segunda-feira, 11 de março de 2024

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 16/03/24 – VALE 10,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.htmlpara realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

TEXTO 01

 

Fim do Mundo


- Ah! Foi... uma das coisas mais curiosas da história humana o ano 1000.

- O ano 1000 ? - Repetiu Narizinho Franzido na testa - Coisa curiosa por quê ?

- Porque era um ano marcado para fim do mundo. Por causa de certa frase da Bíblia a Europa inteira se convenceu de que o mundo iria acabar no ano 1000...

Para maior parte dos europeus isso seria uma verdadeira felicidade, tal estado de miséria em que viviam.

Consideravam-se tão desgraçado, tão infelizes... Que bom se morressem todos de uma vez! Iriam diretinhos para o céu. Mas como para o céu só poderiam ir os bons, os que praticassem o bem na terra - toca toda gente a praticar o bem com o olho ferrado na recompensa futura. Outros havia, entretanto, nada ansiosos pelo fim do mundo: os ricos, os que possuíam alguma coisa e de nenhum modo se consideravam infelizes .

Esses tratavam de aproveitar a vida, de gozar o mais possível, uma vez que tudo ia acabar-se. O resultado dessa crença geral no fim foi um desastre .

Ninguém queria trabalhar, ou estudar, nem começar qualquer obra nova. Para quê? Não estava tão perto do fim de tudo?

- E afinal?

- Afinal chegou o tal dia ano 1000 - E nada aconteceu. O sol continuou a levantar-se pela manhã e deitar-se à tarde. Veio a primavera; depois, o verão, o outono e o inverno - tudo como sempre. Foi desapontamento geral.

- Desapontamento ou contentamento, vovó?

- As duas coisas. Mas surgiram logo os sabidões, que explicaram ter havido um erro na contagem; O fim do mundo seria no ano seguinte. E o mundo toca a esperar mais um ano.

Passou-se mais um ano e nada. Nada do mundo acabar...

Outros sabidões apareceram que a data dos mil anos devia ser contada da morte de Cristo e não do seu nascimento - E toca o povo a esperar pacientemente que se passassem mais trinta e três anos - Pois que a morte de Cristo se dera no ano 33. Correm os trinta e três anos e nada. O mundo continuava vivinho como sempre. Houve novas explicações dos sábios, e novas esperas. Por fim a profecia do Milênio ficou desmoralizada e todos foram voltando ao trabalho.

- Que interessante! - exclamou Pedrinho. - Eu queria estar lá para ver as ideias daquela gente, discutir com eles...


 

(LOBATO, Monteiro. História do Mundo para Crianças. 16.ed. São Paulo, Brasiliense, 1962. P. 152-3.)


01) Sobre o texto, é correto afirmar que:

a) Predomina o diálogo na primeira parte do texto. No restante a narração.
b) Os personagens que dialogam são Pedrinho, Narizinho e Tia Anastácia.
c) A fala que mais espaço ocupa no texto pertence a Narizinho.

d) Na fala da avó dos dois, predomina a narração.

e) nra


02) Sobre a história do fim do mundo contada dentro do texto, é incorreto dizer que:

a) A possibilidade de o mundo acabar provocou reações opostas nas pessoas da época.

b) Alguns europeus se sentiram felizes com a possibilidade do fim do mundo, pois viviam num estado de miséria muito grande.

c) Os ricos ficaram infelizes com a possibilidade do fim do mundo, pois tinham medo de morrer.

d) Segundo a crença da época a condição necessária para se conseguir o céu era praticar o bem.

e) A consequência mais desastrosa da crença no fim do mundo foi a desorganização, a desordem, pois as pessoas não queria mais trabalhar, nem estudar , nem começar qualquer coisa nova.


03) Dona Benta, avó das crianças, comentou que, assim que passou o ano 1.000 e nada aconteceu, a reação das pessoas foi de:

a) alívio

b) alegria

c) tristeza

d) decepção

e) fúria


04) Identifique abaixo, qual das falas das personagens são fatos, e não opiniões:

a) - Ah! Foi... uma das coisas mais curiosas da história humana o ano 1000.

b) - Afinal chegou o tal dia ano 1000 - E nada aconteceu.

c) - Foi desapontamento geral.

d) - Que interessante!

e) - Eu queria estar lá para ver as ideias daquela gente, discutir com eles...


05) Na fala de Pedrinho:
- Eu queria estar lá para ver as ideias daquela gente, discutir com eles...”, qual dos termos abaixo é Substantivo?

a) queria

b) lá

c) ideias

d) daquela

e) eles

 

06) Em “O mundo continuava vivinho como sempre.”, o substantivo em destaque pode ser classificado em:

a) próprio, abstrato, primitivo e simples.

b) próprio, concreto, derivado e simples.

c) comum, abstrato, derivado e composto.

d) comum, abstrato, primitivo e composto.

e) comum, concreto, primitivo e simples.

 

07) Observe o período a seguir:

“Outros sabidões apareceram que a data dos mil anos devia ser contada da morte de Cristo e não do seu nascimento...”

 

Os termos sublinhados podem ser classificados respectivamente em:

a) abstrato – primitivo – simples – comum.

b) concreto – derivado – simples – próprio,

c) comum – abstrato – derivado – coletivo.

d) derivado – simples – abstrato – próprio

e) simples – comum – concreto – primitivo.

 

08) Aponte a alternativa onde a variação gramatical está incorreta, de acordo com o que está dentro dos parênteses:

 

“Afinal chegou o tal dia ano 1000 - E nada aconteceu. O sol continuou a levantar-se pela manhã e deitar-se à tarde. Veio a primavera; depois, o verão, o outono e o inverno.”

 

a) vovó – vovô (variação de gênero)

b) desapontamento – desapontamentos (variação de número)

c) tudo – nada (variação de grau)

d) verão – verões (variação de número)  

e) manhã – manhãzinha (variação de grau)