segunda-feira, 19 de agosto de 2024

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 24/08/24 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

É obrigatório demonstrar todos os cálculos para que sua resposta seja corrigida.

 

Como criar uma fera em casa

Frei Betto

 

Comemora-se amanhã, 4 de junho, o Dia mundial contra a Agressão Infantil. Muitos adultos trazem no espírito marcas de agressões sofridas na infância: surras, ameaças feitas em nome do deus-terrorista que sente prazer em condenar ao inferno, humilhações de professores antipedagogos, abusos sexuais, torturas eufemisticamente qualificadas de castigos. 

A ausência de carinho é agressão freqüente. Um dia destes, no semáforo fechado, um garoto pediu-me dinheiro. Dei-lhe chicletes e, na breve troca de palavras, passei-lhe a mão na cabeça. Afastou-se rumo ao carro de trás. Seu amigo acercou-se de minha janela. “Não tenho mais nada para lhe dar”, adiantei. O menino olhou-me do fundo de seus mil anos de desamor: “O senhor passa a mão também na minha cabeça?” 

No reino animal, só os répteis geram a cria sem estabelecer com ela nenhuma aparente relação de afeto. Todos os outros animais se nutrem de pão e de beleza. O que dizer a respeito da beleza num mundo em que o pão é lixo e luxo? Lixo porque o Brasil desperdiça 40% dos alimentos que produz, sobretudo hortaliças e frutas; por falta de armazenamento e transporte adequados e de informações sobre o valor nutritivo de cascas, talos e folhas, joga-as fora. Luxo porque 100 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza. 

Não pode se sentir amada uma criança de pais ausentes de casa o dia todo ou angustiados pelo desemprego. Nem a que vive confinada num barraco sem espaço físico e mental, asfixiada por clima de violência. 

Hoje, a agressão à infância é multifacetada: guerras militarizam crianças, prostituição infantil, menores abandonados, consumo e tráfico de drogas, extração de órgãos, trabalho escravo, etc. [...] 

É possível que a mais freqüente agressão à infância resida na falta de relação afetiva e dialógica entre pais e filhos. Há pais impacientes que tentam subornar os filhos entregues à babá eletrônica. 

Dedicados a acumular dinheiro, viajar, desfrutar da vida social, cuidar de sua carreira profissional, muitos pais dariam um passo importante se reservassem para os filhos o mesmo tempo cotidiano que passam grudados ao telefone. Esquecem que há em casa um ser em crescimento que não quer senão colo, carinho, atenção. Enfim, alguém que lhe passe a mão na cabeça, de preferência com amor. 

 


Vamos analisar alguns parágrafos do texto:

 

01) (1º parágrafo) Qual o pretexto empregado pelo autor para tratar do tema de seu texto?

a) A comemoração do Dia das Crianças;

b) A comemoração do dia Mundial de Agressão Infantil;

c) A comemoração do dia Mundial contra a Agressão Infantil;

d) A comemoração do dia Mundial de Agressão às crianças;

e) A comemoração do dia Mundial da criança.

 

02) (1º parágrafo) Qual a ideia principal desse parágrafo?

a) O autor afirma que muitos adultos trazem no espírito, marcas de agressões sofridas na infância;

b) O autor desmistifica o castigo como algo Divino e o impõe como algo social e viável;

c) O autor se vale da crença popular de que surras e ameaças são feitas em nome de Deus;

d) O autor defende a opressão familiar dentro do lar como forma de educação;

e) nra.

 

03) (2º parágrafo) Assinale a alternativa incorreta de acordo com esse parágrafo: 

a) A forma de agressão que o autor trata em seu texto é sobre a ausência de carinho;

b) O autor ilustra a falta de carinho como uma forma de agressão, através de uma mini narrativa;

c) Ao final do texto esse recurso faz com que o ator retome a história, indiretamente, para concluir o seu raciocínio;

d) A história do menino, que se entrelaça com suas ideias, tem um final trágico;

e) Há um quê de gratidão e também de carência na fala final do menino.

 

04) (3º parágrafo) Assinale a alternativa correta em relação ao terceiro parágrafo:

a) O primeiro período deste parágrafo, é uma afirmativa de ordem geral em que o autor se vale de uma comparação entre animais e répteis;

b) Para sustentar a resposta sua própria pergunta, o autor se utiliza de dados estatísticos;

c) O autor joga com duas palavras para dar o impacto ao que afirma: luxo e riqueza;

d) O significado da palavra pão neste parágrafo, é o de saúde;

e) nra.

 

04) (4º parágrafo) O autor trata de crianças que não se sente amadas. Dentre as alternativas abaixo, qual não é causa de desamor citada pelo texto?

a) Pais ausentes;

b) País angustiados com desemprego;

c) Crianças confinadas em barracos;

d) Crianças asfixiadas pelo clima da violência;

e) Mães que não conseguem cuidar de seus filhos pelo fato de serem solteiras.

 

05) Observe o período abaixo:

Comemora-se amanhã, 4 de junho, o Dia mundial contra a Agressão Infantil.

Podemos afirmar que a frase “4 de junho” é:

a) Complemento Nominal;

b) Adjunto Adverbial;

c) Adjunto Adnominal;

d) Aposto;

e) Vocativo.

 

06) Nas alternativas abaixo, todos os termos sublinhados são Adjuntos Adnominais, com exceção da...

a) É possível que a mais freqüente agressão à infância resida na falta de relação afetiva...

b)  Há pais impacientes que tentam subornar os filhos entregues à babá eletrônica. 

c) Dedicados a acumular dinheiro, viajar, desfrutar da vida social, ...

d) ...muitos pais dariam um passo importante se reservassem para os filhos o mesmo tempo cotidiano que passam grudados ao telefone.

e) Esquecem que há em casa um ser em crescimento que não quer senão colo, ...

 

07) Dentre os termos destacados no parágrafo abaixo, qual é Adjunto Adverbial?

Muitos adultos trazem no espírito marcas de agressões sofridas na infância: surras, ameaças feitas em nome do deus-terrorista que sente prazer em condenar ao inferno, humilhações de professores antipedagogos, abusos sexuais, torturas eufemisticamente qualificadas de castigos.

a) sofridas;

b) ameaças;

c) antipedagogos;

d) eufemisticamente;  

e) qualificadas.