segunda-feira, 1 de abril de 2013

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 06/04/13 – VALE 9,0 %



SESC ARSENAL - CUIABÁ

Inaugurado em 1832, como Arsenal de Guerra da Capitania de Mato Grosso, tornou-se um símbolo da nacionalidade brasileira e demonstrou a determinação das Forças Armadas. Em 1989 o SISTEMA FECOMÉRCIO/SESC/SENAC-MT adquiriu, através de uma permuta com o Exército, o velho prédio, que é um testemunho da cultura e beleza arquitetônica do estilo neoclássico franco-lusitano.
Após grandes reformas, que respeitaram o tombamento histórico e a necessidade técnica de cada atividade cultural, o Arsenal de Guerra abre suas portas para os artistas e a população em agosto de 2001, como Centro de Atividades SESC Arsenal com belíssimos espaços para o lazer da sociedade cuiabana.

Espaços:

Choperia – Um ambiente agradável que proporciona uma integração contínua entre as pessoas, através da valorização da boa música brasileira, do atendimento e da cortesia. Idealizado, projetado e localizado com a intenção de resgatar os finais de tarde.
Centro de Realização Musical – Espaço destinado à realização de oficinas e cursos permanentes de música, com desenvolvimento de conteúdos diversos (instrumentos, prática de conjunto, percepção musical, etc.), incluindo palestras, seminários e atividades de cunho prático e teórico.
Centro de Difusão Musical – Sala de música, atuando no campo da formação orientada de leitores e ouvintes, enfocando a totalidade da produção histórico-musical disponível em registros literários, discográficos, fonomecânicos e digitais.
Banco de Textos – Espaço de excelência para estudos e pesquisas em Artes Cênicas e Literatura, com acervo de peças de teatro, livros e todo tipo de impressos sobre o ofício cênico para a comunidade em geral. Direcionado para se tornar área de convivência e estudos coletivos.
Teatro – Integra a Rede SESC de Artes Cênicas, que abriga salas de espetáculos por todo o Brasil. Atende produções nas áreas de teatro, dança, música, literatura e outras expressões artísticas. Possui uma plateia de 261 assentos, com ótima visualização do palco, excelente qualidade acústica e qualidade térmica controlada.
Biblioteca – Atende as necessidades de lazer, pesquisas e estudos da comunidade em geral, disponibilizando excelente acervo de livros, periódicos e jornal, além de acesso à Internet.
Salão Social – É um espaço destinado a bailes, recitais, lançamentos de livros e para troca de ideias em torno das expressões artísticas.
Sala de Dança – Objetiva abrigar e difundir a dança como forma de expressão, através do desenvolvimento de cursos de dança, além de servir como espaço de pesquisa aos interessados desta arte.
Oficina de Ideias – Voltado ao exercício da imaginação e da criatividade. As atividades priorizam o fazer, o criar, o descobrir, o redescobrir e o ato de brincar como encontro com o lúdico, oportunizando a interação entre a cultura e a educação.
Galeria de Artes – Espaço para apreciação da obra de arte, reflexão, expressão e o exercício do olhar numa perspectiva crítica. Abriga exposições, intercâmbios e informações, visando uma ação capaz de promover a articulação do desenvolvimento da produção e de uma linguagem visual e artística.
Cinema – Sala  de exibição com 78 lugares, som digital, equipamento de projeção em 16 mm, VHS e DVD.
Ponto de Artesanato – Expõe e comercializa a singularidade da produção artesanal do Estado de Mato Grosso, tempo em que, processa a ampliação do acervo para outros estados, com intenção de oportunizar ao turista, no mínimo, o contato imediato com as diferenças nas tendências regionais.
 
Fonte: http://www.sescmatogrosso.com.br/

01) Sobre o espaço Sesc Arsenal, é incorreto dizermos que:
a) Antes de ser um espaço cultural, era um símbolo da força nacional
b) Possui belíssimos espaços para lazer
c) As reformas desrespeitaram o tombamento histórico
d) Seu nome atual é Centro de Atividades SESC Arsenal
e) Foi quase 160 anos o período entre a inauguração do Arsenal e sua aquisição pelo sistema Fecomércio /Sesc/Senac

02) Um dos objetivos do Espaço Ponto de Artesanato é:
a) proporcionar ao turista um contato com as tendências artísticas regionais
b) levar o turista a conhecer toda a arte regional
c) ampliar o acervo de arte regional para outros estados e países
d) Expor, mas não vender, a produção artesanal do Estado
e) nra

03) Sobre o espaço Galeria de Artes, que palavra melhor sintetiza (resume) seu objetivo?
a) Comércio
b) Promoção
c) Incentivo
d) Valores
e) nra

04) Em “Sala de DançaObjetiva abrigar e difundir a dança como forma de expressão, através do desenvolvimento de cursos de dança, além de servir como espaço de pesquisa aos interessados desta arte.”, o termo em destaque pode ser substituído, sem perder o sentido da frase, por:
a) Direta
b) Conclusiva
c) Certeira
d) Tem por objetivo
e) Quer

05) Sobre a Biblioteca do Sesc Arsenal podemos dizer:
a) Ela possui uma boa quantidade de livros
b) Os livros, em sua totalidade, são periódicos
c) Ela atende as necessidades de pesquisas e estudos de jovens
d) O acesso à internet demonstra uma modernização que dispensa o acervo de livros
e) nra

06) Em “Possui uma plateia de 261 assentos, com ótima visualização do palco,...” podemos dizer que a palavra classificada corretamente dentro das Classes Gramaticais, está na alternativa:
a) 261 – numeral
b) ótima – substantivo
c) uma – numeral
d) visualização – adjetivo
e) nra

07) Em que período vemos artigo indefinido?
a) Um ambiente agradável que proporciona uma integração contínua...
b) ... entre as pessoas, através da valorização da boa música brasileira, ...
c) ... projetado e localizado com a intenção de resgatar...
d)  os finais de tarde.
e) nra

08) Entre o primeiro e segundo paragrafo, qual período possui adjetivo no grau superlativo absoluto?
a) ... o velho prédio,
b) ... demonstrou a determinação das Forças Armadas.
c) ... é um testemunho da cultura e beleza arquitetônica...
d) ... belíssimos espaços para o lazer da sociedade cuiabana.
e) nra

09) O plural de “...estilo neoclássico franco-lusitano.” é:
a) estilos neoclássicos franco-lusitano
b) estilos neoclássicos franco-lusitanos
c) estilos neoclássico franco-lusitanos
d) estilos neoclássico francos-lusitanos
e) estilos neoclássico francos-lusitano