!

 

11) Aponte a alternativa onde a classificação da figura de linguagem entre parênteses está correta:

a) Eu quase não saio / Eu quase não tenho amigo / Eu quase nãoconsigo / Ficar na cidade sem viver contrariado.” (Lamento sertanejo - Gilberto Gil) – (comparação)

b) É pau, é pedra / É o fim do caminho / É um resto de toco / É um pouco sozinho / É um caco de vidro / É a vida, é o sol (Águas de Março - Tom Jobim) – (assíndeto)

c) Primeiro você coloca a farinha  na vasilha, depois os ovos e finalmente o fermento. - (gradação)

d) Poderia me dar o prazer desta dança, linda Dama? - (polissíndeto)

e) Ele chegou na loja, e brigou e xingou e balbuciou ...até conseguir o que queria. - (hipérbato)