segunda-feira, 12 de junho de 2023

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 17/06/23 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.htmlpara realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

HISTÓRIA DE LADRÃO

Paulo Mendes Campos

 

Morando sozinha e indo à cidade em um dia de festa, uma senhora de Ipanema teve a sua bolsa roubada, com todas as suas jóias dentro. No dia seguinte, desesperada de qualquer eficiência policial, recebeu um telefonema:

- É a senhora de quem roubaram a bolsa ontem?

- Sim.

- Aqui é o ladrão, minha senhora.

- Mas como o... o senhor descobriu o meu número?

- Pela carteira de identidade e pela lista.

- Ah, é verdade. E quanto quer para devolver os meus objetos?

- Não quero nada, madame. O caso é que sou um homem casado...

- Pelo fato de ser casado, não precisa andar roubando. Onde estão as minhas jóias, seu sujeito ordinário?

- Vamos com calma, madame. Quero dizer que só ontem, por um descuido meu, minha mulher descobriu quem eu sou realmente. A senhora não imagina o meu drama.

- Escute uma coisa, eu não estou para ouvir graçolas de um ladrão muito descarado...

- Não é graçola, madame. O caso é que adoro minha mulher.

- E por que o senhor está me contando isso? O que me interessa são as jóias e a carteira de identidade (dá um trabalho danado tirar outra), e não tenho nada com a sua vida particular. Quero o que é meu.

- Claro, madame, claro. Estou lhe telefonando por isso. Imagine a senhora que minha mulher falou que me deixa imediatamente se eu não me regenerar...

- Coitada! Ir numa conversa dessas.

- Pois eu prometi nunca mais roubar em minha vida.

- E ela bancou a pateta de acreditar?

- Acho que não. Mas, o que eu prometo, eu cumpro; sou um homem de palavra.

- Um ladrão de palavra, essa é fina. As minhas jóias naturalmente o senhor já vendeu.

- Absolutamente, estão em meu poder.

- E quanto quer por elas? Diga logo.

- Não vendo, madame, quero devolvê-las. Infelizmente, minha mulher disse que só acreditaria em minha regeneração se eu lhe devolvesse as jóias. Depois ela vai bater um fio para checar.

- Pois fique sabendo que eu estou gostando muito de sua senhora. Pena uma pessoa de tanto caráter estar casada com um... homem fora da lei.

- É também o que eu acho. Mas gosto tanto dela que estou disposto a qualquer sacrifício.

- Meus parabéns. O senhor vai trazer-me as jóias aqui?

- Isso nunca. A senhora podia fazer uma suja.

- Uma o quê?

- A senhora, com o perdão da palavra, podia chamar a polícia.

- Prometo que não chamo, não por sua causa, por causa de sua senhora.

- Vai me desculpar madame, mas nessa eu não vou.

- Também sou uma mulher de palavra.

- O caso madame, é que nós, os desonestos, não acreditamos na palavra dos honestos.

- Tá. Mas como o senhor pretende fazer então?

- Estou bolando um jeito de lhe mandar as jóias sem perigo para mim e sem que outro ladrão possa roubá-las. A senhora não tem uma idéia?

- O senhor entende mais disso do que eu.

- É verdade. Tenho um plano: eu lhe mando umas flores com as jóias dentro dum pequeno embrulho.

- Não seria melhor eu encontrá-lo numa esquina?

- Negativo! Tenho meu pudor, madame.

- Mas não há perigo de mandar algo de tanto valor para uma casa de flores?

- Não. Vou seguir o entregador a uma certa distância.

- Então, vou ficar esperando. Não se esqueça da carteira.

- Dentro de vinte minutos está tudo aí.

- Sendo assim, muito agradecida e lembranças para sua senhora.

Dentro do prazo marcado, um menino confirmava, que em certas ocasiões, até os ladrões mandam flores e jóias.

 


01) Do que trata esse texto?

a) Das ações de bons ladrões.

b) Do perigo de pessoas idosas saírem sozinhas às ruas.

c) É um alerta para que pessoas não saiam com objetos de muito valor.

d) Da transformação das pessoas por meio do amor.

e) nra

 

02) Indignada com a descoberta do seu número telefônico pelo ladrão, a senhora pergunta-lhe como o conseguiu e obtém como resposta: Pela carteira de identidade e pela lista. A julgar pela data de edição do livro (2005), podemos afirmar que a “lista”, a que o ladrão se refere, é a LISTA TELEFÔNICA, um suporte textual muito utilizado na época. Abaixo temos cinco falas com termos (em destaque) que entregam a “velhice” do texto, com exceção da alternativa...

a) - Não quero nada, madame. O caso é que sou um homem casado...

b) - Onde estão as minhas jóias, seu sujeito ordinário?

c) - Escute uma coisa, eu não estou para ouvir graçolas de um ladrão muito d) descarado...

d) - E ela bancou a pateta de acreditar?

e) - A senhora, com o perdão da palavra, podia chamar a polícia.

 

03) Quando ladrão telefonou para vítima, imediatamente ela levantou uma hipótese. Sobre isso é correto afirmar que:

a) A hipótese levantada pela vítima era de que ele queria uma quantia em dinheiro para devolver as joias;

b) A hipótese revelou-se verdadeira no tocante à devolução das joias mediante pagamento;

c) O ladrão queria simplesmente devolver-lhe as joias, mas exigia algo em troca;

d) Houve um certo pré conceito velado por parte da vítima em relação ao ladrão, sem embasamento;

e) nra

 

04) Sobre o texto é incorreto afirmar que:

a) O ladrão dirige-se a mulher empregando o termo “madame”;

b) A forma de tratamento “madame” implica situar a mulher uma classe social privilegiada;

c) Na “- Mas como o... o senhor descobriu o meu número?” as reticências indicam que a mulher hesitou na maneira como tratar e o Ladrão;

d) O diálogo em sua maior parte é escrito de forma cerimoniosa;

e) nra

 

05) Observe o trecho abaixo do texto:

“Imagine a senhora que minha mulher falou que me deixa imediatamente se eu não me regenerar...”

Neste período:

a) O trecho “se eu não me regenerar...” revela uma condição;

b) O trecho “me deixa imediatamente...” revela uma certeza;

c) O período não está no sentido figurado e sim indireto;

d) A condição colocada pela esposa do ladrão revela uma sustentação a situação da vítima;

e) Fica claro que a vítima conhecia anteriormente a mulher do ladrão.

 

06) Num possível resumo, o texto trata de:

a) amizade

b) compreensão

c) redenção

d) diferenças

e) ilusões