segunda-feira, 18 de março de 2024

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 23/03/24 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.htmlpara realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.


TEXTO 01

Gaia

 

Quem já sentiu o aroma de minhas flores, o delicioso sabor de minhas frutas e a energia mágica que se acumula no cume de minhas montanhas conhecer a força de meu poder. Sou Gaia, a deusa da Terra.

O primeiro deus a surgir no mundo foi Caos: logo em seguida, eu nasci. Fiz surgir o céu, os vales, planícies e cordilheiras. Imediatamente fui coberta por florestas e habitada por animais.

Sou amada pelas crianças, que adoram lambuzar-se em minhas terras enlameadas pela chuva e deitar-se sobre minhas relvas para contemplar os céus, onde vive Zeus, meu querido neto.

Aliás, tive doze filhos. Cronos, o deus do tempo, é meu caçula. Houve uma época em que ele reinou sobre o mundo. Mas, infelizmente, Cronos não soube usar seus poderes e transformou-se num terrível tirano. Tolerei seus atos o máximo que pude. Porém, quando ele tentou matar Zeus, fui obrigada a agir.

 

Como descobri os segredos do destino

 

Cronos embebedou-se com seu próprio poder. Sendo o deus do tempo, decidiu que seu reinado como senhor do universo seria eterno. Adivinhando que eu não concordaria com sua resolução, ocultou-a de mim. Ele sabia que eu não acreditava no poder supremo de um único governante. Conhecia minhas opiniões: creio na mudança de estações, no eterno movimento da vida: penso que os jovens precisam assumir o lugar de seus pais para que o mundo se renove. Um dia, Cronos teria que ceder seu trono ao filho.

Mais tarde, Cronos casou-se com Reia e dessa união nasceu o belo Zeus. Encantada com meu neto, fui até o lago do destino, cujas águas previam o futuro, e observei seus reflexos, procurando descobrir o que a vida reservava ao querido Zeus. A fase adulta do menino surgiu através da transparência das águas e aos poucos notei que a cena ali estampada mostrava o pequeno como o futuro senhor do universo.

Certa de que Cronos ficaria feliz em saber que seu poder seria herdado pelo próprio filho, comuniquei-lhe o que o destino lhe traria. Cronos enfureceu-se. Fez as horas começarem a correr e os homens a envelhecer. Para ele, desfrutar de um poder eterno era muito mais importante do que a vida de Zeus.

Tentando proteger a vida de meu neto, voltei ao lago mágico para descobrir o segredo do futuro. Ao fitar novamente as águas prateadas, percebi que o futuro está sempre em movimento e que o Gênio que as habitava era uma espécie de conselheiro indicando-me as escolhas possíveis. A primeira cena mostrava a morte do pequeno Zeus. Afastei-me das águas, revoltada. Depois, reuni toda a minha coragem e as observei mais uma vez. A segunda cena refletia minha imagem dentro de uma gruta. Foi então que fiquei sabendo o que devia fazer.

– Réia, entregue seu bebê para mim imediatamente. Cronos não pode vê-lo -, fui dizendo assim que entrei no palácio de meu filho.

Chorando, a bela Reia passou-me a criança envolta num lindo tecido branco. Eu o abracei com todo o carinho. Auxiliada por meu companheiro Urano, corri até a gruta secreta e escondi o menino num cantinho aconchegante. Chamei uma ninfa para cuidar bem dele.

Quando regressei ao palácio de Cronos, encontrei todos em polvorosa

– Onde está meu filho? -, gritava o deus do tempo, andando de um lado para outro.

Seu comportamento deu-me a certeza de que, infelizmente, meu filho havia enlouquecido. Obedecendo ao conselho das águas mágicas do futuro, entreguei a Cronos uma pedra do tamanho de um bebê envolta no mesmo tecido que Reia usara para cobrir a criança. Cronos transformou-se num gigante imenso e no mesmo instante engoliu o pacote inteiro. Convencido de que havia destruído o próprio filho, a quem via como um rival, o deus do tempo partiu para a Terra, alegre e satisfeito.

