segunda-feira, 13 de junho de 2022

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 25/06/22 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.htmlpara realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

Quero

Carlos Drummond de Andrade

 

Quero que todos os dias do ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 em 5 minutos
me digas: Eu te amo.

 

Ouvindo-te dizer: Eu te amo,
creio, no momento, que sou amado.
No momento anterior
e no seguinte,
como sabê-lo?

 

Quero que me repitas até a exaustão
que me amas que me amas que me amas.
Do contrário evapora-se a amação
pois ao não dizer: Eu te amo,
desmentes
apagas
teu amor por mim.

 

Exijo de ti o perene comunicado.
Não exijo senão isto,
isto sempre, isto cada vez mais.


Quero ser amado por e em tua palavra
nem sei de outra maneira a não ser esta
de reconhecer o dom amoroso,
a perfeita maneira de saber-se amado:
amor na raiz da palavra
e na sua emissão,
amor
saltando da língua nacional,
amor
feito som
vibração espacial.


No momento em que não me dizes:
Eu te amo,
inexoravelmente sei
que deixaste de amar-me,
que nunca me amastes antes.

 

Se não me disseres urgente repetido
Eu te amoamoamoamoamo,
verdade fulminante que acabas de desentranhar,
eu me precipito no caos,
essa coleção de objetos de não amor.

 


 

01) Sobre o texto, é correto afirmar  que:

a) O titulo do poema Quero – verbo na primeira pessoa do singular – mostra que o eu lírico deseja falar repetidamente a frase “Eu te amo”.

b) Inicialmente ele apenas quer que a amada diga essa frase. Esse tom permanece ao longo do poema.

c) Com o passar da leitura, verifica-se que ele passa a exigir (exijo) a repetição da frase “eu te amo”.

d) Se o título do poema fosse (eu) peço em vez de (eu) quero, a intensidade do desejo seria a mesma.

e) nra

 

02) Sobre o eu lírico, podemos afirmar:

a) ele demonstra inquietude, não tanto pela falta de amor, mas pela falta de ouvir a pessoa amada dizer às vezes que o ama.

b) É importante, para ele, ouvir o tempo todo a palavra  amoamoamoamoamo porque só quando a ouve, e só nesse momento, ele tem certeza de ser amado.

c) A amada representa aquela que poderá lhe dar equilíbrio, tirar-lhe a calma e a serenidade e tirá-lo do caos afetivo.

d) trata-se de alguém mal-amado, que nunca conheceu o amor

e) nra

 

03) A forma verbal quero se repete três vezes ao longo do texto. Sobre isso, é incorreto afirmar que:

a) Essa repetição sugere ao eu lírico que ele sente inseguro, não tem certeza de ser correspondido.

b) Há expressões na primeira estrofe confirmam essa sensação do eu lírico.

c) As expressões temporais: “todos os dias do ano”; “todos os dias da vida”; “de meia em meia hora”; “de 5 em 5 minutos”, confirmam a sensação do personagem.

d) faltou criatividade para o autor, falta de inspiração.

e) nra

 

04) Na segunda e na terceira estrofe:

a) O eu lírico mostra-se seguro quanto ao que sente o ser amado.

b) Em determinado momento sua segurança desaparece

c) A insegurança desaparece apenas no momento em que o seu eu lírico ouve a declaração amorosa.

d)  A repetição da expressão “que me amas” sem o uso da pontuação entre elas, é um recurso linguístico empregado na terceira estrofe para evidenciar a ideia de exaustão do eu lírico.

 

05) Em qual das frases abaixo, aparece um artigo indefinido no feminino?

a) Quero que todos os dias do ano
b) Todos os dias da vida
c) Do contrário evapora-se a amação
d) Exijo de ti o perene comunicado.

e) nra

 

06) Em qual das alternativas abaixo temos uma preposição por contração?
a) Quero ser amado por e em tua palavra
b) Saltando da língua nacional,
c) No momento em que não me dizes:
d) Verdade fulminante que acabas de desentranhar,
e) Essa coleção de objetos de não amor.

 

07) Classifique as orações observando os termos sublinhados, em:

A – artigo definido
B – artigo indefinido

a – Os mananciais podem secar com o atual governo. (   ).
b – A grandiosidade de uma ação, qualifica. (   ).
c – Gostaria que uma senhora me dissesse o que é cordialidade. (   ).
d – Um garoto veio me chamar. (   ).
e – Antigamente os pais podiam dar uns bons tapinhas em seus filhos (  ).

 

Agora marque a alternativa que contenha a sequência correta das respostas:

a) A – B – B – B – A
b) A – B – A – B – A
c) B – B – B – B – A
d) B – B – B – A – A
e) B – A – B – A – A