segunda-feira, 25 de março de 2024

TAREFA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 30/03/24 – VALE 5,0%

Primeiramente, quero que leiam as REGRAS DE TAREFA:

(http://cursopreparatorioparacefetmt.blogspot.com/2022/01/regras-de-tarefa-do-curso-para-novos.htmlpara realizarem-na de forma correta e não deixar que sejam desclassificadas.

Além do Bastidor

Marina Colasanti

 

Começou a bordar com linha verde. Não sabia o que bordar, mas tinha certeza do verde, verde brilhante.

Capim. Foi isso que apareceu depois dos primeiros pontos. Um capim alto, com as pontas dobradas como se olhasse para coisa alguma.

Olha as flores, pensou ela, e escolheu uma meada vermelha.

Assim, aos poucos, sem risco, um jardim foi aparecendo no bastidor. Obedecia às suas mãos, obedecia ao seu próprio jeito, e surgia como se no orvalho da noite se fizesse a brotação.

Toda manhã a menina corria para o bastidor, olhava, sorria, e acrescentava mais um pássaro, uma abelha, um grilo escondido atrás de uma haste.

O sol brilhava no bordado da menina.

Era tão lindo o jardim que ela começou a gostar dele mais do que de qualquer outra coisa.

Foi no dia da árvore. A árvore estava pronta, parecia não faltar nada. Mas a menina sabia que tinha chegado a hora de acrescentar os frutos. Bordou uma fruta roxa, brilhante, como ela nunca tinha visto. E outra, e outra, até a árvore ficar carregada, até a árvore ficar rica, e sua boca se encher do desejo daquela fruta nunca provada.

A menina não soube como aconteceu. Quando viu, já estava a cavalo do galho mais alto da árvore, catando as frutas e limpando o caldo que lhe escorria da boca.

         Na certa tinha sido pela linha, pensou na hora de voltar para casa. Olhou. A última fruta não estava pronta, tocou no ponto que acabava em fio. E lá estava ela, de volta na sua casa.

Agora que já tinha o caminho, todo dia a menina descia para o bordado. Escolhia primeiro aquilo que gostaria de ver, uma borboleta, um louva-deus. Bordava com cuidado, depois descia pela linha para as costas do inseto, e voava com ele, e pousava nas flores, e ria e brincava e deitava na grama.

O bordado já estava quase pronto. Pouco pano se via entre os fios coloridos. Breve, estaria terminado.

Faltava uma garça, pensou ela. E escolheu uma meada branca matizada de rosa. Teceu seus pontos com cuidado, sabendo, enquanto lançava a agulha, como seriam macias as penas e doce o bico. Depois desceu ao encontro da nova amiga.

Foi assim, de pé ao lado da garça, acariciando-lhe o pescoço, que a irmã mais velha a viu ao debruçar-se sobre o bastidor. Era só o que não estava bordado. E o risco era tão bonito, que a irmã pegou a agulha, a cesta de linhas, e começou a bordar.

Bordou os cabelos, e o vento não mexeu mais neles. Bordou a saia, e as pregas se fixaram. Bordou as mãos, para sempre paradas no pescoço da garça. Quis bordar os pés mas estavam escondidos na grama. Quis bordar o rosto mas estava escondido pela sombra. Então bordou a fita dos cabelos, arrematou o ponto, e com muito cuidado cortou a linha.

(Marina Colasanti. Uma ideia toda azul. RJ, Nórdica, 1979)

 


01) Sobre o texto é correto afirmar que:

a) A menina tinha intenção de bordar o jardim;

b) O Jardim surgiu casualmente do bordado que ela fazia;

c) O capim do jardim, dobrado, parecia olhar alguma coisa. Por isso a menina planejou bordar sua irmã

d) Em momento algum do texto ocorre passagem no mundo real para fantasia;

e) A passagem no mundo real para fantasia era algo consciente por parte da menina. Ela queria isso.

 

02) Em determinada parte do texto, o jardim parecia tomar forma sozinho, durante a noite, período em que o bordado "descansava". Que trecho do texto demonstra esta explicação?

a) ... “e surgia como se no orvalho da noite se fizesse a brotação.”

b) “Toda manhã a menina corria para o bastidor, olhava, sorria, e acrescentava mais um pássaro, uma abelha, um grilo escondido atrás de uma haste.”

c) “O sol brilhava no bordado da menina.”

d) “Foi no dia da árvore.”

e) “Mas a menina sabia que tinha chegado a hora de acrescentar os frutos.”

 

03) Clímax é o ponto culminante de algum fato. Em que momento a fantasia da menina atinge o clímax?

a) O clímax ocorre quando ela passa a fazer parte do bordado;

b) O clímax ocorre quando ela acaricia seu pescoço;

c) O clímax que ocorre quando bordado estava pronto, entre fios coloridos;

d) O clímax ocorre quando a menina está montada num cavalo;

e) nra

 

04) Ainda sobre o texto, marque a alternativa incorreta:

a) O trecho "e lá estava ela, de volta na sua casa", demonstra que ela voltava do interior do bordado para onde a fantasia a conduziu;

b) A figura que a irmã da menina borda, era a própria menina, surpreendida dentro do bordado;

c) Sobre o título do texto “Além do Bastidor", fica identificado a viagem da menina para além do bordado, ao qual ela dá vida e do qual passa a participar;

d) Na passagem "um capim alto... como se olhasse para alguma coisa" demonstra parte do texto onde seres inanimados adquirem vida.

e) nra

 

05) Em qual das alternativas abaixo, o termo em destaque NÃO é adjetivo?

a) Começou a bordar com linha verde.

b) Foi isso que apareceu depois dos primeiros pontos.

c) Um capim alto, com as pontas dobradas como se olhasse para coisa alguma.

d) Olha as flores, pensou ela, e escolheu uma meada vermelha.

e) Bordou uma fruta roxa, brilhante, como ela nunca tinha visto.

 

06) Aponte a alternativa onde o adjetivo sublinhado é Uniforme:

a) Quando viu, já estava a cavalo do galho mais alto da árvore, ...

b) A última fruta não estava pronta, tocou no ponto que acabava em fio.

c) Pouco pano se via entre os fios coloridos.

d) E escolheu uma meada branca matizada de rosa.

e) ..., enquanto lançava a agulha, como seriam macias as penas e doce o bico.