segunda-feira, 23 de setembro de 2024

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 28/09/24 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

 

Espelho-d’água

 

A ONU – Organização das Nações Unidas escolheu o período de 2005 a 2015 como a Década Internacional da Água, com o lema: “Água, fonte de Vida”. O ano de 2003 também foi um marco para o tema, sendo considerado o Ano Internacional da Água Doce. É um convite para parar e refletir sobre de que água estamos falando. Reflexo, água e reflexão se misturam, para tentarmos entender por que tanto se discute sobre o assunto.

Falamos de um elemento natural, cuja falta impede a vida na Terra; de um bem universal e de direito de todos; de um elemento sem cor, sem cheiro e sem sabor, mas que pode inspirar artistas, músicos e poetas; de um meio de purificação e renovação da alma como acreditam os índios e os sacerdotes; do fluído do útero materno que germina as sementes de nossas vidas e de um bem econômico que garante o desenvolvimento e o progresso.

Há muitas definições para a água. Convidamos cada um a se debruçar sobre um lago, sobre um rio ou uma fonte. Que imagem nós vemos refletida? Reflexo, do latim reflectere, significa “voltar para trás”, uma tomada de consciência. Como cada um vê e sente o elemento água em sua vida e de que forma se relaciona com ele?

O tema da campanha da ong WWF-Brasile de nossa missão “Água para a Vida, Água para Todos” é um desafio para resgatar nossa ligação com a Terra, rever nossas ações individuais e coletivas e compartilhar reflexões com os demais integrantes do Planeta Azul.

A superfície da Terra é dominada, em 75%, pelas águas. Os 25% restantes são terras emersas, ou seja, acima da água. Tamanha abundância de água cria condições essenciais para a vida e mantém o equilíbrio da natureza.

Quem pensa que tanta água está disponível para o consumo humano está enganado, pois somente 2,7% é de água doce e grande parte está congelada ou embaixo da superfície do solo.

A água de fácil acesso, dos rios, lagos e represas, representa muito pouco do total de água doce disponível. Mas água doce também não significa água potável. Para isso a água precisa ser de boa qualidade, estar livre de contaminação e de qualquer substância tóxica. Acredita-se que menos de 1% de toda a água doce do Planeta está em condições potáveis.(...)

O problema se agrava, quando a quantidade de água doce, de que também necessita a própria natureza, tem múltiplos usos, sendo utilizada, ao mesmo tempo, por todos os habitantes do planeta e muitas vezes de forma pouco sustentável.

Só a agricultura consome 70% da água doce mundial. A irrigação sem tecnologia gera grandes desperdícios e, considerando-se a pecuária, os pastos e a água para os rebanhos, o consumo é ainda maior. Essas atividades, juntas, também geram outros impactos, como a remoção de grandes áreas de vegetação e das matas ciliares, que protegem os rios e o solo, e causam a poluição das águas pelo despejo dos agrotóxicos.

Estaríamos em melhor situação, se houvesse bom uso e boa gestão dos recursos hídricos. Afinal, o pior hábito é o desperdício e o desconhecimento. Muitos ainda pensam: “Tem muita água, então, para que economizar?”

 


Cadernos de Educação Ambiental “Água para Todos:

Livro das Águas/Andrée de Ridder Vieira;

Larissa Costa e Samuel Roiphe Barrêto coordenação.

Brasília; WWF – Brasil, 2006.

 

01) A ONU escolheu o período de 2005 a 2015 como a década internacional da Água, com o lema: “Água, fonte da vida.” O que esse lema ressalta sobre a água?

a) A escassez do elemento na atualidade e sua abundância no futuro.

b) A importância que ela tem na manutenção da vida.

c) Seu destaque comercial junto à indústria e às relações humanas.

d) Seu desperdício, o que torna imprescindível um novo pensamento ecológico.

e) nra

 

02) Sobre o lema escolhido pela ONG WWF – Brasil, podemos dizer que:

a) Possui a mesma ideia sobre a água que o lema da ONU.

b) Seu lema “Água para a vida, água para todos.”, tem cunho político.

c) O lema da ONG, amplia a ideia , ressaltando a água como um bem.

d) Neste lema, a água não é um direito de todos.

e) A ONG escolheu este tema porque, provavelmente, existam pessoas que têm acesso à água de qualidade.

 

03) Ainda sobre o texto, podemos afirmar:

a) a maior parte da superfície do planeta precisa de água

b) a menor parte da superfície do planeta é seca

c) a maior parte da superfície do planeta é imersa

d) a menor parte da superfície do planeta é inundada

e) nra

 

04)  Quando o texto fala de água disponível para a humanidade, ele destaca que:

a) nem toda a água do planeta é de fácil acesso

b) o fato de ser potável, não significa que seja para consumo

c) a água do planeta está quase toda contaminada e precisa ser reciclada

d) nem toda água doce do planeta está isenta de contaminação.

e) toda água do planeta está pronta para o uso: basta preserva-la.

 

05) O uso das aspas no primeiro e terceiro parágrafos justifica-se porque:

a) destacam a importância do conteúdo.

b) são a transcrição de trechos de um texto específico.

c) são citações diretas da fala de alguém.

d) sinalizam duplo sentido de uma ideia.

e) apresentar o título de uma obra.