segunda-feira, 7 de outubro de 2024
TAREFA DE MATEMÁTICA PARA 12/10/24 – VALE 5,0%
Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para
realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
01) Qual o valor da incógnita no
triângulo abaixo?
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a) 2,4 mm
b) 2,5 mm
c) 2,8 mm
d) 3 mm
e) 3,2 mm
02) Um terreno retangular será
dividido ao meio, pela sua diagonal, formando dois triângulos retângulos. Para
garantir a lisura desta divisão, será construída uma cerca com 5 fios de arame
farpado, nesta diagonal, separando os dois terrenos. Sabendo que as dimensões
desse terreno são de 24 metros de largura e 32 metros de comprimento, qual será
a metragem mínima gasta de arame?
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a) 40 metros
b) 170 metros
c) 180 metros
d) 200 metros
e) 280 metros
03) Na figura abaixo, a diagonal
maior possui 8 cm e a menor 6 cm. Qual seu perímetro?
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a) 5 cm
b) 10 cm
c) 20 cm
d) 30 cm
e) 40 cm
04) Calcule o seno, cosseno e a
tangente no triangulo abaixo. Depois marque a alternativa que contenha seus
respectivos resultados:
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a) 2/7; 6/7; 1/2
b) 3/7; 6/7; 1/2
c) 2/7; 6/7; 3/6
d) 2/7; 12/7; 3/6
e) 3/7; 12/7; 3/6
05) Calcule o seno, cosseno e a
tangente em “a” no triangulo abaixo. Depois marque a alternativa que contenha seus
respectivos resultados:
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a) 4/5; 3/5; 4/3
b) 5/4; 5/3; 3/4
c) 3/5; 3/4; 4/5
d) 5/3; 5/4; 3/4
e) 4/3; 3/5; 4/5
06) A figura abaixo representa um
avião que decolou sob um ângulo constante de 37º e percorreu em linha reta 9.000
m. Nesta situação, qual a altura que se encontrava o avião ao percorrer essa
distância?
Considere:
sen 37º = 0,6; cos 37º = 0,8; tg 37º = 0,75
obs. obrigatória a
demonstração dos cálculos.
a) 5.400 m
b) 6.300 m
c) 7.000 m
d) 6.750 m
e) 7.000 m
TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 12/10/24 – VALE 5,0%
Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para
realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
Namoro
a Cavalo
Eu
moro em Catumbi. Mas a desgraça
Que rege minha vida malfadada
Pôs lá no fim da rua do Catete
A minha Dulcinéia namorada.
Alugo (três mil réis) por uma tarde
Um cavalo de trote (que esparrela!)
Só para erguer meus olhos suspirando
À minha namorada na janela...
Todo o meu ordenado vai-se em flores
E em lindas folhas de papel bordado
Onde eu escrevo trêmulo, amoroso,
Algum verso bonito... mas furtado.
Morro pela menina, junto dela
Nem ouso suspirar de acanhamento...
Se ela quisesse eu acabava a história
Como toda a Comédia — em casamento.
Ontem tinha chovido... que desgraça!
Eu ia a trote inglês ardendo em chama,
Mas lá vai senão quando uma carroça
Minhas roupas tafuis encheu de lama...
Eu não desanimei. Se Dom Quixote
No Rocinante erguendo a larga espada
Nunca voltou de medo, eu, mais valente,
Fui mesmo sujo ver a namorada...
Mas eis que no passar pelo sobrado
Onde habita nas lojas minha bela
Por ver-me tão lodoso ela irritada
Bateu-me sobre as ventas a janela...
O cavalo ignorante de namoros
Entre dentes tomou a bofetada,
Arrepia-se, pula, e dá-me um tombo
Com pernas para o ar, sobre a calçada...
Dei ao diabo os namoros. Escovado
Meu chapéu que sofrera no pagode
Dei de pernas corrido e cabisbaixo
E berrando de raiva como um bode.
Circunstância agravante. A calça inglesa
Rasgou-se no cair de meio a meio,
O sangue pelas ventas me corria
Em paga do amoroso devaneio!...
