segunda-feira, 18 de julho de 2022

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 23/07/22 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.htmlpara realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

"Consequências das Fake News

 

Divulgar Fake News é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes. Veja alguns exemplos:

         • Linchamento de inocentes

Em 2014, o Brasil presenciou o caso de uma Fake News que teve um fim trágico. Notícia divulgada pelo UOL Notícias relatou que moradores de Guarujá/SP lincharam uma mulher até a morte por causa de um boato divulgado no Facebook. Ela foi acusada de sequestrar crianças para fazer rituais de magia negra, no entanto, a informação era falsa. O uso das redes sociais para compartilhar notícias também perpetua a violência por causa das Fake News em outros países. A Índia é um cenário preocupante na divulgação de vídeos falsos pelo WhatsApp. Em 2018, cenas fictícias foram editadas e veiculadas como suposto sequestro de crianças em Rainpada, uma vila local na Índia (Para ler a notícia, clique aqui). Desesperados, os moradores começaram a perseguir os supostos sequestradores, resultando na morte de cinco pessoas.

         • Questões de Saúde Pública

Movimentos antivacinação voltaram a crescer nos últimos anos. Algumas pessoas contrárias ao uso de vacinas disseminam notícias falsas e propagam suas visões de que vacinar a população faz mal, o que é um problema grave, pois a resistência à vacinação coloca em perigo a população. Por causa do crescimento de casos de sarampo no Brasil em 2018, o Ministério da Saúde teve que promover campanhas de vacinação. Para combater as fake news sobre o assunto e incentivar a participação nas campanhas, o Ministério da Saúde (MS) precisou lançar propagandas e informativos de combate às fake news sobre vacinas em diferentes veículos de comunicação e nas redes sociais.

                • Homofobia

Outro Ministério teve que entrar em cena para desmentir boatos. Em 2016, o Ministério da Educação (MEC) precisou ir a público esclarecer que não havia a circulação do falso “kit gay”nas escolas públicas do Brasil. 'Kit gay' é apelido do projeto 'Escola sem homofobia', voltado a educadores e não a crianças; livro 'Aparelho Sexual e Cia' não fez parte do projeto e não foi usado em escolas.

         • Preconceito - Xenofobia

O discurso de ódio que toma conta das redes sociais resultou em ataques a acampamentos de imigrantes venezuelanos. Moradores de Paracaima, cidade de Roraima pela qual as pessoas vindas da Venezuela entram no Brasil, usaram paus, pedras e bombas caseiras para atacar os acampamentos. Outro exemplo foi o de um comerciante que ficou ferido após ser assaltado por um grupo de venezuelanos. As fake news sobre o caso divulgaram que o comerciante não foi socorrido porque a prioridade era atender imigrantes venezuelanos. A informação causou revolta na população da cidade, que passou a atacar os imigrantes.

         • Legitimação da Violência

Posições contrárias a uma ideologia política podem alimentar o discurso de ódio. Fake News sobre a vereadora Marielle Franco, por exemplo, assassinada em 2018, foram espalhadas pelas redes sociais. Entre os boatos, estava a suposta ligação da vítima com o tráfico. A Justiça do Rio de Janeiro entrou no caso e determinou a retirada do conteúdo do ar. Marielle era uma vereadora ligada à luta pelos Direitos Humanos, em especial das mulheres e da comunidade negra do Rio de Janeiro. Ela denunciava políticos e policiais por abusos de poder e outras violações e, por isso, criou inimizades com várias figuras públicas.

 

Como combater as Fake News?

O combate às Fake News é algo difícil. Os mecanismos de produção e veiculação das falsas informações são muito eficientes e escondem a identidade dos criminosos. Para o usuário da internet, o importante é conseguir identificar uma notícia falsa ou sensacionalista e não compartilhar conteúdo duvidoso. Agências de jornalismo especializado são uma ferramenta útil para saber se um conteúdo é Fake News ou não.

         A Agência Lupa é uma criação da Revista Piauí com a Fundação Getúlio Vargas e com a rede Um Brasil. Lançada em 2015, o site analisa conteúdo nacional e internacional e classifica-os em: verdadeiro; verdadeiro, mas…; ainda é cedo para dizer; exagerado; contraditório; insustentável; falso e de olho.