Zeus cresceu em segredo e muito amado por todos os que o conheciam. Quando se tornou um jovem, ganhou suas armas principais: o raio, a tempestade e os trovões. Ele sabia que no futuro teria que enfrentar o próprio pai. Para exercitar-se, montava nas nuvens, provocando as chuvas e fazendo raios cortarem os céus. No início, os humanos assustaram-se muito. Bem, para dizer a verdade, até hoje seus pequenos filhos temem as brincadeiras de Zeus. Foi esse o motivo por que meu neto permitiu que os humanos descobrissem uma parte do poder dos raios e o usassem em benefício próprio. Mas isso já não pertence à história do início dos tempos.


 

(Prieto, Heloisa. Divinas Aventuras. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1998.p. 35-6)

 

01) Que opinião de Gaia, levou-a a agir contra Cronos?

a) Gaia não aceitava a imobilidade desejada por Cronos, pois acreditava no eterno movimento da vida. O amor ao Neto evidentemente pesou na sua decisão;

b) O fato de deixar Cronos feliz ao saber que seu poder seria dado pelo próprio filho;

c) A guerra de poderes que se instalava entre os deuses desta época

d) O casamento de Cronos com Réia e consequentemente o nascimento de Zeus;

e) A possibilidade de controlar todos os deuses que a partir dali surgiriam.

 

02) Sobre o texto, aponte a alternativa correta:

a) No período "A segunda cena refletia minha imagem dentro de uma gruta. Foi então que fiquei sabendo o que devia fazer.", Gaia ficou sabendo imediatamente o que deveria fazer

b) Para colocar Zeus fora do alcance do pai, Gaia o escondeu na montanha

c) A decisão de Cronos em transformar-se no gigante era de engolir Gaia

d) Raio, a tempestade e o trovões foram as armas que Deus ganhou quando se tornou jovem;

e) nra

 

03) Qual desses provérbios certamente não teria sentido no mundo pretendido por Cronos?

a) Uma andorinha só não faz verão;

b) Amor com amor se paga;

c) Para bom entendedor, meia palavra basta;

d) Não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe;

e) Em terra de cego, quem tem um olho é rei.

 

04) Relacione, identificando a que termos pertencem as palavras destacadas, dentro do texto. Depois marque a alternativa que contenha a sequência correta das respostas:

 

embebedou-se

(    A    )

(         )

Águas prateadas

ocultou-a

(    B    )

(         )

Bebê

cujas águas

(    C    )

(         )

O narrador, Gaia

as habitava

(    D    )

(         )

Lago do destino

indicando-me

(    E    )

(         )

Resolução

vê-lo

(    F    )

(         )

Cronos

 

a) C – D – A – B – F – E

b) E – D – F – A – C – B

c) D – F – E – C – B – A

d) A – B – D – E – F – C

e) F – A – C – E – B – D

 

05) Observe o trecho a seguir retirado do texto:

 

“A segunda cena refletia minha imagem dentro de uma gruta. Foi então que fiquei sabendo o que devia fazer.”

 

Sobre esta parte do texto, avalie as proposições abaixo:

I – Gaia, neste momento, ficou sabendo imediatamente o que deveria fazer;

II – Gaia teve que interpretar a cena que viu;

III – Gaia concluiu que deveria esconder Zeus numa gruta, para colocá-lo forra do alcance do pai.

 

Agora marque a alternativa correta:

a) todas são verdadeiras;

b) apenas a II é verdadeira;

c) apenas a I e II são verdadeiras;

d) somente a II e III são verdadeiras;

e) todas são falsas.

 

06) Uma das características das narrativas mitológicas é a possibilidade de pessoas e coisas se transformarem magicamente, sem explicação lógica. No texto qual o período relata uma dessas transformações?

a) – Réia, entregue seu bebê para mim imediatamente. Cronos não pode vê-lo ...

b) Cronos transformou-se num gigante imenso e no mesmo instante engoliu o pacote inteiro.

c) Zeus cresceu em segredo e muito amado por todos os que o conheciam.

d) Bem, para dizer a verdade, até hoje seus pequenos filhos temem as brincadeiras de Zeus.

e) Foi esse o motivo por que meu neto permitiu que os humanos descobrissem uma parte do poder dos raios e o usassem em benefício próprio.