segunda-feira, 7 de agosto de 2023

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 12/08/23 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

PRESERVAR O PLANETA

 

"O homem não teceu a teia da vida.

Ele é apenas um de seus fios.

O que quer que faça à teia, ele faz a si mesmo"
Chefe Seattle

 

Uma das mais fascinantes imagens que nossos olhos podem admirar graças à evolução da tecnologia é, sem dúvida, a vista da Terra no espaço! Nosso planeta reluz como uma pérola azul mergulhada em um mar infinito, cujo mistério desafia a mente humana. Sabemos apenas que o universo é absurdamente imenso e, por mais que telescópios poderosos insistam em procurar sinais de vida pelas galáxias, pelo menos até agora, não temos notícias de que exista vida inteligente em outro lugar. Só aqui na Terra!

Olhando o planeta bem de perto, somos brindados com outra beleza: a fina camada de solo que recobre sua superfície. Essa terra foi palco de muitas histórias, desde que surgiu o primeiro homem das cavernas. Sobre ela floresceram as mais variadas culturas, seus sonhos, seus ódios, seus amores. Fósseis delicadamente escondidos nas suas entranhas comprovam que ela foi o útero e o berço de muitas e diferentes espécies já desaparecidas. Foi neste planeta azul que a espécie humana surgiu e evoluiu, dotada de um cérebro muito sofisticado!

Aprendemos matemática e filosofia; descobrimos, criamos e inventamos coisas incríveis e belas como o raio laser e os painéis grafitados. Porém, ainda tiramos "nota baixa" em uma das mais importantes lições: preservar nosso planeta, nossa casa. Esquecemos que dependemos da Terra para nossa sobrevivência, assim como um bebê precisa da mãe para se desenvolver com saúde. Parecemos não notar que neste planeta estão a água que bebemos, o solo em que plantamos, o ar que respiramos!

Aqui convivemos com as algas que produzem oxigênio; com as bactérias que reaproveitam as folhas mortas da floresta; com os pássaros que carregam sementes para que árvores possam brotar em lugares distantes. E todos colaboram, sem exigências, para a continuidade da vida. Ao contrário de nós, humanos. Apesar de termos o cérebro tão desenvolvido (maior do que o dos macacos!), somos os seres que mais destroem seus semelhantes. Por que eliminamos uma espécie viva a cada vinte minutos? Por que inventamos armas capazes de acabar com a vida no planeta rapidamente? Por que um quarto da água doce do mundo não pode ser reaproveitado?

Afinal, como fazer para não prejudicar a saúde de nossa própria Mãe, o nosso planeta? O primeiro passo é compreender que, na natureza, tudo depende de tudo e todos dependem de todos. Os seres vivos, o ar, a água, o solo, a luz estão ligados entre si na complicada trama da vida. Uma seca no Brasil afeta o preço das laranjas na França; a fumaça dos escapamentos dos carros em São Paulo contribui para o aumento de temperatura de todo o globo; as políticas agrícolas, decididas pelos políticos nos quais votamos, interferem na qualidade da água que, por sua vez, tem implicações em nossa saúde.

Esse é o desafio do homem e da mulher do século 21: progredir em termos éticos e sociais, e preservar o planeta. Não se trata de uma tarefa simples, mas é perfeitamente viável se cada um de nós fizer sua parte.

 

Mãos à obra! Vamos…


DESPERTAR nossos sentidos para a realidade. Tomar conhecimento do que está acontecendo no país e no mundo. Refletir sobre as causas da pobreza e das devastações ambientais.


FORTALECER O CORPO E A MENTE. Procurar práticas físicas e meditativas que propiciem serenidade. Evitar a "poluição" do organismo com substâncias nocivas. Nos alimentar do contato humano, de leituras e de filmes preocupados em propor um mundo mais justo.


ESTAR DISPOSTOS a reconhecer e tratar nosso mundo interior, nossos sonhos e problemas. Buscar auxílio, se necessário. Ouvir a mensagem trazida por nossos sentimentos.

EDUCAR A COMUNIDADE. Quebrar a acomodação dos outros por meio de cartas, aulas, encontros entre vizinhos etc. Aproveitar as conversas com familiares e amigos para analisar criticamente a realidade. Colaborar para a alfabetização e a educação de outras pessoas.


ORGANIZAR eventos, passeios na comunidade com fins educativos em relação à paz, ao meio ambiente, à sociedade. Participar de organizações voltadas à saúde pública, à inclusão social e à ecologia.


