segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 09/12/21 – VALE 4,0%

Olá meus queridos, vamos para nossa tarefa de Matemática da semana?

Não se esqueçam de enviar esta tarefa APENAS NA QUINTA-FEIRA via Messenger ao professor. Não envie antes nem depois: apenas na quinta-feira.

Envie, além de seu nome completo, as respostas em forma de gabarito, no estilo 1 – C, 2 – D...etc. Qualquer dúvida, acesse o professor pelo Messenger.

 


01) Use os códigos abaixo para identificar as figuras de linguagem utilizadas nas frases.

( I ) Ironia, ( A ) Aliteração, ( G ) Gradação e ( P ) Paradoxo.

(        ) A maldade das pessoas está no fato de se acharem bondosas.

(        ) O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.

(        ) Nossa você ganhou R$ 50,00? Tá rica, né?

(        ) Bota a mão no joelho; E da uma baixadinha; Vai mexendo gostoso; Balançando a bundinha (É o Tchan)

(        ) Primeiro você coloca os ingredientes na batedeira, e depois de bater, despeja na bandeja.

 

Qual a sequência correta das respostas?

a) P – A – I – G – G

b) I – P – A – G – I

c) P – A – G – I – I

d) A – P – G – I – P

e) A – G – G – P – I

 

02) Observe a música de interpretada por Marisa Monte: 


Que figura de linguagem aparece na última frase?

a) Anáfora

b) Hipérbato

c) Comparação

d) Antítese

e) Eufemismo

 

03) Qual das alternativas abaixo NÃO é uma Antonomásia?

a) O rei do rock

b) A cidade maravilhosa

c) O país do sol nascente

d) A rainha da Inglaterra

e) A rainha dos baixinhos

 

04) Vemos Eufemismo em qual alternativa?

a) O jardim olhava as crianças sem dizer nada.

b) Meu pensamento é um rio subterrâneo.

c) Não tinha teto em que se abrigasse.

d) Ele enriqueceu por meios ilícitos.

e) Estou morrendo de sede.

 

05) Que Onomatopeia completa de forma correta o segundo quadrinho da tira abaixo da turma da Mônica? 


a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

 

06) Use os códigos abaixo para identificar as figuras de linguagem utilizadas nas frases.

( M ) Metáfora, ( D ) Disfemismo, ( H ) Hipérbole, ( T ) Transnominação e ( P ) Prosopopeia.

(        ) Junior meu filho, se você não fizer o dever de casa, vou te deixar de castigo pelo resto da vida!

(        ) Precisamos tirar 200 xerox para a aula de amanhã.

(        ) Hoje a Lua sorriu pra mim; E eu retribui o sorriso (Hermes, o mensageiro)

(        ) Se ele continuar no mundo do crime, verá o sol nascer quadrado!

(        ) Eu sou a luz das estrelas; Eu sou a cor do luar; Eu sou as coisas da vida; Eu sou o medo de amar. (Raul Seixas)

 

Qual a sequência correta das respostas?

a) H – D – M – T – P  

b) P – T – H – D – M  

c) T – P – D – M – H

d) P – D – M – H – T  

e) H – T – P – D – M