Publicado
no livro Poesias de Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1853). Poema integrante
da série Segunda Parte.
a)
Importante, para situar os personagens dentro da trama que se mostra fantasiosa
e lúdica;
b)
Desnecessária, uma vez que no decorrer do texto fica claro os aspectos
pertencentes aos dois personagens;
c)
Acessória, pois não influencia em nada na interpretação do texto;
d)
Significativa, pois ele quer esclarecer que a distância entre sua casa e a casa
da namorada foi a causa de sua desventura;
e)
nra
02)
Sobre o texto é incorreto afirmar que:
a)
Da segunda a quarta estrofe é mostrado o que o eu lírico faz e o que sente por
causa desse amor;
b)
Ao vê-la na janela, ele apenas olha para ela e suspira;
c)
A menina sabe do interesse do eu lírico;
d)
O eu lírico copia, provavelmente, versos escritos por outras pessoas para
colocá-los nos bilhetes que envia;
e)
nra
03)
Na segunda estrofe do texto...
a)
Há duas expressões dentro de parênteses pois apresentam informações que o eu
lírico deseja destacar;
b)
Ao utilizar a expressão "três mil réis" o eu lírico deixa claro o baixo
investimento que fazia pela amada;
c)
Ainda na expressão "três mil réis" o eu lírico deseja realçar o
quanto era rico;
d)
Com a expressão "que esparrela!” O eu lírico se refere ao tombo que o
cavalo levou em uma das vezes que foi ver a namorada;
e)
nra
04)
Nas quatro primeiras estrofes, predomina, nas formas verbais o uso do...
a)
Pretérito Perfeito do Indicativo;
b)
Presente do indicativo;
c)
Pretérito Imperfeito do Indicativo;
d)
Futuro do Presente do Indicativo;
e)
Futuro do Pretérito do Indicativo.
05)
Um fato provoca uma transformação na rotina do eu lírico. Em que estrofe se
inicia essa transformação?
a)
Na quarta estrofe;
b)
Na quinta estrofe;
c)
Na sexta estrofe;
d)
Na sétima estrofe
e)
Na oitava estrofe.
06)
As últimas estrofes trazem o desfecho do poema. Esse desfecho é:
a)
Trágico
b)
Cômico
c)
Revelador
d)
Romântico
e)
Surreal
APROVEITAMENTO BIMESTRAL – 4º Bimestre
Estes são três, dos melhores alunos em desempenho, no bimestre que se findou em setembro/2024.
Através de um sorteio, cada um ganhou um jogo Perfil 7 da Grow, no valor de R$ 132,00.
Carolina
Leite de Arruda |
Eduarda
Vitória Vicente Nog |
Raul
Vítor Molina Novais |
Parabéns minhas queridas e meu querido!
sábado, 5 de outubro de 2024
quarta-feira, 2 de outubro de 2024
segunda-feira, 30 de setembro de 2024
PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES
Os alunos abaixo têm seu vencimento no próximo sábado, dia 05/10/24.