         O Boatos.org é um site formado por vários jornalistas brasileiros que investigam conteúdos que circulam nas redes e informam aos leitores se são verdadeiros ou falsos.

         Outra agência especializada em desvendar Fake News é “Aos Fatos”. Seus criadores fazem parte de uma rede internacional de investigadores e trabalham com a análise dos assuntos mais populares da internet. O site possui uma parceria com o Facebook para ajudar os usuários do Messenger (serviço de mensagens instantâneas da empresa) na navegação e identificação da veracidade dos posts. As notícias são definidas pela equipe como verdadeiras, imprecisas, exageradas, contraditórias, insustentáveis e falsas.

Por Lorraine Vilela Campos

 


Equipe Brasil Escola (https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm)

 

01) Com base na leitura do texto, avalie em V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas abaixo. Depois marque a alternativa que contenha sua sequência correta:

(    ) as fake news afetam a saúde da população, ao definir que vacina faz mal a saúde;

(    ) uma mulher foi linchada até a morte na cidade do Guarujá devido à uma fake News;

(    ) na Índia, cinco pessoas foram mortas ao serem confundidas como sequestradoras de crianças devido a fake news espalhadas no país em 2018 pelo whatsapp.

(    ) para combater falsas notícias sobre vacinação, o Ministério da Saúde precisou lançar propagandas e informativos de incentivo às fake news sobre vacinas em diferentes veículos de comunicação e nas redes sociais.

 

a) V – V – V – F

b) V – V – F – F

c) V – F – V – F

d) F – V – V – F

e) todas as afirmações são verdadeiras

 

02) No texto, o item “Homofobia” ao tratar do chamado kit gay, deixa claro que:

a) tratava-se de um livro que foi entregue nas escolas;

b) o verdadeiro nome era “Escola sem homofobia”, projeto do qual era direcionado aos educadores e não às crianças;

c) para combater esta fake News o ministério da saúde, teve que entrar em ação novamente;

d) o livro 'Aparelho Sexual e Cia' fez parte do projeto e foi usado em escolas;

e) todas as afirmativas acima estão incorretas em relação ao texto.

 

03) No texto, na parte em que trata da xenofobia causada pelas fake news em Paracaima, qual o motivo da revolta da população?

a) a entrada de imigrantes venezuelanos;

b) um acampamento criado especialmente para imigrantes;

c) as armas utilizadas pelos venezuelanos ao entrar no país, como paus, pedras e bombas;
d) a falsa notícia sobre um comerciante, que foi assaltado por um grupo de imigrantes e não teve atendimento emergencial, em detrimento ao atendimento dos venezuelanos;
d) a distribuição de renda.

 

04) Em qual das alternativas abaixo, o termo em destaque é Predicativo do Sujeito?

a) Posições contrárias a uma ideologia política podem alimentar o discurso de ódio.

b) Fake News sobre a vereadora Marielle Franco, por exemplo, assassinada em 2018, foram espalhadas pelas redes sociais.

c) Entre os boatos, estava a suposta ligação da vítima com o tráfico.

d) Marielle era uma vereadora ligada à luta pelos Direitos Humanos,...

e) Ela denunciava políticos e policiais por abusos de poder e outras violações...

 

05) Em qual das alternativas abaixo temos Predicado Verbal?

a) O combate às Fake News é algo difícil.

b) Os mecanismos de produção e veiculação das falsas informações são muito eficientes...

c) Para o usuário da internet, o importante é conseguir identificar uma notícia falsa ou sensacionalista...

d) Agências de jornalismo especializado são uma ferramenta útil para saber se um conteúdo é Fake News ou não.

e) ... o site analisa conteúdo nacional e internacional e classifica-os em: verdadeiro; verdadeiro, mas…;

 

06) Com relação aos tipos de predicado, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta quanto à classificação dos predicados das orações abaixo.

As fake news produzem muitos males a sociedade;

As fake news são coisas deploráveis;

As fake news causam males sozinhas.

a) Predicado nominal - Predicado verbo-nominal - Predicado verbal

b) Predicado verbal - Predicado nominal - Predicado verbo-nominal

c) Predicado verbal - Predicado verbo-nominal - Predicado nominal

d) Predicado verbo-nominal - Predicado verbal - Predicado nominal

e) Predicado nominal – Predicado nominal – Predicado verbal