terça-feira, 17 de maio de 2022

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 21/05/22 – VALE 10,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.htmlpara realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

Como a última tarefa foi somente de matemática, nesta semana não teremos tarefa desta, para equalizarmos os assuntos. Ou seja, esta tarefa de Língua Portuguesa, será a única a ser entregue (em se falando de blog, claro!).

 

Texto 01

 

TRADUZIR-SE

Uma parte de mim
é todo mundo;
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera;
outra parte
delira.

Uma parte de mim
almoça e janta;
outra parte
se espanta.

Uma parte de mim
é permanente;
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem;
outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
— que é uma questão
de vida ou morte —
será arte?

 


Ferreira Gullar, Na Vertigem do Dia. 1980.

 

01) O tema da duplicidade da o tom deste poema. A partir desta ideia, de sempre apresentar dois lados, como o eu lírico NÃO se define?

a) Como um ser cheio de contradições;

b) Como alguém com múltiplos sentimentos;

c) Como um ser que busca a harmonia por meio da arte;

d) Como alguém cheio de atitudes e ideias;

e) Como um ser sem profundidade emocional.

 

02) A duplicidade do eu lírico se apresenta durante todo o poema, o que fica claro em suas estrofes. Relacione a primeira coluna com a segunda, identificando a contradição e a parte do poema que a expressa. Depois marque a alternativa que contenha a sequência correta das respostas:

 

a) B – C – D – A

b) B – D – C – A

c) D – C – A – B

d) D – B – C – A

e) D – A – C – B

 

03) Observe este trecho do poema:

Uma parte de mim
pesa, pondera;
outra parte
delira.

 

Os verbos destacados apresentam-se no tempo:

a) Presente         

b) Pretérito perfeito   

c) pretérito imperfeito

d) futuro do presente

e) futuro do pretérito

 

04) Aponte a alternativa onde vemos Voz Verbal Reflexiva:

a) outra parte é ninguém:/fundo sem fundo.

b) Uma parte de mim / é multidão:

c) Uma parte de mim / pesa, pondera;

d) outra parte / delira.

e) outra parte / se espanta.

 

05) No trecho “Uma parte de mim é só vertigem;” em que pessoa o verbo se encontra?

a) primeira pessoa do singular

a) primeira pessoa do plural

a) segunda pessoa do singular

a) terceira pessoa do singular

a) terceira pessoa do plural

 

06) Em qual, ou quais, dos períodos abaixo, aprecem que possuem verbos auxiliares?
I. É importante trabalharmos mais.

II. Já vem raiando a madrugada.

III. Ela ficava filosofando, ao contemplar as estrelas.

a) I e II;

b) II e III;

c) I e III;

d) I, II e III;

e) nenhum possui verbo auxiliar

 

07) Os verbos irregulares oferecem uma dificuldade a mais em relação a sua conjugação, uma vez que não seguem o modelo mais comum dos verbos regulares. Que forma verbal destacada abaixo está conjugada corretamente de acordo com a língua portuguesa?

a) Acho que eu não cabo no carrinho, pois sou grande demais.

b) O que a sociedade deseja é que cada criança esteje em sua família.

c) Se eu ver uma criança maltrapilha chorando na rua, não mais a ignorarei.

d) Se você medisse da mesma forma que eu medo, as medidas estariam certas.

e) Como saber se eu quererei ou não jantar, se nem sei o que irei almoçar?

 

08) Observe este trecho da música “Show das Poderosas” de Anitta:

“Solta o som, que é pra me ver dançando

Até você vai ficar babando

Para o baile pra me ver dançando

Chama atenção à toa

Perde a linha, fica louca”

 

Em que linhas aparecem verbos no gerúndio ?

a) Na primeira, segunda e terceira linha

b) Na quarta e quinta linha;

c) Na primeira, quarta e quinta linha

d) Na segunda e terceira linha;

e) Na terceira, quarta e quinta linha.

 

09) Aponte a alternativa onde o verbo no Particípio está incorreto:

a) O cartão não foi aceito.

b) Os produtos deverão ser pagados em até 5 dias úteis.

c) O candidato foi eleito com mais de 200 mil votos.

d) Maria já tinha passado por poucas e boas.

e) Não devia ter me dito nada antes da hora.

 

10) Observe esta notícia do G1.com de 16/05/22:

“Brasileiro ficará em trailer no meio do deserto antes de viagem espacial - Victor Correa Hespanha mostrou imagens do local conhecido como Vila dos Astronautas, que já foi usado por outros tripulantes da Blue Origin. Lançamento do foguete está previsto para sexta-feira (20), às 10h30 (horário de Brasília). "Em primeiro lugar, tenho que manter meu peso até lá.”

 

Qual dos termos acima sublinhados é um verbo da segunda conjugação?

a) ficará

b) mostrou

c) está

d) tenho

e) nenhum deles