Admir Alves da Silva Junior |
Alice Gabriely Correia de Almeida |
Alice Martes Rocha |
Andre Miguel Oliveira Fagundes |
Aruguje Comaecureudo Lima Uiagumeareu |
Bruno Concatto Scharff |
Carolina Leite de Arruda |
Davi Filipe Barbosa Gomes Silva |
Davi Lucas Gonçalves Ferreira |
Diogo Phelipe Francelino de Campos |
Eloá Sampaio Monteiro |
Emanuelly Monteiro de Souza |
Fabiola Eduarda Dias Ferreira |
Felipe Concatto Scharff |
Felipe de Souza Pereira |
Felipe Luiz Segantini |
Gabriel Santos de Souza |
Gabriela Arevalo Ribeiro Portilho |
Giovanna Gomes Gorato |
Guilherme Augusto Bressan Cerqueira |
Ingryd Vitória Maciel dos Santos |
Kauanny Moura Alvarenga * |
Luana Aparecida de Oliveira Santos |
Lucas Daniel Silveira de Araújo |
Lucas Eder Teles da Silva |
Luna Santos Jucá Corrêa Lima |
Marcelle Vitória Almeida Silva |
Marcos Adriano Corrêa Pereira |
Maria Clara Presbiteris Lima |
Maria Eduarda Cardoso da Silva |
Maria Julia Macedo Nunes |
Matheus da Silva Ribeiro |
Mélane Nardes Virgulino De Lima |
Pedro Charbel Baptista |
Pedro Henrique Silva Bonfim |
Pricilla Gonçalves Pereira da Silva |
Rafael Bacarji Oliveira |
Rayssa Amorim Salvione Alves do
Nascimento |
Sophia Oliveira Magnani |
Sophie de Jesus Paim |
TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 05/10/24 – VALE 5,0%
Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para
realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
Antes que elas
cresçam
Affonso Romano de
Sant'Anna
Há um período em
que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.
É que as crianças
crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados,
elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do
governo e da vontade popular. Entre os estupros dos preços, os disparos dos
discursos e o assalto das estações, elas crescem com uma estridência alegre e,
às vezes, com alardeada arrogância.
Mas não crescem
todos os dias, de igual maneira; crescem, de repente.
Um dia se assentam
perto de você no terraço e dizem uma frase de tal maturidade que você sente que
não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.
Onde e como andou
crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de
leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de
aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal?
Ela está crescendo
num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali,
na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça. Ali
estão muitos pais, ao volante, esperando que saiam esfuziantes sobre patins, cabelos
soltos sobre as ancas. Essas são as nossas filhas, em pleno cio, lindas
potrancas.
Entre hambúrgueres
e refrigerantes nas esquinas, lá estão elas, com o uniforme de sua geração:
incômodas mochilas da moda nos ombros ou, então com a suéter amarrada na
cintura. Está quente, a gente diz que vão estragar a suéter, mas não tem jeito,
é o emblema da geração.
Pois ali estamos,
depois do primeiro e do segundo casamento, com essa barba de jovem executivo ou
intelectual em ascensão, as mães, às vezes, já com a primeira plástica e o
casamento recomposto. Essas são as filhas que conseguimos gerar e amar, apesar
dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias e da ditadura das horas. E
elas crescem meio amestradas, vendo como redigimos nossas teses e nos
doutoramos nos nossos erros.
Há um período em
que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.
Longe já vai o
momento em que o primeiro mênstruo foi recebido como um impacto de rosas
vermelhas. Não mais as colheremos nas portas das discotecas e festas, quando
surgiam entre gírias e canções. Passou o tempo do balé, da cultura francesa e
inglesa. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias
vidas. Só nos resta dizer “bonne route, bonne route”, como naquela canção
francesa narrando a emoção do pai quando a filha oferece o primeiro jantar no
apartamento dela.
Deveríamos ter ido
mais vezes à cama delas ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e
confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele
quarto cheio de colagens, posteres e agendas coloridas de pilô. Não, não as
levamos suficientemente ao maldito “drive-in”, ao Tablado para ver “Pluft”, não
lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os
sorvetes e roupas merecidas.
Elas cresceram sem
que esgotássemos nelas todo o nosso afeto.
No princípio
subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, comidas,
engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhas. Sim, havia as brigas
dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de sorvetes e sanduíches
infantis. Depois chegou a idade em que subir para a casa de campo com os pais
começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma
aqui na praia e os primeiros namorados. Esse exílio dos pais, esse divórcio dos
filhos, vai durar sete anos bíblicos. Agora é hora de os pais na montanha terem
a solidão que queriam, mas, de repente, exalarem contagiosa saudade daquelas
pestes.
O jeito é esperar.
Qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e
estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por
isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável afeição. Os
netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto.
Por isso, é necessário fazer alguma coisa
a mais, antes que elas cresçam.
