Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para
realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
Espelho-d’água
A ONU –
Organização das Nações Unidas escolheu o período de 2005 a 2015 como a Década
Internacional da Água, com o lema: “Água, fonte de Vida”. O ano de 2003 também
foi um marco para o tema, sendo considerado o Ano Internacional da Água Doce. É
um convite para parar e refletir sobre de que água estamos falando. Reflexo,
água e reflexão se misturam, para tentarmos entender por que tanto se discute
sobre o assunto.
Falamos de um
elemento natural, cuja falta impede a vida na Terra; de um bem universal e de
direito de todos; de um elemento sem cor, sem cheiro e sem sabor, mas que pode
inspirar artistas, músicos e poetas; de um meio de purificação e renovação da
alma como acreditam os índios e os sacerdotes; do fluído do útero materno que
germina as sementes de nossas vidas e de um bem econômico que garante o
desenvolvimento e o progresso.
Há muitas
definições para a água. Convidamos cada um a se debruçar sobre um lago, sobre
um rio ou uma fonte. Que imagem nós vemos refletida? Reflexo, do latim
reflectere, significa “voltar para trás”, uma tomada de consciência. Como cada
um vê e sente o elemento água em sua vida e de que forma se relaciona com ele?
O tema da campanha da ong WWF-Brasile de
nossa missão “Água para a Vida, Água para Todos” é um desafio para resgatar
nossa ligação com a Terra, rever nossas ações individuais e coletivas e
compartilhar reflexões com os demais integrantes do Planeta Azul.
A superfície da
Terra é dominada, em 75%, pelas águas. Os 25% restantes são terras emersas, ou
seja, acima da água. Tamanha abundância de água cria condições essenciais para
a vida e mantém o equilíbrio da natureza.
Quem pensa que
tanta água está disponível para o consumo humano está enganado, pois somente
2,7% é de água doce e grande parte está congelada ou embaixo da superfície do
solo.
A água de fácil
acesso, dos rios, lagos e represas, representa muito pouco do total de água
doce disponível. Mas água doce também não significa água potável. Para isso a
água precisa ser de boa qualidade, estar livre de contaminação e de qualquer
substância tóxica. Acredita-se que menos de 1% de toda a água doce do Planeta
está em condições potáveis.(...)
O problema se
agrava, quando a quantidade de água doce, de que também necessita a própria
natureza, tem múltiplos usos, sendo utilizada, ao mesmo tempo, por todos os
habitantes do planeta e muitas vezes de forma pouco sustentável.
Só a agricultura
consome 70% da água doce mundial. A irrigação sem tecnologia gera grandes
desperdícios e, considerando-se a pecuária, os pastos e a água para os
rebanhos, o consumo é ainda maior. Essas atividades, juntas, também geram
outros impactos, como a remoção de grandes áreas de vegetação e das matas
ciliares, que protegem os rios e o solo, e causam a poluição das águas pelo
despejo dos agrotóxicos.
Estaríamos em
melhor situação, se houvesse bom uso e boa gestão dos recursos hídricos.
Afinal, o pior hábito é o desperdício e o desconhecimento. Muitos ainda pensam:
“Tem muita água, então, para que economizar?”
Cadernos
de Educação Ambiental “Água para Todos:
Livro
das Águas/Andrée de Ridder Vieira;
Larissa
Costa e Samuel Roiphe Barrêto coordenação.
Brasília;
WWF – Brasil, 2006.
01) A ONU escolheu o período de
2005 a 2015 como a década internacional da Água, com o lema: “Água, fonte da
vida.” O que esse lema ressalta sobre a água?
a) A escassez do elemento na atualidade e
sua abundância no futuro.
b) A importância que ela tem na manutenção
da vida.
c) Seu destaque comercial junto à
indústria e às relações humanas.
d) Seu desperdício, o que torna
imprescindível um novo pensamento ecológico.
e) nra
02) Sobre o lema escolhido pela ONG
WWF – Brasil, podemos dizer que:
a) Possui a mesma ideia sobre a água que o
lema da ONU.
b) Seu lema “Água para a vida, água para
todos.”, tem cunho político.
c) O lema da ONG, amplia a ideia ,
ressaltando a água como um bem.
d) Neste lema, a água não é um direito de
todos.
e) A ONG escolheu este tema porque,
provavelmente, existam pessoas que têm acesso à água de qualidade.
03) Ainda sobre o texto, podemos
afirmar:
a) a maior parte da superfície do planeta
precisa de água
b) a menor parte da superfície do planeta
é seca
c) a maior parte da superfície do planeta
é imersa
d) a menor parte da superfície do planeta
é inundada
e) nra
04) Quando o texto fala
de água disponível para a humanidade, ele destaca que:
a) nem toda a água do planeta é de fácil
acesso
b) o fato de ser potável, não significa
que seja para consumo
c) a água do planeta está quase toda
contaminada e precisa ser reciclada
d) nem toda água doce do planeta está
isenta de contaminação.
e) toda água do planeta está pronta para o
uso: basta preserva-la.
05) O uso das aspas no primeiro e
terceiro parágrafos justifica-se porque:
a) destacam a importância do
conteúdo.
b) são a transcrição de trechos de um
texto específico.
c) são citações diretas da fala de
alguém.
d) sinalizam duplo sentido de uma
ideia.