VOTAR de maneira consciente, preocupada com o bem comum. Pressionar os parlamentares e governantes com vistas ao desenvolvimento de políticas a favor da paz e da melhoria de vida.


ESTAR ATENTO às situações prejudiciais ao meio ambiente: ações destruidoras em áreas de conservação, desmatamentos ilegais, rios que recebem dejetos tóxicos, contaminação por agrotóxicos, poluição de todo o tipo. É possível denunciar essas violações para organizações não governamentais (ONGs) ou para órgãos públicos dedicados à preservação ambiental.


CONSERVAR os recursos naturais. Plantar árvores, ajudando a combater o efeito estufa. Não queimar ou desmatar áreas com vegetação.


RESPEITAR os outros, independentemente do nível social, da cor, do sexo ou da religião. Acolher e ponderar sobre outros pontos de vista.


REFLETIR sobre o lixo: de onde veio, para onde vai. Consumir moderadamente, dando preferência a produtos não tóxicos, biodegradáveis, recicláveis, com menos embalagem.

 


Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman. Paz, como se faz? – Semeando cultura de Paz nas escolas. Brasília: governo do Estado de Sergipe/UNESCO/Associação Palas Athena, 2002.

 

01) No primeiro parágrafo, o texto apresenta uma bela imagem do planeta Terra ao compará-lo a uma “pérola azul mergulhada no infinito.” O que essa comparação ressalta em relação ao tamanho da Terra?

a) A enorme importância do planeta terra na existência de outros planetas.

b) O seu pequeno tamanho ou sua insignificância em relação ao universo.

c) A maior importância da Terra dentro do Universo.

d) A falta total de relevância de nosso planeta frente à tantos outros.

e) nra

 

02) Mesmo o universo sendo imenso, que aspecto faz do planeta Terra um lugar especial?

a) A existência de água

b) A existência de várias riquezas minerais

c) O fato de ser o único planeta conhecido a ter vida inteligente

d) O fato de que somos o centro de tudo que é importante para existência do universo

e) A falta de estrelas

 

03) De acordo com o segundo parágrafo:

a) A terra não precisa de outros planetas para sua sobrevivência: disso depende seus habitantes.

b) O planeta em que vivemos não suporta outros tipos de vida, que não as já existentes.

c) Nas terras do planeta, já floresceram e viveram variadas e diferentes espécies de vida.

d) As informações deste paráougrafo são importantes para preservação o universo.

e) nra

 

04) Sobre as medidas citadas ao final do texto, qual emoldura a importância de se cobrar políticos em relação as medidas de preservação?

a) DESPERTAR nossos sentidos para a realidade. ...

b) ESTAR DISPOSTOS a reconhecer e tratar nosso mundo interior, ...

c) EDUCAR A COMUNIDADE. Quebrar a acomodação dos outros ...

d) ORGANIZAR eventos, passeios na comunidade com fins educativos...

e) VOTAR de maneira consciente, ...

 

05) Em qual dos períodos abaixo temo Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas?

a) Olhando o planeta bem de perto, somos brindados com outra beleza: a fina camada de solo que recobre sua superfície.

b) Essa terra foi palco de muitas histórias, desde que surgiu o primeiro homem das cavernas.

c) Sobre ela floresceram as mais variadas culturas, seus sonhos, seus ódios, seus amores.

d) Fósseis delicadamente escondidos nas suas entranhas comprovam que ela foi o útero e o berço de muitas e diferentes espécies já desaparecidas.

e) Foi neste planeta azul que a espécie humana surgiu e evoluiu, dotada de um cérebro muito sofisticado!

 

06) Marque a alternativa que contenha a classificação correta das orações coordenadas abaixo, de forma respectiva:

01 – Ia a igreja, mas cometia pecado todo dia.

02 – Decidi trabalhar, logo já me sinto realizado.

03 - Ana pediu demissão, pois não se sentia feliz no emprego.

04 – Compre hoje seu celular, ou perderá a promoção.

05 – Minha geladeira pifou, por isso troquei-a.

 

a) aditivas, conclusivas, alternativas, explicativas, adversativas

b) conclusivas, explicativas, alternativas, conclusivas, adversativas

c) explicativas, alternativas, conclusivas, adversativas, aditivas

d) alternativas, conclusivas, adversativas, aditivas, alternativas

e) adversativas, conclusivas, explicativas, alternativas, conclusivas