01) Sobre o texto acima, é
incorreto afirmar que:
a) A crônica apresenta a visão do autor
sobre a relação entre o crescimento dos filhos e os sentimentos dos pais
b) No primeiro parágrafo a frase "Há
um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos."
sintetiza a visão do autor sobre o fato explicitado na alternativa “a”;
c) Ao empregar a frase da alternativa “b”,
o cronista demonstra contentamento;
d) Melancolia é o teor sentimental do
texto do autor Affonso Romano;
e) nra
02) Algumas frases do texto fazem
referência a diferentes períodos de crescimento do ser humano. Identifique
abaixo, qual das frases não corresponde ao período do crescimento:
a) "Saíram do banco de trás e
passaram para o volante das próprias vidas." - (vida adulta)
b) "Cadê a pazinha de brincar na
areia, as festinhas de aniversário com palhaços...” - (infância)
c) “Entre hambúrgueres e refrigerantes nas
esquinas, lá estão elas, com uniforme de sua geração...” – (adolescência)
d) “Longe já vai o momento em que o
primeiro mênstruo foi recebido como um impacto de rosas vermelhas.” – (velhice)
e) nra
03) O cronista emprega, em alguns
trechos desse texto, uma linguagem que busca um diálogo com o leitor. Que
palavras utilizadas no undécimo parágrafo reforça a ideia de que o cronista
busca essa cumplicidade?
a) Deveríamos, levamos, demos, compramos
b) Cama, anoitecer, alma, confidências
c) Hambúrgueres, cocas vírgulas sorvetes,
roupas
d) Cobertores, colagens, pôsteres, agendas
e) Lençóis, adolescentes, infância,
respiramos
FIGURAS DE LINGUAGEM
04) Em todas as alternativas
abaixo, aparece a figura de linguagem personificação, também chamada de
prosopopeia, com exceção de...
a) as galinhas cacarejavam no sítio
b) os cachorrinhos estão felizes
c) os diários contam segredos
d) as taças de vinho celebram o ano novo
e) a natureza suplica por preservação
09) Nos períodos abaixo, marque M,
quando a for apresentada Metáfora, e C, quando for Comparação. Depois marque a
alternativa que contenha a sequência correta das respostas:
a) M – M – C – C – M
b) M – C – C – C – M
c) M – C – M – C – M
d) C – M – C – M – C
e) C – C – M – M – C
TAREFA DE MATEMÁTICA PARA 05/10/24 – VALE 5,0%
Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:
(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.html) para
realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.
01)
Qual a medida do ângulo D na gravura abaixo?
obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.
a)
22º
b)
92º
c)
100º
d)
108º
e)
112º
02) As medidas dos ângulos de um
triângulo são, respectivamente, 8x, 6x e 4x. Qual o valor de “x”?
obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.
a)
5º
b)
10º
c)
12º
d)
15º
e)
16º
03) Qual o valor dos ângulos x, y e
z, respectivamente, na gravura abaixo?
obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.
a)
60º, 70º e 60º
b)
60º, 60º e 40º
c)
50º, 70º e 50º
d)
50º, 60º e 50º
e)
50º, 70º e 40º
04) Qual o valor de “x” na gravura
abaixo?
obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.
a)
38º
b)
40º
c)
45º
d)
50º
e)
60º
05) Qual o valor de “y” na gravura abaixo?
obs. obrigatória a demonstração dos cálculos.
a)
118,2º
b)
124,35º
c)
132,25º
d)
154,29º
quarta-feira, 25 de setembro de 2024
segunda-feira, 23 de setembro de 2024
PRÓXIMAS DATAS PARA PAGAMENTOS DE MENSALIDADES
Os alunos abaixo têm seu vencimento no
próximo sábado, dia 28/09/24.
Daphini
Karoliny Silva Souza Queiroz Gonzaga |
David
Enzon Souza Rodrigues |
Estevan
Loeschke Rosa |
Izabella
de Campos Rondon da Silva |
Kauanny
Moura Alvarenga |
Nathalia
Vitoria Francisca Teixeira |